Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Merremia_tuberosa
A Flor-de-Pau (Flor-de-madeira) é uma trepadeira muito exótica e com um diferencial na sua floração.

Seu nome científico é Merremia tuberosa. Ela é originária das regiões tropicais das Américas, África e Ásia.

É uma planta perene e muito vigorosa, produz flores amarelas no verão-outono e os frutos quando secos são cápsulas esféricas rijas, envolvidas pelas sépalas que se tornaram de consistência lenhosa, persistentes, de cor de madeira,daí a origem do nome popular.

Os frutos são utilizados na artezanato e arranjos.

Planta apropriada para cobrimento de pérgulas, muros, cercas ou grades. Os frutos secos são requisitados para arranjos decorativos.

A flor-de-pau se multiplica facilmente por sementes.

jarrinha_de_flores

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



10 Responses

  1. #1
    Gustavo Ribeiro 
    Monday, 31. October 2011

    Olá,Vc sabia que a flor de pau é uma trepadeira ke se pode fazer a poda dela e ela se reproduz novamente como se fosse Roseira Trepadeira;pois é! essa dica tem muitos ke cultivam e não sabem disso? É como Rosa sua poda pode ser feita SIM.

  2. #2
    julio cesar 
    Thursday, 29. December 2011

    Eu tenho uma dessa em casa maravilha

  3. #3
    maria ines diniz 
    Tuesday, 31. January 2012

    eu ganhei uma flor e a plantei,já brotou tenho certeza vai ficar linda….bjs

  4. #4
    Rachel Colombo 
    Saturday, 14. April 2012

    Parabéns pelo site. Gostei muito. Estava procurando a flor de madeira e finalmente descobri o nome científico. Gostaria de obter semente. Como? Poderiam me auxiliar ? Obrigada Rachel Colombo

  5. #5
    Alexandre Faustino 
    Tuesday, 21. August 2012

    Recebi de uma amiga recém chegada de Ilha Bela (SP), e de suas mãos as sementes foram germinadas e hj tenho de a muda com 12 cm… uma bela e exótica trepadeira, com carinho, a dias escolho um lugar definitivo e ainda não conclui se planto numa falesia descoberta devido a sua exposição ao mar e ao vento, contudo onde plantar vai se multiplicar facíl, facíl…

  6. #6
    caetano 
    Sunday, 7. July 2013

    tenho um pé no meu quintal está lindo

  7. #7
    edine de o. savaris 
    Wednesday, 31. July 2013

    ganhei sementes de uma amiga e as plantei hoje dia 31 de julho de 2013!Espero que vinguem,pois adorei as fotos vistas no face!assim que nascerem e derem flores estarei postando p/ vcs verem!!!!!!!!
    estou muito feliz por ter conseguido sementes!bjo

  8. #8
    ana fatima 
    Wednesday, 7. August 2013

    ganhei umas flores hoje , fiquei encantada com a beleza que tem esta planta…vou tentar reproduzir por semente….

  9. #9
    Denise L G Mimessi 
    Friday, 15. November 2013

    Ganhei duas sementinhas de uma amiga que mora na India, pois ela disse que lá tem muito dessa trepadeira, mas não pegou nenhuma. Nem sabia que já tinha aqui no Brasil, por isso gostaria demais de adquirir muda ou semente. Alguém pode me ajudar, por favor?

  10. #10
    Fátima m. Maciel 
    Sunday, 16. March 2014

    Ganhei umas flores dessas a pelo menos 35anos atrás, peguei uma mola de amortecedor e as enrolei entre as molas, não havia quem não adorasse aquele arranjo mas com o tempo ela foi quebrando e as sementes muito velhas não pude aproveitar. Já tentei conseguir outra flores, pois a casa em que moro não há lugar para plantar. Se algum de vocês conseguir para mim mande-me um e-mail dizendo o valor das flores e transporte. Ficaria muito feliz em conseguir.
    Abraço
    Fátima

Comente sobre o post