Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




soleirolia-soleirolii-1-1

A Soleirolia soleirolii é uma planta originária da Córsega e ilhas próximas à Itália. É também conhecida popularmente como Planta da sorte, Lágrimas de bebê e Cabelinho de anjo.

É uma planta reptante de até 10 cm. Seu florescimento de dá no final do verão, início da primavera. A flores são hermafroditas, minúsculas, branca-rosadas.

As folhas são o atrativo especial da planta, conferindo, quando em vaso, um lindo efeito pendente e quando plantado no chão, uma textura uniforme de tapete verde.

Seu cultivo deve ser a meia sombra com bastante luminosidade. No frio intenso ela some, reaparecendo na primavera.

O solo deve ser com bastante matéria orgânica. E a maneira mais fácil de reproduzi-la é pela ramagem que já possui pequenas raízes nos nós.

Soleirolia soleirolii

A Soleirolia pode ser usada como forração em locais sombreados. É uma ótima opção para aqueles lugares onde a grama normalmente não se desenvolve.

Regá-la em dias alternados, sem encharcar. Para que ela não seja atacada por fungos (que podem melar a planta) coloque-a no sol de vez em quando. Melhor ainda, se ela estiver naquele cantinho onde pega um pouco de sol da manhã.

Planta pendente em vaso mas, também pode ser empregada sob a sombra de árvores, pois cresce como se fosse um tapete, de preferência a meia sombra, em um substrato bem com bastante matéria orgânica e com boa umidade do ar.

Não raro, sobe sobre pedras adquirindo até um certo status de invasora. É importante lembrar que não se trata de uma planta pisoteável.

Soleirolia soleirolii

A flor solta fumaça
Uma curiosidade à parte da Soleirolia, diz respeito às suas minúsculas flores: quando maduras e secas, no menor toque, elas explodem, soltando um pozinho branco como acontece com a Pilea microphylla–“brilhantina”, da mesma família.

Nas regas, percebe-se muito bem esse fenômeno. Na verdade são os grãos de pólen saindo do androceu, ou seja: do órgão sexual masculino. Na foto abaixo, vê-se 4 estames masculinos na parte mais apical da flor.

correnteza_33

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post