Como acabar com os gafanhotos nas plantas - PlantaSonya - O seu blog sobre cultivo de plantas e flores
Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rosas

Suas plantas estão mordidas e achava que era pelos pulgões, mas descobriu que é por causa dos gafanhotos? Os gafanhotos têm um aparelho bucal mastigador e alimentam-se de plantas. Normalmente, no outono, o gafanhoto fêmea coloca seus ovos e na primavera nascem os filhotes (que não podem voar).

Por se alimentar de folhas e caules, aumentam de tamanho e trocam a sua pele para crescer. Quando são adultos, voam e se reproduzem. Em enxame podem ser devastadores; mas sem chegar a este extremo, simplesmente se acomodando em nossas plantas e jardins, também podem fazer muitos estragos.

Se a área a tratar não for muito grande, poderíamos pensar que pegando o bicho com as mãos (apesar de ser muito difícil) seria suficiente. Mas lembre-se que cada fêmea pode botar até 200 ovos, o que torna esta solução bastante inviável, já que ninguém garante que os gafanhotos não tenham feito já a sua tarefa.

Uma das opções mais eficazes para eliminar os gafanhotos das plantas é pulverizar com spray inseticida. Existem muitos produtos à venda, cada um com as suas próprias indicações de funcionamento.

gafanhoto

No geral, são produtos que devemos aplicar uma vez por semana até eliminar os gafanhotos e, depois, a cada 2-4 semanas de forma preventiva.

Existem repelentes à base de extrato de alho que dão ótimos resultados. Aplica-se o produto na planta e ao redor e o que faz é repelir, não matar; por ter um sabor desagradável faz com que os gafanhotos não queiram comer e fujam à procura de outras plantas mais apetitosas. Se for a uma loja especializada, aconselharão você sobre qual é o melhor produto para a sua zona.

Outra opção mais natural é ouvir a natureza. O ciclo biológico de todos os seres vivos, as cadeias tróficas, a subsistência, comer uns aos outros para sobreviver… Se o espaço permitir, aumente seus depredadores naturais e poderá controlar os gafanhotos. As galinhas e os patos adoram.

Outra opção para controlar o ataque dos gafanhotos, se quisermos fugir dos produtos comerciais, são os remédios caseiros. Os remédios caseiros ou ecológicos não danificam o meio ambiente pois não são contaminantes.

Se você quiser fazer seu próprio anti gafanhoto ecológico, vai precisar dos seguintes ingredientes:
* 125 gramas de sementes moídas de Melia;
* 500 ml de água (meio litro);
* Um pulverizador.

Deixe a mistura repousar por pelo menos 8 horas mexendo bem. Antes de aplicar, filtre. Com o pulverizador, aplicamos o resultado uma vez por semana aproximadamente. Faça isso cedo, de manhã, ou ao entardecer (sem sol direto).

Deve se certificar de cobrir corretamente toda a superfície (especialmente a parte de trás das folhas). Este extrato, ainda que seja natural, é tóxico para as pessoas e animais de sangue quente e deve ser aplicado com precaução.

gafanhoto

Se com uma solução caseira não for suficiente ou tiver problemas para encontrar sementes moídas de Melia, este remédio também pode ser útil:
* Alho;
* Cebola;
* Capsicum (chilli ou pimentas);
* Água para fazer a base do produto.

Estes ingredientes funcionam igualmente juntos ou separados. Todos são produtos que segregam cheiros naturais, como todas as plantas, para se defender dos depredadores; mas neste caso muito fortes.

O resultado que obteremos será similar ao de uma solução concentrada que podemos utilizar em proporção 1:4. Trituramos uma boa dose do ingrediente ou ingredientes que queiramos utilizar em um litro de água (por exemplo uma cabeça de alho inteira) e, depois, filtramos a mistura em um coador de algodão ou algo parecido.

chuva_b

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Jonas miranda 
    Friday, 15. December 2017

    Oi gostaria de saber se posso pegar uma de suas fotos para imagem inicial de um vídeo do meu canal no YouTube fiquei de boca aberta no vídeo e preciso por algo antes é uma mensagem evangélica ela não está disponível pois preciso arrumar mais o canal que está sem vídeos no momento é Jonas leal miranda obrigado…

Comente sobre o post