Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Catharanthus roseusou1

A Vinca é uma planta oriunda de Madagascar e também é conhecida como Boa-noite e Maria-sem-vergonha. É uma planta de pequeno porte e na natureza essa espécie encontra-se em extinção, isso se deve ao processo de destruição do habitat pelas queimadas das matas para aumentar as áreas para agricultura.

A planta é cultivada em muitas outras regiões de clima tropical e subtropical, ocorrendo um processo de naturalização a estes novos lugares. Essa pequena planta é muito estudada pela medicina, devido ao fato conter alcalóides bisindólicos, que acumulam-se nas folhas da planta e que são usados para tratamento de vários tipos de diabetes e câncer, tendo também propriedades anti inflamatórias. Mesmo assim, é considerada uma planta tóxica, não podendo ser ingerida.

Tento floração anual, a espécie é perene e suas flores zigomorfas possuem cinco pétalas, de varias cores. As folhas são opostas, brilhantes e ovalóides, medindo cerca de 2,5 a 9 cm de comprimento, por 1 a 3,5 cm de largura.

Seus frutos são pares de folículos de 2 a 4 cm de comprimento e 3 mm de largura. A planta gosta de calor e luz solar direta, sendo muito resistente à seca, por um período menor que um ano.

Catharanthus_roseus_

A Vinca é uma planta perene, que geralmente é mais cultivada em canteiros e jardins de flores. Em um clima frio, a planta desenvolve um caule que é lenhoso, podendo crescer até 1 m de altura. Suas folhas são brilhantes, e podem medir de 5 a 7 cm de comprimento.

As cinco pétalas das flores são tipicamente rosa, mas podem ser encontrados em cores como o branco, o roxo e o vermelho. Floresce melhor no verão, e como a maioria dos membros da família das Apocynaceae, esta planta pode exudar um tipo de látex de textura leitosa.

Catharanthus_roseus

Mas existem várias subclassificações usadas para dividir a Catharanthus roseus, sendo elas:

Cooler – ou resfriada crescem compactadas de formato arredondado, as pétalas são sobrepostas, ou seja, uma sobre a outra formando uma espécie de paste.

Carpetes – Inclui Catharanthus roseus que medem de 7 a 10 cm de altura e espalha-se a 60 cm pelo chão. São excelentes plantas de decoração.

Pretty – ou coisa bonita, assim como as de Cooler, as Pretty são compactas e possuem muitas flores em uma só planta, medem cerca de 30 cm de altura.

Névoa da manhã – Possui grandes flores brancas com o centro cor de rosa.

Guarda-sol – Tem grandes flores que medem 5 cm de largura, e são brandas com o centro cor de rosa. A planta pode chegar a medir mais ou menos 60 cm de altura.

Cultivo
Devido ao seu uso na medicina, a Vinca é muito cultivada também como planta alternativa. Por ser uma planta muito rústica e pouco exigente ela pode ser cultivada em quase todo o mundo onde se apresenta com clima tropical e subtropical.

O cultivo deve ser feito em um solo mais fértil e deve ser regado regularmente, mesmo que a Vinca seja bem resistente a seca e aguentar até um ano com pouca água.

A Vinca geralmente é usada em decorações de jardins, em maciços, em vasos, em bordaduras, em jardineiros e vasos. O período de aparecimento das flores estende-se por todo o ano. Apesar de ser uma bela planta, planta deve ser trocada por períodos de dois anos, devido ao fato de que ela começa a perder um pouco da beleza no decorrer dos anos.

Catharanthus-roseus-08
Como Cuidar Vinca
Esta é uma planta fácil de tratar, uma que vez que ela se adapta muito bem ao nosso clima e chega acrescer até mesmo sem ser muito bem cuidada. Graças a sua versatilidade pode ser criada tanto em jardineiras quanto em vasos ou em solo.

Para melhores resultados deve-se utilizar um solo que esteja devidamente fertilizado e sempre umedecido, quanto à luminosidade, essa planta cresce muito bem diretamente ao sol, até porque ela é bem resistente e nem sofre queimaduras.

Após alguns anos a Vinca começa a perder um pouco da beleza e aparentar velhice, então é aconselhável fazer algumas mudanças drásticas, como extrair mudas das melhores partes da planta e replantá-las. Pode-se também simplesmente jogá-la fora e adquirir outra.

No seu país de origem, ela se encontra com a classificação de vulnerável por sua área natural e selvagem.

lu

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post