Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




tumbergia

A Tumbérgia é definida como um arbusto semi lenhoso, do tipo liana, seus ramos são flexíveis, é muito vigorosa e possui um crescimento ágil. As folhas desta planta possuem uma coloração verde, com formato oval e  bordas denteadas de forma irregular.

As flores são bem grandes e campanuladas, solitárias, porém também com inflorescências de poucas flores, brancas ou mesmo azuladas com o centro amarelo.

O florescimento ocorre abundantemente na primavera, mas também ocorre em outras estações esporádicas ao longo do ano. A espécie T. Alba tem flores brancas, podendo ser cultivada em qualquer região do Brasil.

Thunbergia branca

Como cultivar
Esta planta necessita de sol e sombra. O ideal é que pelo menos no horário da manhã ela pegue sol. O solo precisa ser fértil e bem drenado.

Na cova de plantio coloque 550g de adubo de origem animal de curral, em estado totalmente decomposto  (caso seja de galinheiro, use apenas 275g).

Também é bom colocar 100 gramas de farinha de areia e ossos, misturando sempre com o composto orgânico de folhas.

Utilize um tutor feito com sarrafos ou, se achar melhor, conduza os ramos para um muro ou uma cerca, ou até mesmo pérgola, para ajudar no seu desenvolvimento.

Jamais pode-se esquecer de regar a planta no momento do plantio e depois por mais 10 dias pelo menos. Depois a rega pode ser normalizada com as demais plantas do jardim.

Sempre que houver a necessidade controle o tamanho, então no momento que a planta estiver sem flores, realize a poda do arbusto, preservando sempre ao menos 6 gemas apicais em cada ramo.

Depois da poda, adube a muda com adubo animal curtido e composto orgânico. Não se esqueça de sempre regar bem.

thunbergia_alata rosa

Tumbérgia no paisagismo e na decoração
Esta planta fica radiante em uma cobertura de pérgulas e caramanchões, mas em cercas vivas e muros elas ficam ainda melhor, derrubando-se em longos ramos floridos.

Além disso, ela pode ser consorciada com outra planta que pertence ao mesmo gênero, mas em outra cor, ou seja, você pode misturar as cores azuis e brancas, criando um belo efeito ornamental.

A tumbérgia pode ser reproduzida com facilmente através de sementes na primavera, e colocadas sobre um substrato do tipo leve, casca de arroz carbonizada ou uma mistura de areia e terra comum de canteiro, bem peneiradas.

Outra idéia é colocar em uma sementeira de produção ou em um recipiente grande em forma de cultivo comum. Semeie e depois cubra com terra seca peneirada ou areia, realizando a rega logo em seguida.

Com um plástico você deverá cobrir para que seja mantida a umidade, até que a germinação ocorra e depois disso retire o plástico.

Neste caso o plástico irá servir para acelerar o processo de germinação, fazendo do vaso uma mini estufa, que abafa o ambiente e o deixa mais quente e úmido, propiciando o aparecimento de brotos.

Quanto o broto apresentar cerca de 6 folhinhas pode ser realizado o transplante para um sacos com substrato feito de compostos orgânicos e adubo animal, com areia (tudo em partes iguais).

Coloque um tutor antes de colocar a muda. Pode ser uma pequena estava de bambu, pois a planta ainda é pequena. A estufa deve ser mantida até a planta atingir 0,50 ou 1 m.

Thunbergia alata amarela

Para esta planta se propagar, deve ser mantido estacas jovens na primavera, contando-as de 15 a 25 cm das pontas dos ramos ainda novos e colocando-os em substratos iguais ao da sementeira.

A rega deve ocorrer todos os dias até que o enraizamento ocorra. Se desejar, você pode usar enraizadores para obter uma percentagem maior de indivíduos na produção.

Realize o preparado de substrato com adubo animal e composto orgânico de folhas ou húmus de minhoca mais areia, em partes iguais.  Depois, complete uma parte dos sacos de plantio e coloque a muda. Complete com mais substrato. Realize a rega imediata.

Depois, repita o processo de rega todos os dias por pelo menos 10 dias para que a muda sobreviva.

O local de cultivo deve ser protegido e com 50% de sombra até a sua comercialização. Se necessário use tutores como escada ou tripé para que a muda seja conduzida já para formar sua forma de trepadeira, assim ela fica linda para ser vendida.

Como Cuidar?
Como dito anteriormente, antes do plantio, o solo deve ser adubado com fertilizante orgânico para que a planta cresça. É necessário que a cada 3 meses você coloque um pouco de adubo químico de NPK equilibrado.

Antes de começar a primavera, reforce a dose com o adubo orgânico e fertilizante de fósforo. Esta planta floresce o ano inteiro, porém para que isso ocorra, é necessário que ela esteja muito bem nutrida e saudável.

Coloque também um pouco de areia grossa no solo para melhorar a drenagem e assim evitar que o solo fique muito encharcado em épocas de muita chuva.

Thunbergia Grandiflora

O solo desta planta precisa estar sempre úmido, mas jamais encharcado. Com um  bom fornecimento de água essa planta ficará saudável mesmo em climas mais quentes.

Apesar desta planta ser tropical, ela não enfrentará dificuldades com o sol e pode ser criada sem proteção alguma. Porém, garanta que ela não fique ressecada e nem que lhe falte água.

Enquanto a planta cresce, use barbantes e cordas para amarrá-la (delicadamente) nos locais que você gostaria que ela se desenvolvesse.

Porém, depois de algum tempo, quando ela já estiver mais agarrada, a sua guia deve ser retirada, para que não prejudique o seu desenvolvimento e a prenda a ramos mais baixos. Assim ela seguirá crescendo sobre a mesma por conta própria.

borboletas amarelas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post