Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ludisiadiscolor

A ludisia discolor é uma planta da família Orchidaceae, originária da Ásia – Malásia, Indonésia e Bruma. Apesar de serem fundamentalmente apreciadas pela beleza da sua folhagem, suas flores , se observadas ao pormenor, têm também pormenores deliciosos e de rara beleza. Para quem possui um espaço temperado ou aquecido, vale a pena incluir um exemplar destes, com a vantagem ainda de florir numa época com menos florações nas orquidáceas.

A ludisia é uma orquídea terrestre ou rupícola, de folhagem e florescimento ornamentais, mas que se destaca principalmente como forração, em locais sombreados, ao contrário da grande maioria das orquídeas que se distinguem por serem plantas de vaso.

Desenvolve-se nas florestas de baixa altitude, em habitats sombrios e úmidos, na China, Filipinas, Malásia e algumas ilhas da Indonésia (Sumatra e Bornéu).

Ela não apresenta pseudobulbos e tem rizomas a princípio eretos, mas que tornam-se curvos e prostrados em sua base, de acordo com o crescimento. As folhas são ovais a elípticas, brilhantes e lindamente bronzeadas, com nervuras longitudinais prateadas a acobreadas, de acordo com a variedade.

Ocorre também uma variedade albina, com folhas verde claras e apenas um leve tom acobreado na página inferior. Floresce no fim do inverno e início da primavera, despontando longas hastes florais, eretas, com pequenas flores carnosas e delicadas, de cor branca, com uma pequena mancha amarela. A floração é durável e alcança cerca de duas semanas.

No paisagismo tropical a ludisia tem lugar cativo, principalmente naqueles cantinhos difíceis, com pouca luz e sem pisoteio. Ela oferece rusticidade e beleza, com uma folhagem interessante, de cores contrastantes e floração surpreendente para uma forração.

Além do jardim, a ludisia também pode ser plantada em vasos, sendo ideal para a decoração de ambientes internos, como salas de estar, shoppings, escritórios, etc.

Ludisia_discolor

Ela não necessita de sol direto e deve ficar até um pouco afastada de janelas mais ensolaradas. É ideal para terrários, onde o microclima úmido e quente lhe é favorável. É interessante observar que ela tende a cair para um dos lados do vaso com o tempo. Os dias curtos de inverno fazem a planta produzir uma haste vertical, com dezenas de pequenas flores brancas.

Sua manutenção é baixa e consiste na remoção das folhas e hastes florais secas. Se o rizoma ficar muito alongado, ela perde o vigor e neste caso deve ser replantada para recuperar o viço.

Deve ser cultivada sob sombra entre 80% a 90%, em substrato misto para rupícolas e epífitas, ou seja, bem drenável, contendo pedras, mas com material com boa capacidade de retenção de água como casca de coco quebrada, casca de pinus, carvão, terra vegetal, etc.

Ao plantá-la como forração, ou em canteiros, convém misturar areia grossa e terra vegetal ao solo e até mesmo materiais mais nobres como fibra de coco, vermiculita, turfa, esfagno, etc, melhorando assim o ambiente para o desenvolvimento das raízes.

Não tolera solos argilosos ou encharcados, apodrecendo rapidamente. Irrigue com frequência na primavera e verão e reduza as regas no outono e inverno, quando a planta entra em dormência. Da mesma forma, fertilize quinzenalmente, apenas nos meses quentes e assim que der os primeiros sinais de crescimento, no fim do inverno.

ludisia-discolor

Como plantar a ludisia discolor
Instruções

* Coloque a orquídea-joia perto de um lugar iluminado, mas sem o alcance direto dos raios de sol. A luz indireta manterá a folhagem verde-escura, enquanto a luz direta fará com que as folhas murchem e escaldem, ficando pálidas e avermelhadas. Ao ar livre, em regiões tropicais, esta orquídea terrestre fica continuamente sombreada ou recebe luz indireta através dos ramos de uma árvore perene acima dela.

* Regue a orquídea-joia somente para manter o solo uniformemente úmido. Se cultivadas em recipientes, eles deverão ter um furo de drenagem no fundo para evitar a podridão de raiz. Ao ar livre em jardins tropicais, plante a orquídea joia em um solo arenoso, enriquecido com matéria orgânica para que retenha alguma umidade, mas drene livremente após a chuva. Do outono à primavera, diminua a rega para manter o solo de úmido a ligeiramente seco.

* Aplique um fertilizante de orquídeas balanceado em um quarto da dosagem por parte de água, a cada 3 ou quatro semanas do meio da primavera ao começo do outono. Por crescer devagar e em um ambiente de sombra, não será necessário muitos nutrientes. Não fertilize do outono ao começo da primavera.

* Gire a 90 graus o recipiente onde ela está plantada a cada duas ou quatro semanas se cultivada dentro de casa. Isso impedirá que ela cresça torta em direção à janela.

* Retire as folhas mortas com um alicate de poda ou tesoura em qualquer época do ano. Corte somente a base da folha morta e não corte os brotos novos perto do solo ou do recipiente. Depois que as flores e a haste morrerem, elas também poderão ser aparadas para limpar a planta.

* Replante a orquídea joia na primavera após o término da floração. Inverta cuidadosamente a planta e retire-a do recipiente. Encha um novo recipiente que tenha de cinco centímetros a sete centímetros de diâmetro com uma mistura nova e plante à mesma profundidade que antes. Não plante a raiz mais profundamente do que antes, pois isso causará sufocamento e apodrecimento da mesma.

ludisia

Dicas e advertências
* As orquídeas joia prosperam em muita umidade, acima de 50%. Em lugares com baixa umidade, aumente a umidade em volta da orquídea colocando um recipiente sobre uma bandeja com seixos. Coloque de meio centímetro a um centímetro de água na bandeja para evaporar e elevar a umidade em volta da planta. Não deixe o nível de água tocar a base do recipiente, pois ela poderá encharcar o solo causando o apodrecimento das raízes.

* Deixe a água em temperatura ambiente antes de derramar em torno do solo da orquídea joia.

* Evite usar água filtrada pois ela terá altos teores de sais dissolvidos.

* Não fertilize demais a orquídea joia com o intuito de fazê-la crescer rapidamente.

* Os sais presentes nos fertilizantes queimarão e matarão a raiz da planta se usados em grande quantidade. Ela crescerá imponente e mais rapidamente se tiver condições ideais durante todo o ano.

* Mantenha a orquídea longe de qualquer corrente de ar proveniente de aquecedor ou ar condicionado.

Sua multiplicação é feita por divisão das touceiras enraizadas e estacas, e mais raramente por sementes.

folhas em-movimento-9

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post