Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




girassol

O girassol é uma flor muito bonita que pode ser cultivada tanto dentro de casa (em vaso) quanto fora (no jardim).

No entanto, assim como o cultivo de outras plantas, o girassol também exige cuidados específicos para se manter sempre saudável.

Na maioria dos casos, não é necessário podar os girassóis com frequência, a não ser que você esteja cultivando vários no mesmo espaço e a pode serve então para evitar que as flores roubem o espaço umas das outras.

Pensando em plantar girassóis e tem dúvidas de como pode cuidar dessas flores?

Principais características dos girassóis
Dentre as características mais comuns dos girassóis estão:
* Plantas que atingem de 1m a 4m de altura;
* Representam a fama, o sucesso, a felicidade e até mesmo a sorte;
* O óleo de girassol é feito a partir de suas sementes;
* É uma flor que gosta de temperaturas mais altas;
* Precisa receber luz direta do sol ao menos por algumas horas do dia;
* Gosta de solo mais úmido;
* Pode ser plantado em vasos, mas é recomendado apostar em espécies menores;
* São utilizados para a produção de biodiesel;
* Suas flores são grandes e chamativas;
* Atraem insetos que contribuem para a polinização do jardim, como as abelhas.

girassol-1

Qual o melhor local para plantar um girassol?
Você tem duas opções na hora de plantar girassóis, os vasos e o próprio jardim, no entanto cada uma delas exige cuidados diferenciados:

1. No vaso
Se a ideia é cultivar o girassol dentro de casa ou apartamento, o vaso é a melhor opção. Nesse caso é preciso escolher um vaso grande e investir nas plantas anãs ou de menor tamanho.

Girassóis não lidam bem com a mudança de local, então plante diretamente no vaso em que deseja que as flores fiquem.

É importante também que você deixe o vaso em um local que receba luz direta do sol, pois as flores precisam disso para se desenvolver.

2. No jardim
No jardim já possível investir em espécies de girassol que atingem alturas maiores. Além de que você pode plantar mais de um. Sempre cuidando para que não estejam muito próximos uns aos outros.

Prepare a terra (essa flor gosta de pH neutro, apesar de ser bastante tolerante a variações) e cave um buraco de dois a quatro centímetros de profundidade. Plante as sementes e regue.

Quando os girassóis nascerem será necessário podá-los, caso estejam muito próximos uns aos outros. Você também deve manter a terra sempre úmida, mas nunca encharcada.

girassol-vaso

Época de plantio e floração
Girassóis podem ser plantados durante todo o ano, não há restrições quanto a época de plantio. No entanto, se você optar pelos períodos mais quentes, como a primavera e o verão verá o período de floração chegar mais rapidamente.

As flores costumam surgir entre a primavera e o verão, ainda assim, dependendo da época em que foram plantadas e da temperatura, podem aparecer em outras épocas do ano. O principal é que a temperatura varie entre os dezoito e trinta graus, considerado ideal para a floração.

Exposição ao sol e temperatura ideal
Como você já deve ter ouvido falar, os girassóis acompanham o movimento do sol. O que significa dizer que gostam de ficar expostos a luz solar.

Se estão sendo cultivados no jardim certamente estarão expostos ao sol, agora se você está cuidando das flores dentro de casa ou apartamento, certifique-se que recebam luz solar direta ao menos seis horas por dia.

Já quanto a temperatura, essas flores preferem os climas mais quentes, tanto que são capazes de suportar calor muito próximo dos 40 graus. Então o ideal é cuidar para que não fiquem expostas ao frio, principalmente se você vive em regiões mais geladas.

Os girassóis não sobrevivem a temperaturas inferiores aos cinco graus e o recomendado é que sejam expostos ao mínimo de dez graus e não menos que isso para garantir que cresçam saudáveis.

regar_girassol

Como funcionam as regas
Essas flores não gostam de solo muito seco ou extremamente encharcado. Sendo assim, é interessante observar como está a terra e fazer a rega para mantê-la úmida.

Plantas adultas conseguem lidar com períodos de seca, mas o excesso de regas irá matar os girassóis. Se a flor fica no jardim e tem chovido com frequência, talvez não seja necessário regar.

Agora se fica dentro de casa, em um vaso, verifique diariamente como está a terra. Se estiver úmida, evite a rega, se estiver começando a ficar seca é necessário molhar a planta.

Solo ideal
Girassóis não tem muito preconceito quanto ao solo. Inclusive podem sobreviver bem a variações de pH (mais ácido ou mais básico). Ainda assim, o ideal é plantá-los em solo de pH neutro e com vários nutrientes.

A fertilização do solo inclusive não é recomendada, a não ser que a ideia seja obter flores bem altas. E nesse caso, os fertilizantes recomendados são aqueles à base de nitrogênio.

Outro aspecto importante em relação ao solo é a umidade. Deve ser um espaço que absorva água sem acumular e que também não resseque tão facilmente.

O solo também deve ser macio, solto e leve, para facilitar o plantio.

girassol-1

Poda dos girassóis
Na grande maioria das vezes não é preciso podar os girassóis, a não ser que seu objetivo seja colhê-los. Isso porque são plantas que florescem apenas uma vez ao ano.

A poda é recomendada apenas para quem tem muitas flores plantadas juntas e que estão crescendo em grupos. Nesse caso, a poda é ideal para evitar que um girassol derrube o outro.

Se precisar podar é recomendado fazer isso apenas duas vezes por ano, geralmente no final da primavera ou no começo do verão.

Outra dica interessante em relação a poda, também recomendada a quem está cultivando várias flores é retirar aqueles que ficaram menores e mais fracos. Isso deve ser feito quando a planta atingir aproximadamente 8 cm de altura.

Assim você aumenta o espaço entre os girassóis e garante que apenas aqueles que ficarão fortes e bonitos permaneçam plantados. Esse espaço criado pela remoção das plantas mais fracas também ajuda a evitar que um girassol derrube o outro.

girassol-1

Proteção contra pragas
Para proteger seus girassóis do ataque de pragas é interessante que:
1. Remova pragas
Girassóis plantados no jardim estão mais expostos a essa situação. A planta é bastante resistente em relação as pragas, mas costuma ser vítima de uma mariposa, que deposita seus ovos no meio da flor. Se isso acontecer será necessário remover os ovos um a um.

2. Aplique fungicida
Outra situação comum é o aparecimento de mofo e ferrugem, causados por fungos. Para prevenir basta aplicar um pouco de fungicida.

3. Coloque telas sobre os girassóis
Os pássaros também gostam muito dessas plantas, inclusive se alimentam delas. Se quiser evitar que isso aconteça você pode proteger as flores colocando telas sobre elas.

Ainda assim, isso só é recomendado caso você observe o aparecimento de muitos pássaros atacando as flores. Caso contrário, não é preciso utilizar a tela.

Agora você já sabe como cultivar e cuidar de girassóis. Como você pode ver, são plantas que não exigem grandes cuidados e sobrevivem bem em diversos ambientes.

O principal é garantir que sejam expostas ao sol e cuidar com as regas, já que a planta não gosta de solo muito molhado.

girassóis

Lírios são flores lindas, muito apreciadas por floristas, jardineiros e qualquer pessoa que goste da beleza e da fragrância de flores.

É uma planta originária da Europa, Ásia e América do Norte, mas existem algumas espécies nativas dos trópicos, especialmente regiões elevadas e mais frias. Mais da metade das espécies são encontradas na China e no Japão

São plantas de bulbo e que fornecem apenas um broto por bulbo de onde saem as flores e folhas. São de porte pequeno e médio e o cultivo é relativamente fácil.

Você encontra os bulbos prontos para o plantio e é recomendado que sejam plantados no outono ou no início do inverno para que as flores apareçam já na primavera.

As três principais variedades de lírios são:

lírio oriental
Orientais
Essas são as plantas que apresentam flores grandes e com um perfume forte, incomparável.

lírio asiático

Asiáticos
Os lírios asiáticos apresentam flores menores, quase sem perfume, mas possuem cores bem variadas e fortes.

Lírios-Longuiflorum-3

Longuiflorum
Os lírios da variedade longuiflorum só florescem nas cores branca e creme e apresentam flores grandes também, ideais para arranjos.

Como cuidar e plantar lírios
Os lírios precisam de muita luz solar e substrato com bom escoamento. Se você for plantá-los diretamente no solo, observe a região do seu jardim que costuma secar mais rápido depois da chuva. Esse será o local ideal.

O local do plantio precisa receber luz solar pelo menos em metade do dia. Lírios plantados na sombra tendem a crescer tortos, pois a planta começa a pender para as áreas mais ensolaradas.

Como dissemos anteriormente, você vai adquirir bulbos prontos para o plantio e eles devem ir para a terra imediatamente depois de comprá-los para garantir uma boa floração. Se não puder fazer isso de imediato, deixe-os na geladeira para evitar que brotem.

Faça buracos no solo com cerca de 10 a 15 cm de profundidade e com um espaço de 15 cm entre um e outro. Jogue um pouco de farinha de osso no fundo do buraco e os bulbos por cima. Regue imediatamente para incentivar o crescimento do bulbo.

O solo ideal é leve e com nível alto de fertilizante. Prepare o solo adicionando uma boa quantidade de areia grossa e adubo orgânico para que ele fique bem drenável e enriquecido com nutrientes.

lírios

Regas
Os lírios são plantas que não precisam de regas constantes, você deve regá-los somente quando for realmente necessário, pois o bulbo apodrece facilmente se a terra estiver constantemente úmida.

Em épocas mais secas, regue de 2 a 3 vezes por semana e, em épocas mais úmidas, 1  vez por semana é o  suficiente.

Adicionar cobertura vegetal sobre o solo depois do plantio evita que os bulbos ressequem ou que você regue mais do que o necessário. A cobertura vegetal é facilmente encontrada em lojas especializadas em jardinagem, é rica em matéria orgânica e geralmente vendida em sacos.

Podas
A poda dos lírios é importante, especialmente durante o período da floração para manter a planta forte e saudável para os próximos anos. Corte as flores murchas e mortas mantendo pelo menos dois terços da haste intacta.

Você pode deixar os pedaços cortados diretamente no solo, assim as plantas vão absorvendo os nutrientes.

Se você pretende retirar as flores para usá-las em arranjos e vasos, corte apenas um terço do caule, junto com a flor, claro, e deixe a haste fincada no chão para garantir uma boa floração no próximo ano.

Exposição ao sol
Lírios precisam de uma boa iluminação, mas não devem ficar expostos diretamente ao sol nos períodos mais quentes do dia. O substrato não pode secar completamente ou a planta vai desidratar, por isso é bom cultivá-los em locais de meia sombra.

Essas plantas resistem bem aos climas mais frios, em geral eles entram em dormência, perdem parte de suas folhas, mas dificilmente morrem. Depois da hibernação, a planta acorda e produz folhas e flores novamente.

O importante nesse período é caprichar na adubação dando preferência para fertilizantes usados no cultivo de batatas.

lírio-vaso

Como cuidar de lírios em vasos
Os cuidados com lírios plantados em vasos são muito similares aos cuidados dos lírios plantados diretamente no solo. O vaso deve ficar em local bem iluminado, porém evitando os horários de sol mais forte e o substrato deve ter uma boa drenagem.

É mais difícil que o seu lírio floresça novamente se mantido em um vaso, mas existe sempre a possibilidade de dar certo se você seguir os passos abaixo:
* Continue regando o lírio por mais ou menos 3 meses depois que as flores murcharem e morrerem;

* Pare de colocar água e espere as hastes secarem completamente;

* Quando você perceber que as folhas e hastes estão secas, retire o bulbo da terra, coloque-o em um saco plástico perfurado e deixe-o dentro da geladeira, na parte menos fria, como a gaveta dos legumes;

* Ele precisa ser mantido na geladeira por mais ou menos 4 meses sem choque dos bulbos com outros materiais para não causar danos;

* Passados 4 meses, retire os bulbos da geladeira e plante-os no vaso novamente. Nos primeiros 10 dias eles devem ficar em local fresco e arejado;

* Passados 10 dias, mude o vaso para um local bem iluminado e regue sempre que a terra estiver seca;

* Se tudo der certo, seus lírios voltam a crescer e vão dar flores dentro de 2 a 3 meses;

Você deve estar se perguntando por que o processo de resfriar o bulbo antes de plantá-lo novamente. Isso é necessário para que a planta “entenda” que o inverno chegou e que ele já pode se preparar para um novo ciclo de vida, dando flores outra vez.

Os lírios são provenientes de regiões de clima bem frio e deixá-los na geladeira faz com que ele entre em dormência, processo necessário para que as flores apareçam bonitas novamente.

lírio

Curiosidades sobre o lírio
*
O lírio é visto como símbolo de pureza e é uma das plantas mais antigas do mundo. Existem registros de lírios na Grécia Antiga, onde eram dedicados à deusa Hera;

* Como essa flor é símbolo da pureza, em geral é muito associada à Virgem Maria e muito utilizada em buquês de noivas e cerimônias religiosas;

* Nos tempos antigos, acreditava-se que os lírios ajudavam a reconciliar os amantes. Um pedaço do bulbo de lírio poderia reconciliar namorados que romperam relações;

* Os lírios também são consideradas plantas mágicas com poderes de proteção dos lares contra energias negativas. Muitas pessoas plantavam lírios em seus jardins para que eles protegessem a casa contra malefícios;

* Essa planta também era considerada uma planta medicinal capaz de acelerar a cicatrização de úlceras, ferimentos e queimaduras;

* Se você tem animais de estimação como cães e gatos, muito cuidado ao cultivar lírios em casa. Todas as partes dessa planta são altamente tóxicas, a sua ingestão pode causar irritação oral e de mucosas, irritação ocular, dificuldade para engolir e até mesmo problemas respiratórios;

* Ao preparar um arranjo com lírios em vasos com água, retire os pistilos das flores com uma tesoura. Assim você evita a propagação de grãos de pólen no ar diminuindo riscos de alergia e manchas em roupas. As flores também irão durar mais.

Os lírios são flores muito conhecidas em diversos lugares do mundo, talvez só não sejam mais famosos que as rosas, e agora que você já sabe como cultivar os seus, já está pronto para embelezar o seu jardim.

janela-flor

bulbophyllum longissimum

Ganhou sua primeira orquídea e tem dúvida de como cuidar da sua planta? Veja nessas  3 dicas super importantes como começar com o pé direito e manter sua planta sempre saudável, feliz e manter suas flores por mais tempo.

Raios de sol fraquinho para orquídeas mais fortes
A primeira dica é algo bem básico, mas poucas pessoas avisam os felizardos que compram ou ganham uma orquídea: essas plantas gostam e precisam de sol.

A grande maioria das plantas da família Orchidaceae nasce e cresce em locais sombreados, mas elas precisam de luz solar para se desenvolver bem. Então, providencie um local próximo de uma janela, onde sua orquídea possa receber os primeiros raios solares da manhã.

Nada de deixar a planta esturricando embaixo de um sol escaldante, mas aquele sol fraquinho da manhã fará um bem enorme para sua orquídea.

rega

Regar em abundância mas sem acúmulo de água
Segunda dica: água. Orquídeas devem ser regadas com generosidade. É um mito pensar que por serem plantadas em substrato e viverem em árvores (a maioria são epífitas), as orquídeas precisam de muito pouca água.

O importante é não ter acúmulo de água por muito tempo, para evitar que as raízes apodreçam ou que a planta seja atacada por fungos e bactérias. Sem água acumulada, você não precisará recorrer a uma UTI de orquídeas.

Evite cachepôs neste primeiro contato com o mundo das orquídeas, e, prefira vasos com furos. Qualquer vaso furado vai ajudar a você se tornar um expert em orquídeas – barro, madeira ou até mesmo de plástico. O importante é regar a planta com água em abundância, e permitir que todo o excesso escorra.

Agora, se você realmente precisa de um cachepô, prefira um de vidro. Desta forma, você consegue ver se tem água acumulada no fundo, e, com um pouquinho de jeito, conseguirá tombar o recipiente para que a água possa sair. Lembre-se de tomar cuidado para que o substrato não derrame pela casa.

Cymbidium híbrido

Regar planta com água mole ou água dura?
Por incrível que pareça, tem gente que rega orquídeas usando cubos de gelo! É pura balela, até porque essas plantas são em sua maioria originárias de climas tropicais. Se realmente quer fazer um “agrado” para sua orquídea, use água da torneira em abundância.

Se você quer um cuidado a mais, recolha a água da torneira um dia antes, e deixe-a descansando. Assim, você garante que todo o cloro que existe na água evapore e sua plantinha receberá água pura. Melhor que isso, só água mineral, que possui vários elementos químicos que funcionam como micronutrientes para sua planta.

Como e quando regar sua orquídea
Saber o momento certo para regar sua orquídea é algo bem simples. Não tem uma receita exata para a quantidade de água – não precisa se preocupar com copos, mililitros, colheres ou doses exatas.

catlleya walkeriana

A forma mais simples de adubar orquídeas
Terceira dica, adubação. Se você é um iniciante no mundo das orquídeas pode ficar meio assustado com a quantidade de adubos e principalmente, os nomes de tantos elementos da tabela periódica.

Ainda bem que existe um adubo bem completo, natural e bem fácil de usar na sua planta: bokashi. Guarde este nome e procure em garden centers, floriculturas ou até mesmo na internet. Talvez você encontre como bokashi, mas é o mesmo tipo de adubo.

De origem natural, este fertilizante orgânico é comercializado em líquido ou em pó. Um truque esperto é usá-lo em forma de sachês, utilizando uma meia-calça velha, um tecido natural ou até mesmo um pedacinho de tnt (tecido-não-tecido) poroso.

Prenda estes saquinhos na sua orquídea, e quando você faz a rega, ele é dissolvido aos pouquinhos e vai ajudar sua plantinha a crescer forte e feliz. O mais legal é que você verá quando precisa colocar um pouco mais de adubo – o saquinho aos poucos vai ficando vazio, e durará cerca de dois ou três meses. Se você tem disposição, pode até mesmo fazer seu próprio bokashi.

Bem simples, não é? Sua orquídea só precisa de um pouco de sol, regas generosas (sem água empoçada) e adubação. Com estas três dicas preciosas (e sua atenção), você terá orquídeas lindas, plantas saudáveis, flores de dar inveja, e até, quem sabe, o início de um orquidário.

passaro

regas-2

Muita gente tem problemas com as plantas por não saber como regá-las direito. Para que você não tenha mais dúvidas, segue abaixo um guia da rega de plantas. Seja em um vaso, jardim, canteiro ou até mesmo horta ou pomar, você ficará sabendo todos os truques e macetes para suas plantas não morrerem nem de sede, nem afogadas

Primeira dica: regue com generosidade
Ao invés de borrifar água, ou só fazer aquela chuvinha nas folhas, use a mangueira ou regador de forma lenta, para que caia muita água na planta. Deixe o vaso encher até começar a sair água pelo furo lateral (ou de baixo, no caso de vasos de orquídeas).

Um truque bom é posicionar vasos de chão bem abaixo de vasos suspensos. Assim, a água que cai do vaso de cima cairá sobre a planta logo abaixo.

Segunda dica: mire a terra, e não a folhagem.
A água nas folhas é só um refresco, não é uma rega completa. Além do mais, muitas plantas podem ser atacadas por fungos ou bactérias quando junta excesso de água em suas folhas.

Orquídeas são casos que isso pode ocorrer, então, vale este truque: use um papel toalha para “enxugar” o miolo da planta. Sabe aquele cantinho que as folhas se juntam? Ali é o lugar propício para acúmulo de água e, consequentemente, início do apodrecimento das folhas.

Terceira dica: aprenda a observar suas plantas.
Não perca tempo tentando decorar quantas vezes ou a quantidade exata cada vaso ou espécie deve receber de água, mas, aprenda a observar suas plantas. As folhas costumam ser ótimos indicadores.

Se você percebe que a superfície da folha está enrugada, com um aspecto murcho ou não cresce. Outro ponto importante, independente do tipo de planta, se é de sol ou sombra: é melhor regar bem, e com bastante água.

521995456

Como regar jardins e canteiros
Para regar plantas de canteiros, evite espirrar água por todos os cantos. Escolha um local próximo do substrato, e deixe a água cair, sem pressa.

Por capilaridade, os locais em volta do local da rega terão o solo molhado o suficiente. Não sabe quanto tempo você deve regar as plantas? O tempo suficiente para cantar um “parabéns pra você”. Cantou, dê um passo para o lado, e repita.

Uma rega dessas uma vez por semana costuma ser o suficiente. Vale também observar se o substrato cria uma poça d’água. Aí quer dizer que tem água o suficiente.

Como regar um bonsai
Para regar bonsais, é a mesma regra de ouro: regar com abundância. Deixe a água criar uma poça, aguarde, e assim que o líquido escorrer coloque mais água.

Repita algumas vezes. Por ter pouco substrato, vasos de bonsais mal armazenam água. Por isso, insista bastante. Lembre-se que bonsais são árvores (baixinhas), e precisam de muita água.

rega-44

Rega de hortas e frutíferas
Hortas e árvores frutíferas também precisam de bastante água. Por ficarem expostas ao sol, é preciso abundância de líquidos para que elas fiquem sempre verdes e viçosas. Repita o truque do parabéns, e em casos de jabuticabeiras abuse da água – elas adoram e respondem muitas folhas e frutos.

Como regar suculentas, cactos e orquídeas
Suculentas e orquídeas presas em árvores também precisam de água em excesso. Certifique-se que o vaso destas plantas tenha furos para que o substrato possa escoar toda a água, mas no momento em que elas são regadas, estas plantas precisam aproveitar para matar bem a sede.

No caso das suculentas e cactos, use água em excesso, mas dê intervalos maiores entre uma rega e outra.

rega

Regando plantas em vasos sem furos
O caso mais crítico são plantas em vaso sem furo (como cachepôs). O acúmulo de água é o principal causador de problemas como apodrecimento e proliferação de fungos e bactérias.

A primeira dica é substituir o vaso por um recipiente que tenha furos, mas se for impossível, siga este truque: regue em abundância, aguarde uma ou duas horas, e incline o vaso o suficiente para que todo excesso escoa. Cuidado para não derramar o substrato, mas garanta que não tenha água acumulada.

Com estas dicas, você consegue regar qualquer tipo de planta, e não cometerá nenhum excesso. A não ser se for plantas de aquário, mas espécies aquáticas se viram bem com o excesso de água.

Só não vá deixar seu aquário sem água, porque daí você encontrará um dia um arranjo de plantas secas num vidro.

chuvas-1