Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Symphyotrichum tradescantii

A áster-arbustiva talvez seja mais conhecida pela aparência do que mesmo pelo nome. Ela é um arbusto originário na América do Norte e também é conhecido como monte-cassino. Está na categoria de flores perenes e faz parte da família asteraceae.

A planta atinge uma altura entre 0.9 e 1.2 m  e é dona de um aspecto muito delicado. Pode-se dizer que é uma flor muito charmosa, até porque se trata de uma planta classificada como muito florífera.

A ramagem da áster-arbustiva é bem ramificada e as folhas se apresentam na forma filiformes (quando a forma das folhas são finas e longas), bem pequenas e de coloração verde escura.

Com o passar do tempo os ramos da áster-arbustiva vão lignificando (se trata de um processo natural de biossíntese e que no caso da áster-arbustiva provoca a mudança da cor do caule dela) e por isso passam a ter a cor marrom.

symphyotrichum-anticostense

As flores  realmente são delicadas e porque não dizer lindas. Elas se reúnem em pequenos grupos. As suas características são: as pétalas brancas, o centro é amarelo bem vivo. E pode ser que vendo essas flores pode confundi-las com as margaridas. Na verdade elas parecem uma miniatura dessa espécie.

É uma flor muito usada como flor de corte e é conhecida como uma planta para “trabalhar” no lugar do mosquitinho ou gypsophila paniculata. Porém, a sua beleza garante a ela um outro lugar de destaque, no paisagismo. Ela é muito utilizada na decoração de jardins para fazer composições, bordaduras e maciços. O uso da planta pode ser em grupos ou mesmo isolada. Em alguns casos, elas são usadas nas jardineiras e também em vasos, para quem não tem espaço.

O melhor momento para ver a áster-arbustiva cheia de flores é durante o verão, momento da sua floração.

symphyotrichum-anticostense-f33

Cultivo
A áster-arbustiva gosta de calor, de sol pleno esse é o primeiro ponto chave na hora de plantá-la. A segunda coisa importante para que o cultivo dê certo é escolher um solo fértil e mais, ele deverá ser enriquecido por matéria orgânica. Já na hora de regar, lembre-se que deverá ser feito periodicamente. A planta apesar de gostar do calor suporte o frio subtropical.

Se podemos dizer que tem um ponto negativo é que mesmo sendo perene, com o passar do tempo, ela vai perdendo a beleza, o viço.

E mais uma coisa importante sobre o cultivo, anualmente é necessário refazer os canteiros para que a planta não morra. A multiplicação da planta pode ser feita através de estaquia ou com sementes.

Agora que já conhecem a áster-arbustiva já dá até para pensar em cultivá-la. Só não esqueça de esperar um dia bem ensolarado para o seu plantio dar certo e no calor você poder admirar a floração da sua planta.

E se você não tiver muito espaço, um quintal, um jardim, não desanime. Plante a áster-arbustiva em um vaso de flores, pode até conservá-la dentro de casa, mas não esqueça de colocá-la todos os dias sob o sol. Ela precisa da luz solar para ficar bonita e vistosa.

Lago-com-chuva

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post