Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




As sementes das orquídeas apresentam uma particularidade muito interessante: são minúsculas, muito leves (em forma de pó) e numerosas (cada cápsula contém milhares de sementes) para facilitar a dispersão e, assim, são desprovidas de reservas nutritivas (amido).  Para germinarem, portanto, necessitam se associarem (simbiose) a um fungo (micorriza), que lhes provém as reservas nutritivas.
Mas existe um método mais simples de semeadura natural (caseiro).  Muito usado pr alguns orquidófilos.

É necessário o seguinte material:
-
Raízes da planta mãe;
- Cápsulas da planta mãe;
- Um copo de água de coco;
- Um pilão;
- Uma peneira.

1) Retire da planta mãe (portadora da cápsula de semente) a ponta de algumas raízes (cerca de 5 cm) portadoras do fungo micorriza. Este fungo está presente em quase toda planta que possui sementes;
2) Em um pilão limpo, macere bem as raízes de modo que fiquem bem compactas;
3) Adicione um copo de água de coco às raízes que estão no pilão;
4) Peneire todo conteúdo do pilão em um copo;
5) Abra com cuidado as cápsulas e junte as sementinhas no copo onde estão as raízes com água de coco;
6) Observe que milhares de sementes estão contidos num único copo de água e que nem sempre todas germinarão porque estarão à mercê dos ventos, chuvas, insetos, etc.
Procure um tronco de árvore deitado ou inclinado (árvore viva, não derrubada) para receber as sementes.

Esse método é caseiro, qualquer pessoa pode executá-lo sem nenhum problema. Bastando observar os passos.
É recomendável fazê-lo após o inverno, onde os galhos estão cobertos de limo.

Caso você não tenha um tronco ou galho nestas condições, uma semana antes de fazer a semeadura caseira, cubra este tronco com uma estopa, amarrando-a firmemente com um fio plástico. Molhe diariamente até que fique encorpado.

Naturalmente que nem todas as sementes germinarão por razões citadas acima, mas dentro de poucos meses você verá muitas plânturas nascendo sobre o galho, significando que foi um sucesso sua semeadura.
Desejo muita sorte a àqueles que forem executar!

2446970h3ckcuf5za

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



4 Responses

  1. #1
    danyllo daryo de oliveira 
    Saturday, 2. February 2013

    Olá, tenho varias sementes de cattleyas e gostaria de plantar as sementes delas, no post de voces nao entendi como q faço para plantar, eu misturo a agua de coco com as raizes amassetadas e passo na peneira, depois qdo eu for colocar as sementes eu utilizo so a agua q foi passada na peneira ou nos sedmentos das raizes com a agua de coco??

  2. #2
    Lourdes 
    Tuesday, 14. May 2013

    Bom dia! Agradeço a dica, pois outros lugares ensinam, mas é muito elaborado e nem sempre a gente tem todos ingredientes, mas assim ficou mais fácil. Muito obrigada, vou fazer e depois eu conto. Lourdes

  3. #3
    Marilda morici 
    Saturday, 21. September 2013

    Plantei como esta ensinado. Agora é só esperar alguns meses. Mas quantos meses?

  4. Bom dia, gostei da dica de como semear, só não entendi se é para usar o macerado da raiz, ou apenas a água que saiu do macerado.

Comente sobre o post