Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




commelina_erecta

Nome Científico: Commelina erecta
Nome Popular: Trapoeraba, santa-luzia, andaca
Família: Commelinaceae
Origem: América Tropical
Ciclo de Vida: Perene

A trapoeraba é uma herbácea florífera originária dos trópicos, mas que possui grande capacidade de adaptação e hoje em dia pode-se vê-la em climas subtropicais e temperados. Ela apresenta folhas lanceoladas ou lineares, glabras, verdes, macias e de margens arroxeadas, onduladas e com cílios brancos. As hastes são eretas a ascendentes, com cerca de 40 cm de altura e facilmente enraízam quando os nós tocam o solo.

As flores são axilares e apresentam duas pétalas azuis, grandes e vistosas e uma terceira pequena, branca e discreta. A floração ocorre na primavera e no verão.

É uma planta muito rústica, mas que não tolera períodos muito secos. Adequada para a formação de maciços e renques junto a muros, sendo excelente para cobrir o solo em torno do tronco das árvores, como forração de meia-sombra.

Pode ser plantada em vasos e jardineiras também.

Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com muita matéria orgânica, mantido úmido.

Devido à sua grande capacidade de adaptação e multiplicação, a trapoeraba pode se tornar invasiva.

Multiplica-se por estaquia e por sementes.

florzinha

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Gosto muito de seu site.Sempre venho aqui para tirar dúvidas sobre as plantinhas que eu amo muito.Sempre achei essa florzinha,Trapoeraba linda pois as flores azuis são as minhas preferidas e agora descubro que posso tê-la plantada em vaso.Muito obrigada.

Comente sobre o post