Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




peristeria-elata-1

A orquídea-pomba é uma orquídea nativa das regiões montanhosas da América Central e noroeste da América do Sul. Seu crescimento é simpodial, que pode se comportar tanto como epífita, quanto terrestre.

Ela habita em locais com mais de 1000 metros de altitude, preferindo áreas de bosques, com substratos ricos, que podem ser troncos velhos de árvores, recobertos de musgos e outras epífitas, ou diretamente no nível do solo, mas sempre em locais com abundante matéria orgânica em decomposição.

Ela apresenta pseudobulbos ovóides, com cerca de 12 cm de altura, alongados e com quatro grandes folhas cada, plissadas. A inflorescência surge na base dos pseudobulbos, com uma longa e forte haste e de 4 a 12 flores. A flor é um espetáculo à parte.

Com pétalas e sépalas muito semelhantes, carnosas, côncavas e de uma cor branco marfim, elas formam um invólucro perfeito para o labelo, pontilhado de púrpura, que tem um formato muito peculiar, parecendo com uma pequena pomba de asas abertas, o que lhe rendeu os distintos nomes populares, de orquídea-pomba e flor-do-espírito-santo, por exemplo.

Peristeria elata_1

Ela é perfumada, e dizem que seu aroma lembra a cerveja. A floração acontece na primavera.

Essa linda orquídea é um ítem muito buscado por colecionadores. Em vasos bonitos, ela pode enfeitar diferentes ambientes durante a floração.

As flores são especialmente duráveis e podem ser utilizadas como flor de corte também. Devido à coleta indiscriminada desta orquídea da natureza, ela encontra-se seriamente ameaçada de extinção.

Deve ser cultivada sob meia sombra, ou luz difusa, sem tomar o sol direto nas horas mais quentes do dia. O ideal é utilizar um sombrite com 50 a 60% de sombreamento. No inverno, a luz pode aumentar, o que parece lhe favorecer o florescimento.

orquídea pomba

Em seu habitat esse fenômeno acontece naturalmente, pois ela muitas vezes vegeta sob a copa de árvores caducas. Aprecia umidade ambiental, muito calor e regas frequentes, sem encharcar.

Gosta de substratos mistos, entre materiais para epífitas, como sfagno e casca de pinus, e materiais para terrestres, como pedra britada, turfa e areia.

Multiplica-se por separação dos pseudobulbos, ficando cada nova muda, com uma estrutura completa e pelo menos três pseudobulbos cada, além de uma brotação guia.

Comercialmente a multiplicação pode ser realizada por sementes ou meristema, em laboratório.

janela azul

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post