Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




epidendrum

Nome Científico: Epidendrum sp
Nome Popular: Epidendro, orquídea-estrela, orquídea-crucifixo
Família: Orchidaceae
Origem: América Central e América do Sul
Ciclo de Vida: Perene

A Epidendrum ibaguense foi descrita em 1816 a partir de uma planta coletada em Ibague, cidade da Colômbia. Mas ela é nativa também no Sul e Sudeste do Brasil, notadamente nas escarpas litorâneas de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina. Existem diversas espécies de orquídeas do gênero Epidendrum em todo a América Tropical.

É uma planta de fácil cultivo e não necessitava altos investimentos em “greenhouses” como exigiam as outras orquídeas tropicais de suas ricas coleções.  Este gênero compreende numerosas e diferentes espécies, em sua maioria, de características epífitas ou terrestres.

A maior parte encontra-se em locais de altitude do Perú, Equador e Colômbia. Uma característica interessante de muitas espécies deste gênero é que suas flores não fazem o movimento que as flores das orquídeas fazem para se posicionar de modo que o labelo fique como uma pista de pouso para os polinizadores, isto é, horizontal com inclinação para baixo. A inflorescência é como um pequeno buquê de flores pequenas, bastante durável. As flores apresentam coloração muito variada, de acordo com a espécie ou híbrido.

Os híbridos mais populares no Brasil, são geralmente terrestres e apreciam luminosidade intensa, com luz direta nas horas mais frescas do dia. Devem ser cultivados em uma mistura leve de areia, fibra de côco e um pouco de terra vegetal. A adubação deve ser suave, preferencialmente orgânica, como torta de mamona e farinha de ossos. Atualmente encontramos adubos próprios para Orquídeas, de liberação lenta (Osmocote).

Multiplica-se por divisão da planta, preservando pelo menos 3 pseudobulbos para cada muda, com rizoma e raízes. Comercialmente pode ser multiplicada por sementes e por meristema, através de uma avançada tecnologia laboratorial que permite a produção em grande escala de milhares de clones da mesma planta.

- Onde encontrar: Orquidário Quatro Estações:
www.orquidario4e.com.br

37

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Ola.. Tudo bem?? Gostaria de saber sobre o cultivo de Epidendrum secundum x prostechea marial (acho que é assim que se escreve)… Espero que saiba qual que é Obrigada

Comente sobre o post