Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




evo

Nome científico: Evolvulus pusillus.

Família: Convolvulaceae.

Nome popular: gota-de-orvalho.

Etimologia: Evolvulus é um termo em latim e significa ‘a estender-se’, atribuído à característica de seu hábito rasteiro de crescimento.

Origem: Brasil.

Características gerais: é uma planta herbácea, rasteira, florífera, com porte de 5 a 10 cm de altura, com aspecto bastante delicado. Apresenta folhas ovaladas, pequenas, glabras, que são distribuídas simetricamente ao longo da ramagem. As flores são solitárias, brancas e pequenas, que se abrem pela manhã, sendo formadas principalmente na primavera-verão.

evolvulus

Condições de cultivo: recomenda-se o cultivo a pleno sol ou meia-sombra, sendo pouco exigente em tipo de solo. Adapta-se bem a regiões de clima tropical e subtropical.

Propagação: é feita por mudas e por estaquia.

Usos: pode ser utilizada em vasos ou jardineiras, mas o uso mais comum é como forração em jardins, cobrindo às vezes, extensas áreas.

Curiosidades: a espécie Evolvulus alsinoides é utilizada para fins medicinais. O óleo extraído é usado como tônico capilar e para promover o crescimento dos pêlos. Também pode ser utilizado em doenças dermatológicas. O suco da planta inteira é tradicionalmente utilizado em diversos transtornos mentais.

942

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. #1
    Ana Suzete 
    Friday, 28. January 2011

    onde consigo uma muda?

  2. achei a gota de orvalho uma das flores mais bonitas e a raflesia uma das mais fantasticas por seu imenso tamanho

  3. #3
    Erenir de Sant' Anna 
    Saturday, 31. March 2012

    Parabéns pelo site.

    Estava procurando esta florinha e a encontrei aqui. Estou escrevendo um livro e um dos personagens cita essa flor em um passeio em Firenze. É o segundo volume de uma trilogia. Você saberá do lançamento. Obrigada.

    Erenir

Comente sobre o post