Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Passiflora racemosa

A espécie Passiflora racemosa é uma trepadeira de flores muito vistosas e é cultivada para uso ornamental. É originária do Espírito Santo e do Rio de janeiro, mas está espalhada no Brasil inteiro, porém pelo encanto de suas flores é colecionado pelo mundo todo inclusive em locais de clima temperado onde é cultivado em estufas.

Pertence à família Passifloraceae, a mesma do maracujá. Alguns colecionadores já desenvolvem variedades híbridas com características ainda mais ornamentais.

Sem dúvida nenhuma esse é um dos passifloras ornamentais mais bonitos para se cultivar, seu grande diferencial é que suas flores são produzidas em cachos e não desabrocham todas ao mesmo tempo.

O Passiflora racemosa é nativo do Brasil, ocorre no estado do Rio de Janeiro.  Suas folhas podem ser inteiras ou trilobadas e com textura coriácea. As flores são de coloração vermelho brilhante reunidas em cachos compactos e vão abrindo ao poucos o que torna a floração bem mais durável. Individualmente suas flores medem aproximadamente 10 cm de diâmetro e são reunidas em número de 8 a 12 por cacho.  Quando polinizada produz pequenos frutos esverdeados que são considerados comestíveis.

As flores do gênero Passiflora são consideradas entre as mais perfeitas da natureza, incrivelmente ricas em detalhes e bastantes fáceis de cultivar, uma excelente opção também para cultivo em vasos.

Deve ser cultivado em solos ricos de matéria orgânica, bem drenados. A planta desenvolve-se melhor em à meia-sombra. É uma planta típica de clima tropical e subtropical livre de geadas.

janela-tarde

1920106_604500322962025_584893288_n

A floração da Roda-de-fogo é suti, mas exuberante e dura mais do que quatro meses. O verde escuro e brilhante das folhas deixa a floração abundante meio encoberta. Mas nem isso evita que o vermelho-vivo das flores sobressaiam, dando a impressão de que a árvore esta em chamas.

A mais ou menos trinta anos atrás, esse espetáculo da natureza só era apreciado pelos habitantes da Oceania, local de origem da planta, hoje, as qualidades ornamentais da espécie também podem ser apreciadas em terras brasileiras.

As inflorescências da árvore saem diretamente dos galhos e apresentam 10 ou 12 pedúnculos (hastes que sustentam a inflorescência) formando cachos de até 10 cm de diâmetro e duração superior a quatro meses.

Outra característica interessante da Roda-de-fogo são as folhas verdes na parte da frente e vermelhas atrás. Elas não caem no Outono e são bem resistentes, parecem até feitas de couro. Por esse motivo são utilizadas em arranjos florais.

Como Cultivar
Para uma muda de 40 cm de altura, é preciso providenciar uma cova de 50 cm de diâmetro por 50 cm de profundidade. Uma semana antes do plantio, preencha a cova com 20 kg de esterco bem curtido de curral misturado com 500 g de superfosfato. Após sete dias, plante a muda, apertando bem a terra com as mãos.

Depois regue com abundância. No primeiro mês regue a muda de duas a três vezes por semana, para que as raízes se estabeleçam na terra. Depois desse período, diminua as regas aos poucos até regar somente em períodos de estiagem. Uma adubação de reforço com NPK 10-10-10 é necessária a cada três meses. Se a muda for pequena, use 50 g por planta, em mudas maiores, adube com 100 g. E lembre-se: a distribuição do adubo deve ser feita na projeção da copa da planta.

No primeiro ano, a árvore-de-fogo cresce 1 m e, no segundo, outros 2,5 m. Na idade adulta, depois de sete ou oito anos, atinge seu porte máximo de 12 m. As flores começam a aparecer no quarto ou quinto ano após o plantio. A árvore dispensa podas complicadas, de tempos em tempos, basta uma retirada dos galhos secos que aparecem. Também não é comum surgirem pragas e doenças, quando a espécie é cultivada em sol pleno.

Mas, se a muda estiver num lugar sombreado, pode sofrer ataque de cochonilhas. Para eliminá-las, pulverize óleo de nim (inseticida natural). A roda-de-fogo gosta tanto de clima tropical quanto subtropical. No Brasil, desenvolve-se melhor nas regiões Sul e Sudeste, onde suas floradas vermelho-vivo deixam os jardins mais encantadores.

Olhando-pela-janela_

295632_545111858868527_2039806544_n

Palmeira da família das arecas e originária da Tailândia e da Malásia. Tem as folhas em forma de diamantes, plissadas ao longo de seu comprimento.

Elas podem crescer até 6 m de altura e tem uma textura como o couro. Esta palmeira não possui tronco, e sua inflorescência é insignificante, sem interesse ornamental.

Esta espécie já se encontra ameaçada pelo desmatamento e colheita de suas folhas e sementes. Suas folhas são altamente valorizadas para cobertura de paredes e telhados; são cortadas e vendidas para esses fins na península da Malásia.

Ela pode crescer em todas as regiões do Brasil pois é tipicamente uma palmeira de climas tropicais; calor e umidade é o que elas mais apreciam, apesar de serem cultivadas em diversas partes do mundo com climas completamente adversos aos requisitos que lhe são conferidos.

A palmeira diamante é também um belíssimo exemplar para cultivo em vasos adornando interiores. Certamente, uma das mais belas e impressionantes palmeiras do mundo!

25

1425715_621080037938375_1196820335_n

As florestas do México são o lar de muitas jóias raras, como a espetacular flor Névoa Azul, também conhecida como roxo-real, formalmente classificada no gênero Eupatorium.

É um arbusto ereto com folhas atraentes, grandes, levemente ásperas, verde-escuras e com veios proeminentes. Produz flores azul-lilás aglomeradas como grandes pompons. É uma planta rara só encontrada em jardins botânicos. Cresce em temperaturas moderadas e não em climas quentes.

Ela cresce até 15 m de altura, embora possa ser podada em qualquer altura que seja conveniente.

Suas folhas grandes, aveludadas dão à planta um olhar tropical. Na Primavera, as hastes florais sobem acima de folhagem.

As flores têm um perfume agradável, cheirando um pouco como lilases. Esta planta se tornou invasiva em partes da Austrália e Nova Zelândia.

3b872de2