Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




calceolaria-mix

Calceolária é um gênero botânico pertencente à família Calceolariaceae, formada por ervas ou arbustos geralmente com opostos, folhas serrilhadas e encontrada na América do Sul, Peru e Chile.

É uma planta perene, sendo bastante cultivada em diversas partes do mundo como uma planta de vaso. Como aparência ela conta com seu caule um pouco ramificado, e possui texturas herbáceas além de ser de pequeno porte, chegando a no máximo 30 cm de altura.

As inflorescências se apresentam de forma reta e ramificada, sendo assim compostas por várias flores amarelas, vermelhas e também alaranjadas, além de se contar com uma mistura destas cores e seus pontilhados marrons.

É uma flor que possui um formato muito singular, que conta com uma pétala inferior inflada que tem um formato bastante semelhante a o de uma pequena bolsa. É conhecida popularmente como Chinelinho-de-madame, Sapatinho-de-vênus e Tamanquinho.

A sua floração se estende pelo inverno e pela primavera. Em sua utilização atual é possível encontrar diversos exemplares desta planta na produção de decorações de interiores, vasos e ainda floreiras durante o período de floração.

Seu cultivo deve ser à meia sombra, ou mesmo em iluminação difusa, contando com um substrato fértil bem drenável, este que deverá ser enriquecido com matéria orgânica, com adubações regulares e também as irrigações frequentes.

Calceolaria x herbeohybrida amarela

Aprecia muito o clima ameno, podendo ser muitas vezes aproveitada em serviços de jardinagem e em locais que possuam clima subtropical e tropical de altitude. É uma planta considerada muito adequada para a formação de bordaduras e maciços de renovação anual.

Nos locais onde existe clima temperado poderá ser plantada em estufas e protegidas do frio intenso. Apesar da planta se perene ela é tratada como uma planta anual. Costuma ter a sua multiplicação por sementes que germinam em 10 dias.

Solo para plantio
A espécie exige um solo que seja rico em matéria orgânica, em uma mistura recomendada da seguinte forma, uma parte de terra comum de jardim e uma parte de terra vegetal além de duas partes de compostos orgânicos.

Seu cultivo deve acontecer sempre em locais de clima ameno, como citado acima, caso os climas da região de cultivo sejam intensos, tanto para o frio como para o calor, as plantas deverão ser cultivadas em estufas.

Devem, além disso, serem cultivadas á sombra já que não suportam sol diretamente mas é preciso que recebam diariamente pelo menos 3 horas diárias de luz do sol indireta para que fiquem saudáveis.

Quanto as suas regas esta é uma planta que gosta de água, porém de um solo que não esteja encharcado. A planta ainda poderá ser regada em média duas vezes por semana e caso você não consiga não existe problema nisso, pois ela aguenta uma rega semanal eventualmente. É recomendado também sempre se tomar muito cuidado na hora de regar as plantas para que não se molhe as flores e a base das folhas.

Calceolaria x herbeohybrida

Suas flores começam a surgir no final do inverno e também durante a primavera, nesta época inclusive é possível se encontrar á venda vasos de plantas de cores diversificadas que vão desde o amarelo-creme ao vermelho intenso ou ainda mesclando diversas cores, com manchas marrons de vários tamanhos.

Esta é uma planta bastante resistente as pragas e doenças, mas como é uma planta anual precisa que aconteça um replantio todos os anos para que ela possa viver bem e saudável.

Toda a saúde e vivacidade de um jardim bem como as suas flores e plantas coloridas dependem de uma série de fatores que vão além de quantidades corretas de água e também sol.

Todos os jardineiros costumam ter alguns truques e por isso os jardins que são tratados por eles são lindíssimos, e por isso a seguir iremos reunir algumas das melhores dicas para que se mantenha um jardim impecável e de quebra dar um pouco de inveja para os seus vizinhos.

A Calceolária é uma flor de origem na que podem medir até 30 centímetros de altura. Essas flores preferem clima ameno e gostam de solo rico em matéria orgânica.

folhasaovento

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post