Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Codiaeum-variegatum

O cróton variegado também é conhecido popularmente por: cróton, louro-imperial e louro-variegado.

A espécie vegetal é nativa da Ásia, mais precisamente do sul da Índia, da Malásia e de algumas ilhas do Pacífico. Pertence á família botânica Euphorbiaceae.

Esse arbusto de origem tropical vem se destacando e sendo bastante usado por paisagistas e decoradores na composição de jardins e até mesmo de ambientes internos graças a grande beleza de sua folhagem.

Família botânica Euphorbiaceae
A família Euphorbiaceae é composta por 290 gêneros que estão distribuídos em aproximadamente 7.500 diferentes espécies vegetais.

Uma das principais características desta família é que as suas espécies vegetais possuem substancias lactentes (espécie de seiva leitosa), que podem ser extraídas destas plantas através de processos mecânicos ou não.

Entre as espécies desta família encontramos as populares seringueira e mamona.

Essa família possui grande importância econômica, pois de suas espécies podem ser extraídas o látex, o óleo de rícino, fibras vegetais, elementos químicos usados na medicina e outros.

Existem plantas dessa família que possuem características ornamentais, graças a beleza de sua folhagem, entre elas se destacam a planta bico-de-papagaio e a planta coroa-de-cristo.

croton - 3

As características do cróton variegado
A espécie vegetal é do tipo arbusto, que se destaca por apresentar uma folhagem muito bela e exuberante.

Essa espécie vegetal se caracteriza por apresentar um ciclo de vida perene, isto é, o possui um tempo de vida maior que 02 (dois) anos.

O cróton variegado é uma espécie vegetal de médio porte, e sua altura oscila em uma escala que varia de 1,50 m a 3,00 m.

O caule desta planta possui uma estrutura semi lenhosa tendendo ao lenhoso, isto é, o cróton variegado possui lignina em sua composição que acaba dando ao caule essa relativa resistência.

Do caule desta espécie vegetal pode ser extraída uma seiva, de caráter leitoso e que tem características tóxicas.

floração

As folhas do cróton variegado são de aspecto coriáceo (lembram o couro) e são brilhantes. As folhas podem apresentar formato afilado, lobado, oval ou retorcido, e podem se apresentar com os mais diversos tamanhos.

A cor das folhas é um dos destaques do cróton variegado, pois elas são extremamente coloridas, o que acaba chamando a atenção das pessoas. As folhas desta espécie vegetal podem se mostrar mescladas (combinadas) nas cores vermelha, roxa, rosa, branco, amarelo, laranja e verde, formando as mais diversas combinações. As folhas acabam dando o toque ornamental da planta.

As manchas que colorem as folhas do cróton variegado podem ser em forma de pintas ou cobrir as suas bordas, o centro da folha e as nervuras.

As flores desta planta possuem pouco destaque ornamental devido a grande beleza das folhas.

Existe uma grande variedade desta espécie vegetal, sendo as mais conhecidas: a Spirale, a Majesticum, a Aureo Maculatum, a Sanderi, a Weismannii, a Interruptum, a Aucubifolium e a Andreanum.

A escolha da variedade a ser cultivada, vai depender da pessoas e de quais características paisagísticas (cor, beleza e etc.) a pessoa procura na cróton variegado a ser cultivada.

O cróton variegado se caracteriza por ser uma planta tóxica. As suas sementes possuem alto nível de toxicidade, enquanto que o caule, as raízes e as folhas possuem um nível menor de toxicidade, contudo, é recomendado que sempre que for manipular esta espécie vegetal, a pessoa faça uso de luvas, pois além de ser tóxica a seiva emitida pela planta pode causar irritações na pele das pessoas.

Codiaeum variegatum ‘Dreadlocks’

Cultivo
Essa é espécie vegetal típica de clima tropical, no entanto ela consegue se adaptar e é facilmente achada em locais que apresentam climas subtropical e equatorial.

Esse arbusto tropical deve ser cultivado a sol pleno ou no máximo à meia sombra (sombra parcial). Como uma planta típica de clima tropical, o cróton variegado não possui resistência ao frio, muito menos à geadas.

A planta também aprecia ambientes que possuam uma alta umidade relativa do ar.

O solo para o cultivo do cróton variegado deve ser leve e pode passar por processo de enriquecimento com a aplicação de material orgânico. A planta aprecia ser cultivada em solos ricos em nutrientes.

A irrigação deve ser feita de maneira regular, sendo feita de 2  a 3 vezes a cada semana. Nos períodos mais quentes é indicada uma maior intensidade na rega, mas cuidado, pois o cróton variegado aprecia o solo ligeiramente úmido, não pode ficar encharcado. O encharcamento do solo pode levar a planta à morte, por sufocamento de suas raízes.

A planta não deve sofrer podas e ela consegue resistir a ventos fortes. A poda desta planta não é indicada, pois normalmente ela fica com suas folhas recortadas, o que acaba tirando a beleza de sua folhagem.

Croton_1

O cróton variegado é uma planta que pode ser cultivada de maneira isolada, podendo ser usada para composição de cercas vivas (não é necessário fazer as podas geométricas ou de formação), com aspecto bastante natural.

O cróton pode ser cultivado em conjunto com outras plantas, fazendo uma composição interessante, devido o contraste que a sua folhagem colorida nos concede. A planta também pode ser cultivada em ambientes interiores, no entanto é necessário que ela receba a luminosidade e a umidade necessárias para o bom desenvolvimento, lembrando que o cróton variegado não se adapta a ambientes que possuam ar condicionado.

Quando o cróton é cultivado em ambientes internos as suas folhas costumam ficar empoeiradas, por isso os especialistas recomendam que seja borrifada agua nas folhas para limpar e deixar a folhagem sempre bonita.

Como a planta é tóxica, deve ser evitada a sua colocação em ambientes que tenha o trânsito constante de crianças, como forma de evitar acidentes.

croton

Propagação
O cróton variegado é uma espécie vegetal que se multiplica de 2 formas: por estaquia e alporquia.

A propagação por estaquia consiste em pegar galhos, quando a planta se encontra em fase de crescimento e formar estacas que serão separadas da planta mãe e colocadas em locais apropriados para o cultivo para gerarem uma nova espécie vegetal.

Nos locais mais úmidos, as estacas do cróton variegado podem ser feitas no local, sem maiores problemas.

Quando a pessoa que cultiva o cróton variegado não consegue formar as estacas, quando a planta está em crescimento, ela pode optar por propagar a planta através da alporquia. A alporquia consiste em promover o crescimento de raízes em um ramo da planta sem separar este ramo da planta de origem.

canyon

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post