Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Calisia repens

Espécie botânica da família Commelinaceae, nativa do México sendo comum da América Central até a América do Sul. É muito comum em áreas da caatinga de Pernambuco – Brasil, em fase de regeneração.

Trata-se de um arbusto perene, herbácea e rasteira, de pequeno porte, alcançando apenas 5 a 25 cm de altura. Ela apresenta folhagem densa e muito ornamental, formada por caule ramificado, filamentoso e comprido, de coloração arroxeada que se enraízam em cada nó, o que permite formar um tapete, e numerosas folhas cerosas, delicadas, pequenas e verde-arroxeadas, com a página inferior roxa.

É também conhecida popularmente como dinheirinho, tostão e mosquitinho. A espécie vegetal recebe esse nome pelo fato de suas folhas apresentarem um formato que recorda uma moeda.

A Callisia repens cresce em áreas de sombra úmida, pode ser encontrada em solos rochosos, arenosos, de cascalho e também escala sobre rochas. Tem sido amplamente cultivada como planta ornamental em jardins e quintais nas regiões tropicais e subtropicais.

Callisia_repens_
Características da planta
A família botânica da Callisia repens (Commelinaceae), se caracteriza por apresentar espécies vegetais herbáceas e perenes, que possuem folhas macias. Geralmente as plantas dessa família são utilizadas no paisagismo e na ornamentação de ambientes.

O dinheiro-em-penca possui ciclo de vida perene e apresenta um crescimento muito rápido. Além disso, possui uma folhagem densa e de características ornamentais. O dinheiro-em-penca apresenta uma textura bastante fina e delicada, por isso é muito valorizada pelos paisagistas.

O caule da planta se caracteriza por ser cheio de ramos, filamentoso e comprido. O caule possui cor roxa e uma grande quantidade de folhas. As folhas da planta são pequenas e bastante delicadas, além de serem cerosas (aspecto de cera) e apresentam um formato que lembram uma moeda.

As partes inferiores das folhas são de cor roxa. As flores da planta do dinheiro-em-penca são de cor branca e de tamanho pequeno, mas não apresentam a mesma importância ornamental que as folhas.

Callisia repens variedade vermelhaCallisia repens variedade vermelha

A planta pode ser usada principalmente como forração à meia sombra, formando volumosos canteiros. Quando essa espécie vegetal é cultivada em vasos ela fica com aspecto de planta pendente. Por isso, a sua utilização em vasos suspensos e jardineiras é muito requisitado, pois acaba ressaltando a beleza dessa espécie vegetal formando belos cachos verdes.

Cultivo e cuidados
Essa é uma espécie vegetal que deve ser cultivada à meia sombra e preferencialmente em solo fértil.

O solo para manter os níveis de fertilidade deve sofrer aplicação de material orgânico e ser irrigado de maneira regular. A irrigação pode ser feita todos os dias nos períodos mais quentes do ano e que tenham pouca umidade relativa do ar.

É necessário que sejam tomados cuidados para que o solo não fique encharcado, o que pode causar pragas e doenças devido ao surgimento de fungos. Para o bom cultivo é interessante usar o solo típico de regiões de clima tropical, que se caracterizam por serem ricos em material orgânico e bem fofo.

O dinheiro-em-penca não suporta o frio, nem ventos fortes e nem ser pisoteada. Devido não tolerar o frio, não deve ser colocada em salas que tenham ar condicionado. Apesar de não tolerar o frio, ela não pode ser cultivada sob pleno sol, pois o sol deixa a planta com coloração vermelha e pode queimar as suas folhas.

Callisia repens 111
Por isso é interessante cultivar a planta o dinheiro-em-penca embaixo de outras árvores. Quando a planta é cultivada sob sombra constante, ela perde a sua densidade e cresce com entrenós maiores. Nessas condições a planta fica com coloração verde, em caso de não ser pisoteada.

A planta aprecia que o solo seja adubado periodicamente, podendo ser mensal na época da primavera e do verão. É uma espécie vegetal que se adapta com facilidade a diversos tipos de jardins, sendo indicado o cultivo e plantio para regiões rochosas e para lugares que apresentem umidade.

Propagação
O dinheiro-em-penca se propaga através da divisão de seus ramos enraizados e por estaquia. Para isso, basta cortar um ramo diretamente da planta e colocar o mesmo em um vaso com substrato rico em material orgânico.

Depois é necessário deixar o solo úmido, até que nasçam as raízes, a planta deve ficar em local sombreado. Se propaga e se alastra com grande facilidade. Para formar um belo vaso ornamental, basta colocar vários ramos e deixar que os mesmos se desenvolvam.

Importante
O dinheiro-em-penca, uma vez estabelecido, cresce e forma uma densa cobertura no solo ou “camas” no chão da floresta impedindo a germinação e o estabelecimento de plantas nativas.

56 - 1

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post