Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




calendula

As flores atraem insetos e pássaros, que nos ajuda a aumentar a diversidade da vida em nosso jardim, trazem amor e alegria aos nossos olhos e corações.

Muitas flores são comestíveis, porém poucas são conhecidas e usadas em nossa alimentação. A couve-flor, o brócolis e a alcachofra são as mais comumente utilizadas.

A flor é o órgão de reprodução sexuada das plantas superiores, e após sua fertilização transformam-se em frutos, dos quais nos alimentamos.

Existem flores solitárias, como a abóbora e a rosa, e agrupadas, formando inflorescência como a margarida e a Hortência. A inflorescência é protegida por folhas especiais, chamadas brácteas.

Há muitos tipos de inflorescências, no caso das margaridas são chamadas de capítulo e o que chamamos de pétalas, são na verdade as lígulas. É importante ter estas noções básicas pois quando se fala de flores comestíveis, nem sempre é a flor inteira.

Feijão Phaseolus vulgaris
O feijão apresenta flores de muitas cores dependendo da variedade e lembram o gosto de próprio feijão. As flores podem ser colocadas em sopas e refogados.

Girassol – Helianthus annus
As lígulas são usadas em saladas ou sopas, devem ser rapidamente fervidas para diminuir o gosto amargo.

Hibisco – Hibiscus rosa-sinensis
As pétalas, que tem um leve gosto cítrico são usadas em quantidades pequenas, para decorar pratos culinários e em salada.

Pepino – Cucumis sativus
As flores do pepino são amarelas e tem gosto suave, que lembra o da flor da abóbora. Os botões florais podem ser empanados.

Perpétua – Centaurea cyanus
As flores da perpétua variam de rosa, azul a roxa. Suas pétalas são usadas em saladas e tem um gosto doce e picante, lembra o cravo da índia.

buque-de-rosas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post