Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




veudenoiva

O véu-de-noiva é uma planta de forração e muito apreciada por paisagistas devido ao seu baixo custo de manutenção e a pouca atenção que a planta exige na hora de cuidar.

É uma espécie de planta que pertencente à família das Commelinacee, com origem na América do Norte, com incidência no México.

É uma planta categorizada como flores perenes e florescem durante o ano inteiro, o que significa que cultivando essa planta no jardim, terá uma florescência sempre bonita e ativa, sem aqueles longos períodos de uma planta aparentemente seca ou morta.

Apesar de ser originário da América do Norte, o véu de noiva pode ser encontrado em diversas partes do mundo ocorrendo então, de apresentarem-se em outras nomenclaturas.

Medindo entre 40 e 90 cm de altura, o véu-de-noiva é uma planta herbácea de muita importância para paisagismo. Apresenta-se em uma quantidade grande de ramos e estes são sempre muito delicados e articulados em nós.

Cada um desses nós é responsável por fazer nascer uma raiz, mas somente em casos dos nós articulados estando em contato direto com o solo. As folhas são ovais e sempre verde escura na parte superficial e o lado inferior apresentam-se na cor roxa.

As flores são bem pequenas e apresentam-se solitárias e na cor branca, sempre com três pétalas. Da planta também brota um fruto capsular em forma oval com algumas sementes e sempre na cor marrom clara/castanha.

O cultivo desta planta pode ser feito tanto no solo, em vasos como em cestas pendentes. Como é uma planta que não exige muitos cuidados, precisa atentar-se apenas para alguns pontos como podas regulares para que a folhagem seja renovada sempre.

Essas podas podem ser feitas em períodos maiores sem nenhum problema, contanto que a planta não fique sem corte. Uma boa irrigação e fertilização orgânica ajudam para que o véu-de-noiva cresça bem. Esse último pode ser feito de seis em seis meses de preferência.

veu-de-noiva

A planta deve ser deixada sempre em meia sombra ou sob a luz difusa e plantada em um substrato bem fértil. Em locais com muita luminosidade, o véu-de-noiva vai se apresentar bem compacto e na cor roxa para suas folhagens.

Se as condições de luminosidade forem baixas, o véu-de-noiva vai se desenvolver mais esparsa e pode não apresentar a cor arroxeada em suas folhas.

O solo deve ter uma boa capacidade de reter água e ser ao mesmo tempo bem drenável. Como é uma planta rústica, não há necessidade de dar tanta atenção ao véu-de-noiva dando as condições ideais de solo e água.

Apesar de ser rústica, a planta é bem sensível e não suporta pisoteios, então caso resolva usar essa planta como forração é sempre bom atentar-se sobre a movimentação do ambiente.

Por ser uma planta tipicamente de clima subtropical e tropical, o véu de noiva não tolera geadas ou frio muito intenso. No período onde as temperaturas caem, é indicado que as regas sejam reduzidas. A multiplicação é feita por ramos ou estaquia.

Commelinaceae (19)

Como plantar
Preparar a terra de forma correta para plantar o véu-de-noiva é muito importante. Por isso esse pequeno tutorial não deixará passar nenhum detalhe para que a planta cresça bem e deixe o jardim muito mais bonito.

Passo 1: Enriqueça bem o substrato que vai usar no cultivo da planta, em matéria orgânica.

Passo 2: Misture húmus de minha com composto orgânico. Para cada 1parte de húmus deverá ser colocado 1 parte de composto orgânico.

Passo 3: Na mistura acima, acrescente adubo granulado do tipo NPK com formulação de 10-10-10. A quantidade ideal é de 1 colher de sopa de adubo para cada vaso de planta.

Passo 4: Abra um buraco de tamanho equivalente a uma mão fechada e coloque parte da mistura. Plante a muda nessa cova com muito cuidado para não quebrar os galhos do véu-de-noiva.

Passo 5: Regue para firmar mais a planta ao solo. Essa irrigação deve deixar a terra úmida de leve, não se deve jamais deixar a planta encharcada. As regas tem que ser feita com frequência.

O processo de adubação citado mais abaixo, deve ser refeito a cada 4 meses para que a planta cresça bem e os nutrientes sejam repostos.

Passo 1: Dissolva uma colher de sopa de adubo em 2 litros de água sempre em temperatura ambiente. Pode colocar essa mistura em um recipiente ou até mesmo em uma garrafa de refrigerante descartável.

Passo 2: Sacuda bem essa mistura para que o adubo seja dissolvido por completo na água.

Passo 3: Use no máximo 1 copo pequeno dessa mistura em cada caso da planta. Se ela estiver plantada diretamente ao solo, faça o comparativo e reponha os nutrientes para a planta, de acordo com o tempo indicado mais acima.

Dê preferência a cultivar esse tipo de planta em jardins a meia sombra, porém com muita iluminação e a fazer caminhos em passarelas. Você deve atentar apenas para o cultivo porque se não for podada com frequência, o véu de noiva pode se tornar invasivo em algumas circunstâncias.

Keefers_AnimatedFlowers1124

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



4 Responses

  1. Gostei muito do post, comprei um vasinho de veu-de-noiva e precisava saber com cuidar. As informações foram muito úteis.
    Obrigada

  2. #2
    Rosemary da Silva 
    Sunday, 2. December 2018

    Meu veu de noiva nao esta florindo o vaso esta carregado mas ela não floresce o que fazer?obrigada

  3. #3
    Itamar Almeida Leandro 
    Monday, 6. May 2019

    Comprei um vaso médio de uma Veu de Noiva já florido, as folhagens estão lindas, nas cores originais.
    Paguei R$ 30,00; Instalei o vaso em minha sacada, pega Sol pela manhã; estou preocupado com a temporada frio que está chegando em Brasília.
    Pergunto: Devo leva-la para dentro de casa quando baixar muito a temperatura?

  4. #4
    Simone da Silva Santos 
    Thursday, 1. August 2019

    Bom dia tenho uma dúvida minha planta véu de noiva vi que está cheia de caracol já coloquei lesmicida queria saber se posso replantar se tem como tirar os invasores? Coloquei isca mas não foi não sei morreram! Acha que ainda tem salvação qual substrato ideal PF?

Comente sobre o post