Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Bowiea_volubilis_ (Small)

Nome científico: Bowiea volubilis
Nome comum: Cebola trepadeira.
Família: Hyacinthaceae.
Origem: África do Sul.
Aspecto: Estranho ao olhar.
Formato: Em bulbos, praticamente totalmente fora do vaso.
Altura: Podem chegar a de 2 m. de comprimento.
Folhas: Aparecem logo no início da vegetação e, em seguida caem, crescem em hastes muito finas em espiral.

Bowiea_volubilis

As flores são brancas ornamentais e ficam verdes no verão. A cebolinha-japonesa deve ser cultivada na sombra, mas com muita luz e pode pegar sol fraco. Ela deve ficar na superfície do solo e este ser bem permeável.

Manter a terra úmida, mas sem encharcar. É normal que elas às vezes fiquem algum tempo sem folhas, por algum período. Experimente adubá-la com “torta de mamona”, pois o nitrogênio contido no mesmo favorece o crescimento de folhas nos vegetais.

Depois destes cuidados ela vai até dar suas pequenas flores.
Pode viver até 100 anos.

Obs.: Cuidado pois é muito tóxica, se ingerida.

casinha na chuva

Spathiphyllum

É um das plantas de interior mais fáceis de cuidar. Tolerante à pouca luz e temperatura, não necessita de cuidados extras, nem sequer podas. Durará muitos anos (com suas belas flores, uma atrás da outra) se tiver os cuidados necessários.

É uma das poucas plantas de interior que combina os atrativos das folhas com uma delicada flor que dura a maior parte do ano. As folhas surgem a partir do centro e proa para o exterior.

As flores brancas são chamados ramos (olhando veleiro) e suportada por um longo pecíolo. Produz flores o ano todo. Quando as flores começarem \ murchar deve-se cortá-la desde a base.

No inverno, deve-se mantê-lo em lugares bem claros e no verão precisa de um lugar à meia sombra.

Tolera temperaturas quente e estável ao longo do ano, entre 18 e 25 ° C, não deixe que fique exposto à temperaturas abaixo dos 16 ° C

O solo deverá  ser rico substrato, com uma mistura de turfa para desenvolver bem. e necessita de uma alta umidade em todos os momentos. Água duas ou três vezes por semana no verão e no inverno.

Adubar apenas no Verão, com um fertilizante líquido dissolvido na água de irrigação a cada 2 semanas. Remover o pó das folhas com um pano umedecido em água.

Elas não gostam de correntes de ar. É conveniente trocar o vaso a cada ano, na primavera.

chuva no jardim

amamelis

Nome Científico: Loropetalum chinense
Nome Popular: Amamélis
Família: Hamamelidaceae
Origem: China, Japão e Himalaia
Ciclo de Vida: Perene

O amamélis é um arbusto perenifólio originário do oriente e conhecido por sua folhagem e florescimento decorativos. Ele apresenta caule ereto e ramificado, com ramagem bem aberta, pouco densa.
As folhas são ovaladas, alternas, pubescentes, curto pecioladas, com nervuras bem marcadas e podem ser verdes ou bronzeadas, de acordo com a variedade. As inflorescências surgem na primavera e são caracterizadas por pequenos grupos de flores com petálas estreitas, como fitas, e um pouco recurvadas.
Estes pequenos e vistosos conjuntos têm o aspecto de uma aranha, e podem ser de coloração rósea, branca, ou vermelha.

De aspecto informal e gracioso, o amamélis é uma boa escolha para os jardins serranos. Ele não necessita podas, mas pode-se podá-lo para renovar a folhagem e obter uma forma mais compacta. Também pode ser conduzido como arvoreta, com caule único. O amamélis presta-se para plantio isolado ou em grupos, sendo excelente para cercas-vivas e bordaduras. Sem podas, ele pode atingir até 4 metros de altura.
Há muitas cultivares de amamélis, muitas delas podem ser plantadas em vasos também.
As principais são: Blush, Burgundy, Daybreak’s Flame, Monraz, Pipa’s Red, Plum Delight, Razzleberri, Ruby, Sizzlin Pink, Suzanne, Zhuzhou Fuchsia, Hillier Compacta, Snow Dance, Snow Muffin.
Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente.
Aprecia o clima ameno e tolera o frio moderado.

O amamélis é um arbusto muito rústico, ele também tolera o calor e a estiagem não prolongada, quando bem estabelecido. As podas de formação e renovação devem ser realizadas após o florescimento.
Multiplica-se por sementes, estaquia e alporquia.

rosa lilás

S/81/10 Scindapsus pictus argyraeus

Nome Popular: Jibóia-prateada, jibóia, potos-cetim, potos-acetinados, era-do-diabo
Família: Araceae
Origem: Indonésia e Ilhas Salomão
Ciclo de Vida: Perene

A jibóia-prateada é uma planta herbácea, de ramagem ascendente, e encanta muito pela delicadeza de suas folhas. Ela apresenta caule pouco ramificado, fino, com raízes nos entre-nós que promovem a sua fixação em suportes variados.

Suas folhas são simples, glabras, cordiformes a ovaladas, suculentas, verdes, com pontos irregulares prateados na página superior e verde-claros na inferior. A união dos pontos forma manchas maiores.

As folhas ainda apresentam margens prateadas. A inflorescência é típica da família Araceae, com espádice e espata, surge eventualmente e não tem valor decorativo.

A jibóia-prateada é uma folhagem excelente para termos dentro de casa ou no escritório. Gosta do calor e da luz de uma janela, mas não aprecia o ar-condicionado.

Também pode ser plantada diretamente no jardim, desde que lhe seja oferecido suporte para subir ou uma jardineira para que possa pender seus ramos. Treliças de madeira, árvores, estacas de fibra de coco, ou qualquer outro suporte de textura rugosa são excelentes para a escalada esta planta.

O  beliscamento da ponta dos ramos desta jibóia estimula ramificações e produz uma planta de folhagem mais densa e bonita.

Deve ser cultivada sob meia-sombra ou luz difusa abundante, em substrato fértil, levemente ácido, com boa capacidade de retenção de água, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido.

Planta tipicamente tropical, aprecia o calor e a umidade e não tolera frio intenso ou geadas. Adubações mensais são indicadas na primavera e verão. No inverno o intervalo entre as regas deve ser maior, para evitar o apodrecimento das raízes.

Sua multiplicação é fácil, pode ser por divisão da ramagem enraizada, mergulhia e estaquia dos ramos.

Obs.: Todas as partes desta planta são tóxicas e por isso devem ser mantidas fora do alcance de crianças e animais domésticos.

cerquinha