Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




dichondra-repens

A dicondra,  também conhecida como orelha-de-rato, é uma erva prostrada, rizomatosa e de textura herbácea, pertencente à família das Convolvulaceae.

Semelhante aos trevos, essa espécie nativa do Brasil pode atingir de 0,1 cm a 0,3 cm de altura. Sua ramagem é arroxeada e bastante ramificada.

As folhas são pequenas, reniformes (em forma de rim), na cor verde-brilhante e arredondadas, como orelhas de rato, razão de um de seus nomes populares.

Medem de 0,5 cm a 2,5 cm de comprimento, com a parte superior e inferior da folha cobertas por pelos finos. As cores variam entre o verde-escuro, prateado e até mesmo o verde-limão, geralmente com página inferior prateada.

As inflorescências surgem com pequenas flores solitárias, de coloração verde-amarelada e sem importância ornamental. Algumas variedades de dicondra apresentam flores ornamentais.

dicondra

A dicondra no paisagismo
No paisagismo, a dicondra é uma excelente opção de forração. Ela consegue substituir o gramado com maestria, especialmente em locais semi-sombreados. No entanto, não é tão resistente ao pisoteio, demorando um pouco para se regenerar quando amassada.

Apresenta uma textura delicada e densa, formando um tapete alto e macio que sobre bem o solo. Deve ser utilizada em locais com baixo tráfego, entre pisantes e entre vãos de pedras e escadarias. Também pode ser plantada em vasos, como folhagem pendente.

O cultivo da dicondra
A dicondra deve ser cultivada sob meia-sombra ou luz difusa. O solo ideal para o cultivo é fértil, destorroado, com boa drenagem e enriquecido com matéria orgânica.

As regas devem ser abundantes e pouco frequentes. Para evitar a podridão das raízes, deixe o chão secar quase completamente entre as regas.

Não exige adubação, mas é possível usar fertilizante rico em nitrogênio. Evite colocar o adubo sobre as folhas. Uma lavagem completa após a fertilização levará os alimentos das plantas para o solo.

A área a ser plantada deve estar livre de ervas daninhas. À medida que a planta cresce, cria-se uma cobertura densa, ideal para cobrir áreas onde outros tipos de grama não crescem bem.

dicondra repens

Quando bem estabelecida, é mais resistente à seca que os gramados, principalmente à meia-sombra. Não tolera o frio, geadas ou estiagem prolongada. De baixa manutenção, exige duas fertilizações por ano e cortes mensais.

Sua multiplicação se dá por sementes ou por divisão da ramagem enraizada. As sementes levam de uma a duas semanas para brotar, e as primeiras folhas surgem longas e estreitas, diferentes de sua folhagem quando estabelecida.

janela lúdica

colar-de-tartaruga

Nativas de diversas regiões do Equador, a planta colar de tartaruga, é um tipo de planta pendente muito delicada, tanto em seu formato, quanto na fragilidade que ela possui, já que qualquer esbarrão pode fazer suas folhas caírem.

No Brasil, essa espécie de peperômia, não é muito conhecida em algumas regiões, mas faz muito sucesso entre os amantes de jardinagem, por chamar muito a atenção com seu pequeno tamanho.

Características da planta colar-de-tartaruga
Com um aspecto muito delicado e de pequeno porte, a colar de tartaruga é uma linda espécie de peperômia que possui suas folhas com bordas arredondadas e com diversas nervuras que variam entre as cores marrom e verde.

Aliás, é justamente esse aspecto de suas folhas que fizeram ela ser chamada por seu nome popular, já que se assemelha muito ao casco de uma tartaruga.

colar-de-tartaruga

Contudo, é importante não confundir a Peperômia prostata com a espécie Peperômia rotundifolia, que são parecidas, mas possuem algumas diferenças nas folhas.

Apesar do apelido, a Peperomia prostata não é uma planta suculenta típica, como os famosos colares de pérolas, (Senecio rowleyanus), golfinhos (Senecio peregrinus) ou rubi (Othonna capensis).

A planta colar de tartarugas pertence à família botânica Piperaceae, a mesma da pimenta. Sendo assim, ela também é parente da clássica peperômia pendente, popularmente conhecida como peperomia filodendro, cujo nome científico é Peperomia scandens).

Como cultivar a planta colar de tartaruga?
Por mais delicadas que sejam as folhas da planta colar de tartaruga, seguindo alguns cuidados simples, a planta pode se desenvolver muito bem em ambientes internos.

1- Escolha do vaso
O primeiro ponto que merece atenção ao cultivar a planta, é procura escolher um vaso que não seja muito grande e que auxilie na correta drenagem do solo.

Por isso, de preferência a vasos mais rasos e de médio a pequeno porte, que tenha um fundo protegido com uma manta acrílica, pedaços de vasos ou brita.

Peperômia próstata

2- Cuidados com o substrato
Após fazer a escolha do vaso recomendado, o ideal é fazer o cultivo da planta colar-de-tartaruga em um substrato que possua uma boa drenagem e que ele seja rico em matéria orgânica.

Para deixar o solo rico em nutrientes, você pode utilizar húmus de minhoca, borra de café ou turfa.

3- Exposição a luz
Quanto a exposição a luz, o recomendado é manter o vaso com a planta em um lugar que consiga se manter bem iluminado e que receba a luz do sol por um período da manhã ou da tarde.

Cuide apenas para não deixar a planta muito tempo exposta a luz direta do sol por muito tempo. Caso fique, suas folhas poderão ficar queimadas.

Peperomia-prostrata1

4- Frequência das regas
Para que se desenvolva corretamente, a planta colar de tartaruga prefere um substrato mais úmido. Portanto, o ideal é de manter uma frequência maior nas regas da planta, cuidando apenas para não deixar suas raízes encharcadas.

Como fazer a propagação?
Para fazer sua propagação, o método mais utilizado é através da separação de touceiras, devendo replantar a planta matriz e os filhotes no mesmo tipo de substrato.

chuvinha-1

Sedum hintonii

Uma suculenta sedum pertence à lista de espécies suculentas do sol. Apresenta folhas delicadas e carnudas que crescem pequenas e gordas. A exposição à luz da planta determina a cor das folhas da planta.

As plantas cultivadas a pleno sol apresentam uma tonalidade amarelada, no entanto, as plantas cultivadas em ambientes sombreados parecem mais verdes.

Plantas suculentas Sedum e suas características
Adicionar suculentas sedum ao seu jardim pode aumentar a quantidade de cor verde em suas plantas.

Uma ampla variedade dessas plantas suculentas pode lidar com condições secas sem muita manutenção.

Alguns até ficam bem quando plantados em um jardim de pedras, borda ou em canteiros elevados, isso as torna ótimas opções para iniciantes ou pessoas com tempo limitado que precisam manter seu jardim.

Stonecrop, ou sedum, suculentas precisam de luz solar, pouca rega e drenagem no solo. Existem versões maiores desta planta que crescem mais de 2 m de altura e largura.

Sedum-Spurium

Como cultivar
Ao plantar vasos, adicione materiais porosos como areia ou casca à mistura. Como alternativa, adicione cobertura morta aos vasos ao cultivar em vasos.

Se o solo para vasos for muito denso, você deve cultivar em vasos e canteiros maiores.

Independentemente do estilo pretendido, renove seu jardim com suculentas.

Considere potes de vidro, concreto ou pedra como opção; essas escolhas transmitem sensibilidades modernas. Como alternativa, considere o uso de recipientes circulares ou em forma de tigela em qualquer estilo de jardim.

Eles podem durar muito tempo sem água se forem mantidos em um solo bem drenado.

Eles também devem ser regados a cada dois ou três dias quando crescem em solo bem drenado. Fazer isso ajuda a secar um pouco antes que o tempo comece a esfriar.

Fertilizantes são desnecessários; as plantas crescem bem em solo escasso ou mesmo em um ambiente livre de nutrientes.

Confira abaixo algumas das espécies de Sedum

sedum rupestre Angelina
1 – Suculenta Sedum (rupestre) Angelina:
Folhas verde-limão com bordas em forma de agulha aparecem na primavera. Durante o verão, sua cor muda para um amarelo dourado.

Em regiões com invernos rigorosos, alguns espécimes podem exibir folhas de outono alaranjadas.

No verão, essas plantas florescem com flores amarelas em forma de estrela de até 20 centímetros de comprimento.

sedum acre

2 – Suculenta Sedum Acre:
Seus cachos de plantas suculentas e caídas crescem rapidamente.

Suas folhas se afunilam em uma ponta. As plantas de tapete dourado fornecem uma estética atraente para grandes áreas.

Eles funcionam melhor se o solo tiver boa drenagem. Sedum acre apresenta pinheiros floridos que voam.

Os extratos contêm açúcares e taninos de cadeia longa. Os açúcares de cadeia longa nas partes aquosas da planta se expandem, cria uma aparência aveludada.

Sedum Sangue de Dragão (Dragon’s Blood)

3 – Suculenta Sedum Sangue de Dragão (Dragon’s Blood):
Durante o inverno, as plantas que contêm sangue de dragão perdem a vitalidade e morrem em locais mais frios.

No entanto, eles voltam à vida a cada primavera com vigor renovado quando expostos à luz solar e nutrientes adequados.

Isso ocorre em solo pobre ou sombreado, além disso, novos brotos continuam a se espalhar pelo solo no verão à medida que o processo continua.

O sedum de sangue combina com outros sedums para cobrir jardins de pedra e bordas.

Ele também cresce em caminhos, paredes e até mesmo em calçadas, se não estiver sendo pisado.

Dragon’s Blood Stonecrop não gosta de tráfego de pedestres; espalha-se alegremente pelas pedras do calçamento.

Sedum Fogo do outono (Autumn Fire)

4 – Suculenta Sedum Fogo do outono (Autumn Fire):
Uma nova suculenta sedum que recentemente chamou sua atenção é o Autumn Fire.

Exibe flores rosa-avermelhadas no verão antes de desbotar para uma cor acobreada no outono.

Esta espetacular planta de outono tem ramos de até 45 centímetros de altura e 60 centímetros de largura. E é um sucesso em qualquer jardim.

Sedum Alegria do outono (Autumn Joy)

5  – Suculenta Sedum Alegria do outono (Autumn Joy):
Popular para jardins externos há muito tempo, esta suculenta sedum é icônica por seu tamanho.

O Sedum Joy of Autumn cresce rapidamente e é muito resistente a danos.

Suas flores começam como rosa e gradualmente envelhecem para avermelhadas no outono.

Durante o inverno, deixar essas flores no local do jardim as manterá com ótima aparência. Os pássaros os amam e crescem até 60 cm de altura e largura.

Certifique-se de que eles recebam exposição total ao sol para evitar que seus caules e cabeças de flores caiam.

raio de sol

Narcissus spp

Narciso é uma planta nativa de regiões com clima mais ameno, como América do Norte e Europa. Trata-se de uma flor da família Amaryllidaceae, que nasce predominantemente durante a primavera, mas é perene e resistente.

Os narcisos mais populares apresentam floração amarela, apesar de constituírem outras variedades de cores, incluindo branco, laranja, rosa e creme.

Os narcisos contêm substâncias que fazem com que eles sejam considerados tóxicos para humanos e animais. Seu consumo é perigoso e pode levar a fatalidades. Por isso, para cultivo do Narciso, são recomendados cuidados especiais!

Embora o bulbo seja a parte mais perigosa, toda a estrutura da flor pode ser tóxica e requer cuidados ao ser manuseada, como o uso de luvas e potencialmente óculos de proteção.

Apesar dos cuidados que devem ser empregues na hora de plantar o narciso, a planta não é tão exigente com relação a cultivo. Em geral, elas multiplicam-se com facilidade, se adaptam a solos pobres em nutrientes e sua toxicidade faz com que animais e pragas fiquem longe de suas folhas. Confira as principais dicas de plantio!

Narcissus pseudonarcissus

Plantio
Plante o narciso, de preferência, em local mais frio e com temperatura mais amena, durante o inverno, para que ele possa florescer. Escolha os bulbos maiores e mais firmes. Lembrando que as mudas podem ser adquiridas em viveiros ou lojas especializadas.

Escolha um vaso de bom tamanho e certifique-se que o recipiente apresenta orifícios de drenagem. Coloque uma camada de pedriscos no fundo e insira substrato apropriado. Depois disso, plante o bulbo virado para cima com cerca de 7 a 12 centímetros de profundidade.

Escolha um local com exposição inteira ou parcial do sol para que a planta consiga florescer. Embora a maioria das flores não sejam exigentes com o solo e cresçam em qualquer local não muito seco, elas florescem melhor em solos moderadamente férteis e bem drenados que são mantidos úmidos durante a estação de crescimento.

Narcissus bulbocodium

Se necessário, coloque um pouco de fertilizante na terra para incentivar o crescimento. O narciso precisa de água durante seu crescimento, porém, nunca encharque o solo, já que umidade demais é prejudicial à planta e contribui para o apodrecimento das raízes. Sendo assim, só regue a planta se o substrato estiver seco.

Espere que o narciso floreie por completo até fazer a sua colheita. Em geral, a flor deve ser plantada anualmente com novos bulbos.

Narcissus_poeticus

Outra recomendação é não plantar o narciso com outras plantas. Assim, prefira mantê-lo sozinho no vaso, pois suas hastes produzem um fluido que promove o murchamento de outras flores.

jardim florido