Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Paphiopedilum maudiae "Darkness"

As orquídeas Paphiopedilum são originárias do continente asiático, desde os Himalaias até às Filipinas e Laos, passando pela China. Apesar de se cultivarem normalmente em casa ou no interior de uma estufa, no nosso país muitas espécies podem ser cultivadas no exterior em locais abrigados do sol e da chuva.

Os Paphiopedilum gostam de sombra, de ambientes mais frescos e úmidos, convém nunca deixar o substrato secar completamente, as raízes são diferentes das outras orquídeas, são finas, castanhas e com pilosidades.

Essas espécies de orquídea podem crescer no solo, agarrados a rochas ou, mais raramente, como plantas epífitas, nos troncos das árvores.

Nas nossas casas são cultivados em pequenos vasos com um substrato mais fino de modo a manter alguma umidade (uma mistura para orquídeas terrestres constituída por casca de pinheiro fina, musgo de esfagno ou perlite e fibra de coco).

Nestas orquídeas podemos colocar um prato na base do vaso para manter a umidade. As regas deverão ser feitas se possível com água da chuva ou água destilada e só devemos aplicar um fertilizante uma vez por mês. De dentro das folhas nascem as hastes florais. Algumas espécies dão só uma flor, outras são multiflorais.

A flor tem uma forma característica. Tem uma sépala dorsal geralmente grande e as outras duas sépalas estão fundidas formando um sinsépalo, as duas pétalas são muitas vezes pendentes e o labelo tem a forma de um copo parecendo também a parte frontal de um sapato, que originou a denominação comum de ‘sapatinho’.

As folhas são alongadas, com uma “dobra” longitudinal no centro. Podem ser completamente verdes ou podem ter manchas em tonalidades diferentes de verde. Costumamos dizer que as Paphiopedilum de folhas verdes são mais resistentes ao frio. As de folhas “pintadas” gostam de temperaturas mais amenas.

Os reenvasamentos devem ser feitos na primavera, depois da floração e só quando os vasos estão cheios de plantas. Se pretender dividir o vaso, faça-o de maneira a que fiquem sempre duas ou três plantas juntas em cada vaso e de modo a danificar o menos possível as raízes.

Não utilize vasos muito grandes, só o bastante para a planta crescer durante mais 2 anos. Demasiado espaço no vaso atrasa as florações podendo a planta estar anos sem florir.

Aconselha-se a quem se quer iniciar no cultivo de Paphiopedilum a começar pelos híbridos. Existem já muitos no mercado, de cores e formas variadas. Geralmente são mais resistentes e de cultivo mais fácil do que as espécies.

Phragmipedium longifolium

Há muitas espécies de orquídeas que levam o nome popular de “sapatinho”. Algumas são do gênero Paphiopedilum (o da foto é um Paphiopedilum maudiae “Darkness”), outras do gênero Phragmipedium, e uma minoria de outros gêneros mais raros de serem encontrados no Brasil.

Todas são terrestres, podem ser plantadas na terra preta comum com húmus de minhoca ou composto orgânico. Precisam ficar em local muito iluminado, mas sem receber a incidência direta de raios solares, que queimam as folhas.

Os sapatinhos costumam dar flores uma vez por ano, normalmente nos meses mais frios e úmidos, quando devemos diminuir um pouco as regas e a adubação. Passado o inverno, eles voltam a produzir novas raízes e brotos, sinalizando que devemos retomar os cuidados gerais.

Não podem ficar com as raízes encharcadas, mas apreciam ambiente constantemente úmido, por isso, procure plantá-los embaixo de uma árvore que ofereça boa sombra.

Paphiopedilum

Cuidados
- Mesmo sendo do tipo terrestre, as orquídeas paphiopedilum não devem ser plantadas em um solo comum.

- Pois você pode atrapalhar o crescimento e a respiração de suas raízes, fazendo seu cultivo ficar trabalhoso.

- Na natureza, as orquídeas terrestres têm muitos nutrientes vindos das árvores e também de animais mortos.

- E é claro, uma boa quantidade de água, na maioria das vezes.

E por isso, um cuidado que você deve ter ao escolher o substrato para sua orquídea é: Verificar se ele consegue reter bem a água.

Como a sapatinho não possui pseudobulbo e nem caule, ela não consegue armazenar água. Mas tenha cuidado, o substrato não pode ficar encharcado, ele deve ficar úmido.

Os substratos recomendados para seu cultivo são muito diversos, então escolha qual é o de sua preferência, desde que mantenha umidade.

Algumas das melhores opções de substratos para a orquídea sapatinho são:
* Musgo de esfagno
* Perlite
* Fibra de coco
* Casca de pinheiro fino

Você também pode optar por fazer uma mistura com todos esses substratos. Além disso, verifique se o substrato não vai se compactar com o passar do tempo, pois caso aconteça isso, pode matar a sua orquídea sufocada nas raízes. Porque quando o substrato comprimir, ele vai impedir o crescimento e a respiração das raízes.

Sapatinho

Como regar

Normalmente você vai aprender que com todas as orquídeas, o você tem que tomar cuidado com o excesso de água. Por que o excesso pode apodrecer as raízes e matar a orquídea.

Mas no caso das paphiopedilum, um dos maiores cuidados que você deve ter é com a falta de água. Pois como dito acima, essa planta não possui meios para guardar água. Então cuidado para não matá-la de sede.

A rega deve ser aumentada durante os tempos de calor, pois a evaporação da água é maior. Basta nunca deixar os substratos secarem.

E também não deixe que as raízes fiquem encharcadas. Quando for regar, tente fazer isso pela manhã, utilizando água morna. Procure utilizar água da chuva ou água destilada.

Já quanto a umidade, garanta que ela tenha uma umidade grande no local onde está. Isso porque na natureza, elas vivem abaixo das árvores, onde tem uma umidade constante em suas raízes.

Como adubar a orquídea Sapatinho (Paphiopedilum)
As orquídeas sapatinho em sua maioria são plantas que não necessitam de uma grande quantidade de adubação. Isso acontece, por que elas são plantas de crescimento mais lento, o que as faz gastarem menos nutrientes. Por isso, durante o período vegetativo adube uma vez a cada mês.

O período vegetativo é aquele compreendido entre a germinação e a floração, quando a planta cresce e se fortalece através da fotossíntese e acumula recursos que serão fundamentais na seguinte fase. Um mês antes da floração começar, adube 1 vez por semana a sua orquídea.

Já os adubos adequados são foliares do tipo:
* NPK 10 10 10
* NPK 20 20 20
* NPK 30 10 10 (apenas se estiver sendo cultivada em cascas, pois ao se desfazer, essas cascas gastam muito nitrogênio)

Ao aplicar, lembre-se de borrifar nas folhas e também no substrato. Mas tenha cuidado com o horário, de preferência adube no começo da manhã (até 9hrs). Pois, o sol em conjunto com o adubo pode queimar suas folhas e também suas raízes.

Paphiopedilum Leeanum

Flores e Floração
Se você cuidou de sua orquídea, vai chegar a hora de receber o seu prêmio, e essa hora é a floração. As orquídeas sapatinho podem variar muito o seu tipo de floração.

Sendo que algumas possuem hastes uni-florais e outras hastes multi-florais e a duração de cada uma pode variar.

As duas principais características de sua floração:
- Elas florescem uma vez por ano, nos meses frios e mais úmidos.
- Suas flores vão durar de 6 a 8 semanas.

Agora, se você plantou a sua orquídea sapatinho com uma semente e ela está demorando para florescer, não se assuste. As paphiopedilum demoram em média de 3 a 4 anos para dar a sua primeira floração.

E caso sua floração ocorra naturalmente, é necessário que se realize uma poda. Isso garantirá uma nova floração no ano seguinte. Essa poda ocorre quando as flores já tiverem sido finalizadas (mortas ou caídas).

Você deve cortar a ponta até o nível das folhas com uma tesoura esterilizada. A tesoura garante que não sejam propagadas doenças a sua orquídea. Após isso, basta continuar cuidando de sua planta que no ano seguinte ela estará com uma nova floração.

flores  brancas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post