Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Trevo-de-quatro folha - Oxalis tetraphylla

Um trevo de quatro folhas é uma folha de trevo que apresenta quatro em vez dos normais três folíolos comuns na maioria das espécies do gênero Trifolium a que pertencem os trevos. Com origem nas antigas tradições dos povos celta, acredita-se que encontrar um trevo-de-quatro-folhas é um sinal de boa sorte, pelo que o trevo-de-quatro-folhas é usado em iconografia diversa e como imagem na linguagem corrente. A procura de trevos-de-quatros-folhas levou ao surgimento de cultivares e de técnicas de cultivo que aumentam a probabilidade dessa anomalia surgir.

Existem trevos de quatro folhas que podem ser cultivados, porém, eles têm necessidade de uma temperatura média de aproximadamente 25 Cº.

Precisam de chuva constante, ou, se forem criados dentro de casa, precisam ser regados pelo menos três vezes na semana. Dependendo da quantidade de luz que recebem, suas folhas podem ficar bem grandes, chegando a “rasgar” as extremidades.

São plantas dormideiras, precisando de, pelo menos, oito horas de escuridão para que tenham um bom desenvolvimento.

Nome científico: Oxalis deppei ou O. tetraphylla speciosa.
Transplante:
Março
Desponta:
Abril a Maio
Floresce:
Junho a Agosto
Altura:
30 cm max.
Originária:
América do Norte, México.

Prefere terra não calcária. Deve ser semeado em aglomerado.
Prefere o sol.

Multiplica-se por bulbos, separando os tubérculos laterais da planta ao mudá-la.

No Inverno apenas deixar secar até morrer, altura em que fica dormente, guardar à sombra e suspender as regas; quando os dias voltarem a ficar longos e soalheiros, trazer novamente para o sol e voltar a regar.

Pode-se secar pressionando o trevo entre folhas de papel dentro de um livro, com um ferro de engomar “passar” o trevo entre folhas de papel vegetal.

trio-de-florzinhas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



7 Responses

  1. #1
    Paulo Cezar 
    Monday, 17. January 2011

    Achei muito interessante , me ajudou bastante essa meteria, agora vou saber cultivar o meu . Grato

  2. qual loja posso encontrar esta planta. grato pela resposta. moro em saõ paulo capital na zona leste. grto xiko.

  3. quero comprar como devo fazer

  4. Aprendiz mais com esta matéria,a musica que voce colocou e ótima,acalma o coração, traz paz a alma,é tudo bom,fique com Deus, e que a sua semana seus dia seja sempre iluminado.Obrigada.

  5. ganhei um vasinho bem pequenino de trevo de quatro folhas.está com bastante mudinhas.quero saber se posso pasar para um vaso maior e de que tamanho seria melhor esse vaso. obrigada pela atenção

  6. Bom dia, comprei um trevo e vim pesquisar,mas essa musica me deu uma PAZ, muito obrigada.

  7. Ganhei um vasinho com varias mudas, amaei agora tenho que passar para 3 pessoas para dar sorte.

Comente sobre o post