Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jardim

As mudas de plantas são uma prática muito simples para multiplicar plantas. Ou seja, é um método para obter uma nova planta a partir de outra. Atualmente, as técnicas de reprodução de plantas já não estão reservadas aos jardineiros experientes.

Qualquer pessoa, desde que siga um conjunto de truques, consegue fazer mudas de plantas em casa de forma eficaz.

Por serem plantas numa fase inicial, deverão ser acondicionadas em lugares com muito sombra e normalmente precisam de um sol úmido com bastante água. Imagina um bebê que precisa de cuidados especiais, assim também são as mudas.

muda-planta

Como fazer mudas de plantas de forma rápida
Para fazer mudas de plantas é importante utilizar plantas saudáveis que tenham a melhor aparência.
* Fazer mudas de sementes: é a maneira mais conhecida para multiplicar plantas. Quando as mudas tiverem 3 a 4 folhas, podes passá-las para um vaso maior. Normalmente é utilizada no cultivo de alfaces, cebolas e tomates;
* Fazer mudas por estacas: para isto, corta os galhos densos e coloca-os em copos com muita água antes de passá-los para vasos independentes;
* Fazer mudas através de brotos: durante a floração, algumas plantas libertam pequenos brotos, que podem ser usados como mudas. Podes separá-las com cuidado, e plantá-las num substrato para que se possam reproduzir.

Para fazer mudas será preciso regar as plantas mais vezes do que habitual, mas sempre com cuidado para o espaço não ficar demasiado molhado. Agora que já conheces maneiras para fazer mudas de plantas, damos-te a conhecer alguns exemplos práticos.

Mudinha-de-suculenta

Como fazer mudas de plantas suculentas?
É recomendado conhecer a planta suculenta que pretendes fazer mudas, porque será essa a planta dominante no teu jardim. Fazer mudas de plantas suculentas é muito rápido e basta utilizar as folhas.

Retira uma folha intermediária e evita arrancar as folhas da base ou do centro, que são mais importantes. Deixa a folha repousar durante alguns dias num prato de plástico ou sobre uma folha de papel.

Só quando surgirem as primeiras raízes, poderás passá-la para um pequeno vaso. Para plantar as mudas de suculentas utiliza um vaso com furos e cobre suavemente a raíz.

Tendo em conta que são plantas que gostam de sol, podes colocar a muda sob a incidência direta de luz de maneira sucessiva. Numa semana, por exemplo, pode estar três horas, na outra quatro e por aí adiante.

A irrigação da muda de plantas suculentas vai depender do tipo de solo. Fazer mudas de suculentas é indicado para quem gosta de uma variedade de cores e tamanhos de plantas no jardim de casa.

muda de orquídea

Como plantar mudas de orquídeas em vasos
As orquídeas são plantas com flores atraentes, muito admiradas por amantes de decoração. Porém, a sua multiplicação não é tarefa fácil.

Há quem goste de trocar os vasos das orquídeas e aproveitar para separar as raízes. Contudo, cortar diretamente a raíz pode danificar a planta e isso irá deitar o teu plano de reprodução por água abaixo.

A reprodução das orquídeas através de sementes também não é boa ideia e costuma ocorrer em laboratório.

Para fazer mudas de orquídeas podes utilizar os famosos “bebês das orquídeas”, conhecidos como keikis e que são produzidos nas suas hastes. Para que os mesmos possam brotar, coloca a planta à sombra e com muita água. Os keikis só devem ser cortados quando tiverem um dedo de comprimento.

Depois, as mudas das orquídeas devem ser colocadas num vaso com substrato. Não se esqueçasde regá-las com frequência até atingirem o tamanho desejado.

cachoeira_2

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post