Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cuphea gracilis

A cuféia é uma planta herbácea perene de altura até 0,30 m muito ramificada, Sua forma é arredondada e é muito apreciada por florescer o ano todo e exigir pouca manutenção. Pertence família Lythraceae e originária da América do Sul – Brasil.

Sua folhagem é delicada, porém rija e composta de ramificações com folhas bem pequenas. As flores também são pequenas, porém numerosas, e podem ser de coloração roxa ou branca.

Devido às suas qualidades e pequeno porte a cuféia é excelente em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados e bordaduras.

Pode ser cultivada em todo o país, menos em regiões de inverno muito frio, pois não é tolerante a temperaturas muito baixas nem aprecia podas.

O cultivo deve ser a pleno sol ou meia sombra, num solo bem drenado, fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares.

As flores são campanuladas de pétalas livres, bem pequenas em rosa, lilás e brancas.

Cuphea gracilis rosa

Como plantar a cuféia
O canteiro deve ser preparado com o revolvimento do solo e a adição de composto orgânico de folhas e esterco animal, bem decomposto. Se o solo original do canteiro for do tipo argiloso, pesado e com problemas de drenagem, adicionar também areia.
O espaçamento entre plantas e entre linhas deve ser de 0,20m de distância.

Para obter mudas desta planta, pode recolher as sementes e semear em caixotes ou bandejas próprias para sementeiras, com substrato feito de terra de canteiro e areia.
Mantendo o substrato levemente úmido e a bandeja na sombra. Só transplantar para sacos ou vasinhos unitários quando a muda tiver pelo menos 10 cm.

Também pode utilizar a técnica da estaquia, retirando ramos de plantas sadias e colocar em substrato com terra e areia.
Usar um saco plástico para manter a umidade para propiciar o desenvolvimento das raízes.

A melhor época é no final do inverno, para climas mais frios, nos demais em qualquer época do ano.

12-Cuphea-gracilis lilás

Uso no paisagismo
A cuféia é muito ornamental e tem inúmeros usos no paisagismo. Podemos fazer grandes maciços sob palmeiras ou árvores de sombra mais rala, pois também se desenvolve bem com sombra na parte da tarde, desde que receba muito sol até o meio dia.

Pode servir para bordadura de grandes canteiros, fazendo o acabamento de grandes maciços de arbustos verdes ou coloridos.

Seu uso em jardineiras em conjunto com outras plantas também pode ser utilizado com sucesso.

gaivotas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post