Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Calendula

Cultivar é uma arte e amamos voltar nossa atenção para plantinhas de forma ajudá-las a crescer e vê-las se desenvolver. Entretanto cada planta tem suas especificidades para isso, por isso hoje vamos ensinar como cultivar calêndulas em casa e todos os cuidados necessários com essa planta.

Antes de tudo é importante destacar que as calêndulas são plantas belíssimas. Com suas flores características do tipo inflorescência, elas apresentam cores vibrantes em tons de amarelo ou laranja.

No entanto, apesar da beleza, elas possuem um aspecto rústico, por isso são bastante procuradas para preencher jardins ornamentais e até mesmo buquês.

A calêndula é um gênero de plantas pertencentes à família Asteraceae, também chamadas vulgarmente Maravilhas.

calendula

Originárias de climas temperados e frescos, ela possui um crescimento rápido. Além disso, ela faz parte do grupo das herbáceas, que atingem um comprimento que varia entre 25 a 75 cm de altura.

Entre suas qualidades podemos citar que ela é usada na medicina, por meio de infusões para compor o chá, pois tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias.

Além de todas essas características positivas, a espécie também é extremamente adaptável ao ambiente, portanto o seu cultivo é bem fácil.

Pertencente à mesma família das margaridas, a calêndula é originária da Europa meridional e se relaciona intimamente com o sol.

Curiosamente, essa flor abre suas pétalas assim que o sol nasce e as fecha na hora em que ele se vai.

No Brasil, a calêndula adaptou-se facilmente, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Hoje, ela é cultivada tanto para fins ornamentais como para a fabricação de medicamentos e cosméticos.

A flor, de coloração amarelo-alaranjada, caracteriza-se pelo inegável perfume e as folhas são macias e aveludadas. Planta anual, a calêndula pode atingir até 50 cm de altura e apresenta caules ramificados em duas hastes. As folhas inferiores são espatuladas e as caulinares são lanceoladas e alternadas.

Como cultivá-la
A calêndula é uma planta pouco exigente quando se trata do solo. Entretanto, para ter um desenvolvimento adequado e consequentemente crescer mais rápido, recomendamos o uso de terra adubada para que usufruam destes nutrientes para seu desenvolvimento.

Calendula

Para enriquecer este solo podemos utilizar de matérias orgânicas e sem precisar necessariamente comprá-las. Para fazer esta suplementação é importante a adição de compostos com a presença de nitrogênio, fósforo, esterco e restos de alimentos.

Esta planta exige um local com muito sol, pois locais com pouca luz natural faz com que elas cresçam muito pouco ou não se desenvolvam. Por isso é importante que ela fique em sol pleno durante o dia.

Quanto à sua rega, é preciso garantir que o solo estará bem úmido no momento de pôr as sementes na terra. Por fim, quando já estão prontas, vão precisar de pouca água, sendo duas vezes na semana o suficiente para que o solo não fique seco.

jardim florido

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post