Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




epifita---genero-neoregelia500

As bromélias se caracterizam por serem flores muito bonitas e resistentes, além de serem muito fáceis de serem cultivadas. Além disso, as bromélias possuem a vantagem de não atrair os malfadados mosquitos transmissores da dengue.

As bromélias estão distribuídas nas regiões tropicais do planeta, com exceção de uma espécie que é nativa do continente africano. As bromélias podem ser encontradas por todo o continente americano: desde os Estados Unidos, passando pela América Central e pela América do Sul. Elas estão divididas em 60 gêneros e em torno de 3.000  espécies.

No Brasil, existem bromélias sendo cultivadas por todas as regiões, pois em vários lugares o clima e as condições são favoráveis para o cultivo das bromélias, sendo essas espécies vegetais sendo encontradas com muita facilidade na mata atlântica, sendo presente cerca de 40 gêneros e 1.200 espécies.

Uma das curiosidades das bromélias é que essas plantas só florescem somente uma vez quando se encontram em seu estado adulto, depois geram filhotes para encerrar o seu ciclo de vida. A grande maioria das Bromélias são espécies vegetais epífitas que vivem apoiadas em outras plantas, principalmente nas florestas tropicais.

Neoregelia_1

O gênero Neoregelia
Esse gênero é nativo do Brasil, e se caracteriza por não apresentar caule e ser uma planta rizomatosa, isto é, possui rizomas que são uma espécie de caule subterrâneo que tem como função armazenar nutrientes para o sustento e desenvolvimento da espécie vegetal embaixo do solo.

As bromélias que fazem parte do gênero Neoregelia possuem rosetas bem abertas, que apresentam até 40 cm de diâmetro. As folhas das espécies vegetais que pertencem a este gênero podem ser largas e estreitas, mudando de acordo com a espécie de bromélia.

As folhas das bromélias do gênero Neoregelia são duras e possuem aspecto coriáceo (lembram o couro), e apresentam espinhos em suas margens. As folhas podem ser encontradas na coloração verde.

As inflorescências deste gênero são representadas pela mudança das folhas que ficam dentro da roseta, as chamadas brácteas, e de uma maneira geral apresentam coloração vermelha, com o objetivo de proteger as discretas flores brancas que são formadas. Essa combinação acaba compondo um conjunto bastante decorativo e ornamental, o que acaba ajudando o uso ornamental dessa espécie vegetal.

As bromélias pertencentes ao gênero Neoregelia se caracterizam por serem plantas epífitas, isto é, são plantas que vivem sobre outras plantas, fazendo das espécies vegetais uma espécie de apoio para conseguir melhores condições de sobrevivência (nutrientes, ventilação, luminosidade e etc.).

gênero Neoregelia

Apesar dessas bromélias viverem sobre outras plantas elas não se caracterizam como seres parasitas, pois elas não roubam os nutrientes da espécie vegetal em que se apoiam. Também são bastante encontradas vivendo nas fendas das pedras.

As bromélias que pertencem ao gênero Neoregelia possuem uma excelente capacidade de retenção de líquidos, fazendo com que a água seja retida na parte chamada de copo central, que se forma conforme a disposição das rosetas das folhas das bromélias deste gênero.

As folhas compõem este gênero se caracterizam por serem dura e apresentarem grande brilho, podendo ter a sua coloração modificada conforme as condições de luminosidade (maior ou menor quantidade de luz) e durante a época da floração, como uma maneira de realizar a atração dos agentes polinizadores destas Bromélias.

Na grande maioria das vezes em que as folhas mudam de cor, elas passam a apresentar coloração vermelha e algo próximo as suas demais tonalidades. As folhas podem ter variegações (áreas com cores diferentes), com a presença de listras e de pequenas manchas que lembram salpicos.

As flores desse gênero de bromélias são de tamanho pequeno, e geralmente possuem cor branca, azul, púrpura e rosa. Depois que acontece a floração, as bromélias do gênero Neoregelia costumam emitir brotações em suas laterais, das quais irão surgir novas espécies vegetais.

brom.neoregellia

As bromélias que compõem este gênero, devem ser cultivadas fazendo a aplicação de substrato apropriado para as plantas epífitas, como por exemplo: a areia, a casca e a fibra de coco e outros tipos de substratos. É interessante que o substrato seja mantido úmido para o bom desenvolvimento da espécie vegetal cultivada.

O substrato aplicado para o cultivo deste gênero não precisam ser ricos em nutrientes. A luminosidade é outro fator importante para o bom desenvolvimento das Bromélias deste gênero, que podem ser cultivadas recebendo incidência de luz solar direta nos momentos em que esta for menos quente e mais amena (os melhores horários são pela manha cedo e no final da tarde). No restante do dia, as bromélias devem ser cultivadas a meia sombra.

bromélia

Multiplicação
As bromélias pertencentes ao gênero Neoregelia se propagam de 3 maneiras: dispersão das sementes, por divisão dos rizomas e pela separação dos brotos laterais.

A multiplicação por dispersão das sementes é bastante comum, e consiste em espalhar as sementes geradas pelas bromélias, em locais apropriados para o cultivo, de forma que as sementes germinem e brotem uma nova planta.

A multiplicação por divisão por rizomas consiste em dividir o rizoma da bromélia que pertence em pequenas partes, de forma que estas partes possuam ramos, folhas e raízes.

Esses pedaços devem ser colocados em novas covas para germinarem e gerarem uma nova bromélia. A multiplicação por separação dos brotos laterais consiste em fazer a retirada das brotações laterais que surgem nas bromélias, e colocar as mesmas em locais apropriados para o cultivo de forma que estas brotações consigam gerar novas plantas. Esses brotos devem ser retirados da planta mãe quando atingirem o tamanho aproximado de 2/3 da bromélia original.

neoregelia

A utilização das bromélias do gênero Neoregelia
As espécies vegetais que pertencem a esse gênero de bromélias são muito utilizadas pelos paisagistas e decoradores de ambientes, podendo ser usadas no jardins, em espaços abertos e com bastante sol.

Quando as bromélias do gênero Neoregelia são cultivadas nessas condições climáticas (local aberto e expostas ao sol pleno), as suas folhas passam a apresentar uma cor verde amarelada, o que acaba deixando as plantas mais bonitas e com suas características decorativas realçadas.

Essas espécies vegetais podem ser utilizadas na composição de jardins suspensos, na composição de jardins verticais e podem ser cultivadas em vasos, jardineiras e cestas suspensas.

entardecer

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post