Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Dendrobium chrysotoxum_1

A dendrobium chrysotoxum é uma orquídea que se destaca por sua beleza. Ela é nativa do sudeste da Ásia.

Essa é uma orquídea de cultivo considerado médio.Por isso, preste bastante atenção na hora de cuidar dela. Veja abaixo algumas dicas para que você consiga cultivá-la com mais facilidade.

Luz
A dendrobium chrysotoxum gosta de bastante luz. Especialmente durante o período da manhã. Mas não se esqueça, assim como a maioria das orquídeas, essa planta pode não suportar luz solar direta.

Para saber se ela está ou não recebendo luz em excesso, veja a cor de suas folhas.
* Mais amarela que o normal: muito sol
* Mais verde escura que o normal: pouco sol

Vá aos poucos adaptando o local de sua orquídea, para que ela consiga receber a iluminação ideal.

E saiba que durante o inverno, uma quantidade maior de luz vai te ajudar a fazer sua orquídea florir.

Temperatura
Essa é uma orquídea que gosta muito de climas quentes. Sua temperatura durante o dia pode variar entre 25 e 32ºC. Sendo que 25ºC é durante os meses mais frios e 32ºC durante os meses mais quentes.

Mas ela também pode aguentar temperaturas menores ou um pouco maiores (por um curto período de tempo). Já durante a noite, o recomendado é que ocorra uma queda de temperatura de 7 a 15ºC. Por isso, temperaturas entre 10 e 18ºC durante a noite são ideais.

Dendrobium chrysotoxum

Umidade
A umidade ideal vai fazer sua orquídea ficar mais resistente contra pragas e doenças. Por isso, forneça a sua chrysotoxum uma umidade mais alta durante o verão, cerca de 80%. E durante o inverno, ela deve diminuir um pouco, cerca de 60% é o ideal.

Vasos, substratos e replantio
Como ela gosta de ficar com uma boa umidade, o recomendado é que você plante a sua dendrobium chrysotoxum em vasos de barro. Outra opção seria colocá-las em vasos de plástico, com substratos de ótima drenagem.

E falando em substratos, eles devem fazer principalmente uma coisa para essa orquídea: Garantir uma rápida drenagem. Já o replantio deve ocorrer após a floração, quando as raízes estiverem crescendo.

Adubo
Elas gostam de bastante adubo. Mas tome muito cuidado para não exagerar e matar sua planta.

A adubação pode ocorrer em doses semanais com 1/2 ou 1/4 de força com um NPK 10 10 10 ou NPK 20 20 20. Ou seja, se o adubo pede 1 colher a cada 1 litro de água, você vai fornecer:
* 1/2: 1 colher para cada 2 litros de água.
* 1/4: 1 colher para cada 4 litros de água.

Agora entre a primavera e o verão, você pode utilizar um fertilizante com mais nitrogênio. E após isso, até o outono, forneça mais fósforo para sua planta.

Dendrobium chrysotoxum_3
Características
As dendrobium chrysotoxum são orquídeas epífitas e em alguns casos rupícolas. Elas vivem em cima de árvores em florestas perenes, onde recebem uma boa iluminação.

E também podem aparecer em rochas, nesses casos, são encontradas em florestas mais abertas. Seu habitat fica entre 400 a 1600 m acima do mar.

Caso você queira ter uma, saiba que não vai precisar de muito espaço, pois elas são pequenas, variando entre 10 a 30 centímetros de altura.

Flores
Uma característica muito interessante é que suas flores são grandes se comparadas ao tamanho da planta. Elas normalmente possuem 5 cm de diâmetro e formam 2 ou mais cachos amarelos na planta.

A chrysotoxum floresce na primavera e suas flores são amarelas com diversos tons diferentes. Essas flores são perfumadas, possuindo um cheiro de mel e normalmente duram 15 dias.

primavera

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post