Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




orquídea do mato

As Orquídeas do Mato são uma enorme curiosidade. Principalmente para nós que amamos plantas. Pois além de serem lindas, elas são cultivadas apenas em lugares específicos.

Neste artigo vai ser mostrado os tipos de orquídeas  e que essas plantas são divididas em 3 grupos.

São eles as: epífitas, rupícolas e terrestres.

As orquídeas do mato são terrestres e nós a encontramos apenas em vegetações selvagens, ou seja,  no meio de florestas. Assim, as orquídeas do mato criaram uma grande preferência por ambientes a céu aberto. Apesar disso, muitas pessoas tentam cuidar de orquídeas do mato em casa.

Mas já adianto, isso não é recomendado para iniciantes e irei dizer o porque logo adiante. A estimativa é que existam cerca de 30 mil espécies de orquídeas, sendo que mais de 1500 delas vivem em lugares como a Mata Atlântica.

São essas que conhecemos como as orquídeas do mato. É possível encontrar orquídeas do mato de diversos tamanhos, cores e formatos. E todas com lindas flores.

De modo geral, cuidar de orquídeas requer que você a coloque em um ambiente que seja adequado, independente de qual grupo a orquídea pertença. E como você pode imaginar, com as orquídeas do mato não é diferente.

Criar orquídeas do mato em casa
Cultivar orquídeas do mato em casa não é impossível, apesar de ser muito difícil. Isso porque estas orquídeas precisam que o seu habitat natural seja reproduzido quase a perfeição, para que elas possam se desenvolver.

O hábito de retirar as orquídeas do mato de seu local natural pode levar as espécies à extinção. Apesar disso, ainda existem pessoas que querem cultivar orquídeas do mato em casa.

Para isso será necessário muito conhecimento para reproduzir a iluminação, umidade e outros fatores do ambiente natural da planta. Portanto, é um cultivo difícil para a maioria das pessoas, principalmente para os que são iniciantes.

Tipos de Orquídeas do mato
A beleza das orquídeas do mato chamam muito a nossa atenção. Abaixo uma lista dos 10 principais tipos de orquídeas do mato que você deve conhecer.

Acianthera Saurocephala

1 – Acianthera Saurocephala
Nós encontramos essa orquídea do mato no Brasil, mas apenas no Pará, Acre e Amazonas.

Elas nascem em moitas e possuem folhas ovaladas muito características. O aspecto robusto dessa orquídea é dado graças a seu caule cilíndrico. Apesar de ser ovalada, as folhas dela são alongadas e geralmente na cor amarela. Quando estão abertas essas orquídeas apresentam algo parecido com verrugas em seu interior.

brassia

2 – Orquídeas do mato Brassia
Nós encontramos essa orquídea no Brasil, assim como em outros lugares da América do Sul como Bolívia e Peru. Um pouco mais distante, encontramos a orquídea do mato Brassia no México e na Flórida.

Essa orquídea também é conhecida como “orquídea aranha” e o período de floração pode durar semanas. Sabemos que ela produz muitas flores neste tempo de floração. A maior parte delas são epífitas e crescem em troncos de árvores.

Por fim, ela é uma orquídea tropical e que gostam muito de calor e de umidade constante.

Cattleya Granulosa

3 – Cattleya Granulosa
Nós encontramos essa espécie de Cattleya apenas no Nordeste brasileiro. Nos Estados de Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Mas é no Rio Grande do Norte onde encontramos a maior concentração dessa espécie de orquídea.

A floração pode ocorrer em diferentes épocas, dependendo da região em que ela está. Mas de modo geral, elas florescem entre os meses de junho e julho. Porém não se engane, nós também encontramos essa orquídea do mato florindo em outros meses. Principalmente entre os meses de dezembro e fevereiro.

Cattleya Júlio Conceição

4 – Cattleya Júlio Conceição
A orquídea do mato Cattleya Júlio Conceição é a primeira orquídea híbrida no Brasil.

Hoje em dia nós a encontramos facilmente em florestas e matas do Brasil, como na região amazônica. Apesar da Cattleya Júlio Conceição não ser nativa do nosso país.

Seu nome é em homenagem a Júlio Conceição, que foi o criador do Jardim Botânico de Santos. Ela possui uma floração linda, com flores brancas que duram cerca de 15 dias.

Possuem pouco perfume, mas com um cheiro bem característico. Além disso, é uma espécie que não pode ser retirar de seu local, pois não gostam de serem replantadas.

Cattleya labiata

5 – Orquídeas do nato Cattleya Labiata
Você irá saber se encontrar a orquídea Cattleya Labiata entre o final do verão e o começo do outono.

Pois o perfume dela é o seu maior atrativo.

Sendo que é no nordeste brasileiro que você poderá ter essa experiência, pois não é atoa que essa orquídea ficou conhecida como a “Rainha do Nordeste”.

Encyclia

6 – Orquídeas do mato
Assim como a orquídea Brassia, a orquídea Encyclia é mais uma orquídea do mato nativa da América Tropical.Assim ela também precisa de uma alta temperatura, boa iluminação e boa umidade para sobreviver.

As flores são pequenas e com uma enorme variedade de cores. Mas todas com um perfume super agradável.

Gomesa

7 – Orquídeas do mato Gomesa
Nós encontramos essas plantas epífitas em locais úmidos e próximo de rios. Apenas os Estados do Espírito Santo e o Rio Grande do Sul possuem ela em suas vegetações.

O período de floração dessa orquídea do mato é no verão e dura cerca de 15 dias. Sendo que suas flores são pequenas e bem peculiares.

Assim como as Encyclia, a Gomesa tem uma grande variedade de cores e possui um perfume muito agradável. Diferente da maioria das orquídeas do mato, a Gomesa são mais fáceis de cuidar.

E é na Mata Atlântica onde encontramos de modo mais fácil dois tipos delas, a gomesa crispa e a gomesa recurva.

Liparis-nervosa-3

8 – Orquídeas do mato Liparis Nervosa
Essas orquídeas gostam de florestas úmidas, encharcadas e baixas. E dificilmente se adapta a uma região diferente.

Suas pequenas flores aparecem entre os meses de dezembro e fevereiro. E é raro nós encontrarmos alguma delas. Além disso, é um tipo muito bonito e peculiar de orquídeas do mato.

Maxillaria-schunkeana-02

9 – Orquídea Maxillaria Schunkeana
Alguns Estados brasileiros têm a honra de contar com elas em sua vegetação. Como o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul.

Apesar de possuir flores de um vermelho intenso, que pode ser confundido com o preto, é difícil de se ver. Pois as flores são pequenas e ficam escondidas na folhagem. Além disso, é uma orquídea do mato que possui muitas florações ao longo do ano.

Porém de períodos curtos, de apenas 5 dias. É uma planta que gosta de locais úmidos e de sombra. Mas não gostam que suas raízes fiquem encharcadas de água.

Rodriguezia Bahiensis

10 – Rodriguezia Bahiensis
Está é uma orquídea nativa do Brasil. Nós encontramos a orquídea Rodriguezia Bahiensis na Mata Atlântica. Em regiões como Pernambuco, Bahia e Paraíba. Além de Minas Gerais.

É uma orquídea epífita e possui raízes muito finas, embora em muita quantidade. As flores dela podem assumir diversas cores. De modo geral, essa orquídea do mato é conhecida como “buquê de noiva”.

Essas foram os 10 tipos de Orquídeas do Mato mais comuns. Sendo que encontramos algumas delas no Brasil!

girassóis

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post