Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




helicônia

Esta planta, muito comum em jardins decorativos, também é conhecida como caeté ou bananeira do mato e pertence ao próprio gênero Heliconia, da família Heliconiaceae. Trata-se de uma planta tropical, originária da América do Sul, América Central, Ilhas do Pacífico e Indonésia.

No entanto, seu nome é uma homenagem à montanha Helicon que fica no sul da Grécia, onde acreditavam-se viver as musas inspiradoras das artes. E não é à toa, pois a Helicônia tem um porte belíssimo!

Possui hastes longas e pendentes, com gomos grossos, vermelhos e amarelos que lembram os bicos dos tucanos e parecem pesadas, mas são levíssimas. Sua extensão é coberta por uma penugem avermelhada, proporcionando uma textura macia como veludo.

As folhas também são bem frágeis e rasgam facilmente com o vento forte e a chuva. As flores verdadeiras são brancas e ficam escondidas entre os gomos de cores vibrantes que imitam as cores de um pássaro.

helicônia

O cultivo da Helicônia é bem simples, pois ela não exige podas e adubações regulares. Por ser uma espécie de clima quente e úmido, o ideal é plantá-la em solo composto por partes iguais de terra e húmus, mantendo a umidade a maior parte do tempo.

Características principais
* As helicônias podem atingir alturas de 50 cm a 1 m, conforme a espécie.

* O fruto imaturo é de cor verde ou amarelo, e azul escuro na maturação completa. Geralmente traz sementes com 1,5 cm de diâmetro.

Helicônia: como cuidar?
A planta não necessita de cuidados muito elaborados. O solo mais indicado é úmido e rico em matéria orgânica. Ela deve ser irrigada com abundância e ser banhada pela luz do sol.

Cuidado com solos muito encharcados para evitar o apodrecimento das raízes. Toma cuidado com ventos fortes, que podem danificar as folhas da sua planta.

Por isso, recomenda-se molhar uma vez pela manhã e outra a noite, tomando cuidado apenas para não deixar o solo encharcado, uma vez que pode resultar em fungos.

Além disso, elas também gostam de luz solar. Portanto, mantenha-as sob luz solar direta por 6 horas todos os dias, ou então coloque uma lâmpada de sol, se for necessário.

O espaçamento entre uma planta e outra também é importante, pois elas precisam de muito espaço para se espalhar. O ideal é manter uma distância de 4 a 6 m entre elas.

Mantenha a Helicônia sempre limpa, livre de plantas daninhas para manter a unidade necessária, bem como retire folhas e caules mortos da planta para favorecer o seu crescimento.

Fora isso, o cuidado e o carinho devem ser os mesmos tidos com outras plantas e flores do seu jardim, uma vez que todas elas necessitam de nutrientes, poda, rega e muita atenção!

florestachuvosa

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post