Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




bromélia

As bromélias apresentam riqueza e abundância de espécies, nas regiões tropicais e neotropicais, sendo consideradas espécies “chave” nos ecossistemas em que se encontram, disponibilizando seus serviços a outros seres vivos, o que indica que a extinção de algumas espécies de bromélias possa levar a extinção, outras espécies, sejam elas micro ou macroscópicas, associadas a elas.

Classificação
Dependendo de onde eles moram, as bromélias podem ser classificadas como:

Terrestre: se eles crescem no chão;

Rupícolas ou saxícolas: se vivem em pedras ou rochas, e

Epífitas: se vivem em outras plantas.

As bromélias constituem um gênero com um grande número de espécies terrestres e epífitas, que vivem em clima tropical quente de 0 a 2900 m acima do nível do mar, em dunas costeiras e florestas tropicais úmidas.

Devido ao seu alto grau de endemismo, as bromélias constituem um dos gêneros mais importantes em seu habitat, as florestas úmidas tropicais.

Inúmeras relações mutualísticas são estabelecidas entre bromélias e outras espécies, o que as torna, essenciais a existência de outras espécies e ao equilíbrio nos ecossistemas onde são encontradas.

Mosquitos e aranhas são os artrópodes que mais se destacaram, pois muitos estudos e observações foram desenvolvidos, nos quais esses animais ovipositam, forrageam e vivem nessas plantas.

Alguns são especialistas, dependem exclusivamente de bromélias para sobreviver, assim a existência dessas plantas, pode estar intimamente ligada a sobrevivência desses animais e de outro, não apenas invertebrados, como também de aves , anfíbios e mamíferos.

Vertebrados que se destacaram na pesquisa foram os beija-flores polinizando e os anuros ovipositam e forrageam em bromélias. Apenas dois trabalhos discutiram frugívoria, um com micos-leões e outro com ursos.

bromélia

Herbivoros forrageam partes das bromélias foram apresentados na pesquisa e também insetos controladores desses herbívoros, em pesquisas que são desenvolvidas na América do Norte.

Bromélias apresentam mecanismo CAM, que serve para realização da fotossíntese, com reduzidas perdas de água, abertura dos estômatos à noite.

Efeitos estocásticos (queda de árvores, a formação de clareiras naturais) associados ao desmatamento e o extrativismo de espécies ornamentais aumentam a probabilidade de extinção dessas espécies, que tem acelerado o processo de fragmentação da Mata Atlântica, provocando o empobrecimento da flora em geral e a predominância de espécies com dispersão anemocórica, com redução de espécies.

O presente trabalho teve como objetivo apresentar alguns serviços oferecidos pelas bromélias, para a conservação e manutenção dos ecossistemas. Mesmo sendo encontradas em diversos ambientes, essas plantas, são mais conhecidas e estudadas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Sul e Sudeste do Brasil apresentam vários trabalhos sobre essas plantas, enquanto as demais regiões são carentes em pesquisas.

A extração dessas plantas de forma desordenada pode levar a extinção, espécies que nem sequer chegaram a ser descritas. Interferindo no fluxo gênico entre populações, alterando a dinâmica das teias tróficas e comprometendo a sobrevivência de outras espécies que vivem associadas as bromélias.

floresta magica

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post