Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tetadevaca

Trepadeiras deixam o seu ambiente mais natural e se você souber trabalhar com o crescimento da sua planta, você terá uma linda ramagem e poderá fazer verdadeiras obras de artes. Diante a grande diversidade de plantas trepadeiras que vamos encontrar ao redor do mundo, uma é bem particular porque é muito cultivada em nosso país.

Esta é uma planta que faz parte da família das Solanáceas, e é originária da América do Sul. Se trata de uma planta que possui um tamanho equivalente a 2 m de altura, e conta com flores de coloração lilás.

Possui frutos pequenos e globosos, com projeções em sua base de formato bastante interessante, muito semelhante às tetas de vaca. Normalmente a sua casca é brilhante e possui características cerosas, tem uma coloração amarela ou alaranjada.

É também chamada dependendo das regiões do Brasil de peito-de-moça, jurubeba-do-pará, e juá-bravo.

Categorizada como uma planta de arbusto ou trepadeira, a teta-de-vaca pode ser encontrada em diversas outras localidades. Sendo cultivada sob as condições de solo, umidade, iluminação e principalmente temperatura, a sua teta de vaca vai crescer perfeitamente.

Ela deve ser cultivada preferencialmente em locais com clima equatorial, subtropical e tropical, que são os climas típicos da sua região de origem. É uma planta de ciclo perene, portanto brotando durante todo o ano.

Essa planta recebeu esse nome devido ao formato bem curioso de seus frutos que se assemelham realmente a essa parte do corpo de uma vaca. Ela possui um caule sem muita espessura e levemente esverdeado, apresentando alguns espinhos em sua estrutura.

As folhas são simples, em formato habitual de uma folha de árvore e bem aveludadas. As flores, que na verdade são inflorescências, aparecem geralmente na primavera e contém aproximadamente 10 flores em cada broto e todas na cor lilás.

Os frutos, principal atrativo dessa planta, sempre na cor laranja ou amarelo, pequenos e com um formato bem diferenciado.

A teta-de-vaca pode ser tutorada e usada como uma trepadeira super ornamental, pois por ter seu crescimento esparso,  ela vai preencher bem o espaço onde você plantar.

solanum

Cultivo da Teta-de-vaca
O cultivo da planta deve ser sempre em sol pleno, e ela desenvolve um caule único que assim que estiver maduro começa a sofrer uma série de ramificações.

O solo deverá ser em solo bem fertilizado e drenável para que sua planta cresça bem. Deverá manter a terra enriquecida com matéria orgânica e deve ser regada com certa regularidade.

Como a planta é típica de uma região tropical, ela naturalmente não vai suportar regiões com climas mais frios e principalmente geadas. Como foi citado mais acima, a teta-de-vaca é perene, mas mesmo com essa característica, é importante que seja ressemeada todos os anos, pois a planta vai perdendo o vigor a medida que vai brotando. A multiplicação da teta-de-vaca é feita através das sementes encontradas em seus frutos.

Esta planta normalmente gosta de solo bastante úmido, porém não encharcado, em seu cultivo é interessante que a planta seja regada ao menos duas vezes por semana se não houver períodos de chuvas.

Para que possa viver melhor é interessante que se retire os seus ramos que estiverem secos, mortos ou mal formados.

Uma dica interessante é que com o passar do tempo que a planta é cultivada ela não oferece uma mesma performance inicialmente, por este motivo é recomendado quando acontecer este tipo de situação que seja feita a sua substituição.

solanum-mammosum-flores-4

Onde for realizado o plantio, é interessante se realizar uma fertilização, e por este motivo é interessante que se misture bem em seu solo esterco de gado que seja bem curtido ou ainda seja realizada a aplicação de NPK na formulação 04-14-08, sendo assim cinco colheres de sopa feitas por metro quadrado.

Como utilização principal por ser uma planta isolada ela chama bastante a sua atenção por ser diferente e colorida. É bastante utilizada como arranjos de flores e enfeites para decoração devido a sua cor vibrante dos frutos.

A propagação da planta acontece de forma fácil por sementes, e outra característica interessante é que esta planta é considerada medicinal, utilizada em diversos tipos de tratamentos de saúde.

É importante ainda que exista um cuidado especial com as crianças e também animais de estimação já que é uma planta venenosa.

Toxicidade
Aparentemente inofensiva, a teta-de-vaca é muito tóxica e deve ser mantida fora do alcance tanto de crianças como de animais. A toxicidade da planta parte de um composto presente nos seus frutos chamado de alcalóides indólicos.

Em caso de problemas com essa planta, deve-se imediatamente levar o intoxicado à uma emergência médica mais próxima de você. É importante também que você leve uma amostra da mesma planta consumida ou de outro exemplo do mesmo ramo para que os médicos analisem e saibam qual o melhor tratamento a ser feito. Evite tomar ou dar ao intoxicado, qualquer tipo de medicamento com química ou natural e que seja indicado no combate a intoxicações.

tetadevaca

Planta medicinal
Ao mesmo tempo em que a teta-de-vaca intoxica uma pessoa, ela pode ser usada no tratamento de algumas doenças. Problemas de saúde como pé-de-atleta podem ser tratadas com medicamentos feitos a base de partes da planta. Antes de fazer qualquer tipo de uso da teta de vaca, é indicado que um médico seja procurado para saber se não existe nenhum tipo de sintoma alérgico que possa causar qualquer tipo de problema.

Fungos e doenças
Assim como toda planta, a teta-de-vaca também está suscetível ao aparecimento de fungos e outras doenças. Para evitar esses problemas você deve manter sempre a sua planta fertilizada, colocar sempre a quantidade ideal de água nas regas, pois plantas que exigem menos umidade, podem gerar fungos se encharcadas, assim como plantas que gostam de mais regas, se deixadas em terra secas podem desenvolver doenças.

Utilização
Esta planta é considerada de frutificação decorativa ou ainda podendo ser plantada isoladamente em vasos ou até mesmo jardineiras. Seguindo características de um crescimento esparso ela poderá ser colocada sobre suportes como trepadeiras.

Outra situação interessante é que os ramos que são carregados de frutos poderão ser utilizados em arranjos de flores. Esta planta é largamente encontrada em lojas do ramo de todo o Brasil, porém em São Paulo é possível se encontrar em maior quantidade já que existe uma predominância de suas criações na região.

Além de se utilizar a planta para colorir a plantação, é possível se criar uma série de flores, em um projeto paisagístico bastante interessante que poderá oferecer para você um bom colorido durante o ano todo.

Se quisermos ver um jardim todo colorido no ano inteiro não devemos pensar apenas nas flores que florescem na primavera ou às vezes na sua época. É preciso que seja realizada uma boa pesquisa para o tipo de plantas que queremos ter e também suas cores.

tata-de-vaca

Uma dica interessante para se começar é escolher corretamente as plantas, flores e também as árvores que sejam perenes, estas que nada mais são folhagens que não perdem as folhas no inverno, para que se possa ter uma paisagem mmais rica no ano inteiro.

É interessante que se trabalhe com cores gradientes e não aleatórias. Desta forma o seu jardim deverá ficar um pouco mais harmonioso e também organizado. As colorações poderão até mesmo encher os olhos e dar alegria para quem simplesmente passar por perto.

Existem pessoas que gostam de misturar cores, mas é interessante que se tenha um pouco mais de domínio nas técnicas para que elas possam ser empregadas de forma correta, o que realmente importa é que seja realizado um projeto de uma forma que lhe deixe alegre, é importante ainda saber sobre as flores bem como o que elas precisam para serem cuidadas corretamente.

A criação deste jardim colorido não é tão difícil como se pensa, na internet é possível encontrar uma série de sugestões com fotos, onde você poderá ter uma idéia de o que fazer e como criar, confira a seguir algumas sugestões e se divirta em um colorido jardim.

janela-chuva

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post