Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Asparagus_densiflorus

Você já deve ter visto e planta por aí. Ela é a queridinha das paredes verticais emprestando volume e textura aos lugares onde outras dificilmente sobreviveriam.

É uma espécie da planta da família Asparagaceae e do gênero botânico Asparagus. Conhecida também como Aspargo Rabo-de-gato. Essa espécie é nativa da África do Sul, que é frequentemente utilizado como uma planta ornamental.

Com aspecto de pluma, este aspargo conquistou os jardins brasileiros. É uma bela folhagem, composta de vários ramos, com folhas em forma de espinhos e pseudo folhas em forma de agulha, que se distribuem de maneira uniforme por toda a extensão da “pluma”.

De aspecto delicado, é uma planta relativamente rústica, que pode ser plantada em vasos e jardineiras, bem como adornando canteiros e conjuntos. As flores brancas e pequenas têm importância ornamental secundária.

Capaz de resistir ao sol pleno, essa planta carrega um segredo: seus caules do tipo rizoma guardam debaixo da terra, nas estruturas parecidas com pequenas batatas, a reserva de água e nutrientes para os períodos de escassez, um recurso semelhante ao usado por outra guerreira, a zamioculca.

Suportar os lugares mais quentes, como os próximos às vidraças que recebem a luz intensa durante o dia, não é o único mérito dessa espécie. Versátil, o aspargo pode se comportar como arbusto, cobrindo paredes e muros, ou como planta pendente.

Asparagus_densiflorus

Para multiplicar essa exuberância e fazer mudinhas, basta colocar um caule com a “batatinha” na água e esperar as raízes apontarem. De tempos em tempos, você também pode ser presenteado com as flores brancas, prontas para despertar os pequenos frutos vermelhos quando polinizadas.

Rega
A rega deve ser feita 2 vezes, à meia-sombra, ou 3 vezes por semana sob sol pleno. O solo mais pobre em nutrientes é o ideal para o seu aspargo.

Por isso, dê a ele a mistura de terra e areia. Essa planta também gosta da umidade do ar e vai adorar algumas borrifadas de água durante os dias mais secos. Deve ser cultivada à meia sombra ou sol pleno.

Poucos problemas são capazes de derrubar essa guerreira. Embora ela tenha a capacidade de guardar recursos para os momentos de escassez, não é raro que a falta de água acabe levando suas folhas a amarelar e cair, deixando os caules completamente vazios.

Especialmente quando seu aspargo ainda for uma mudinha, fique de olho na rega e coloque água 2 vezes por semana (à meia-sombra) ou 3 vezes por semana (sob sol pleno).

À medida que ele se torna uma planta adulta e consegue garantir as reservas, você pode reduzir as quantidades: 1 vez por semana (à meia-sombra) ou 2 vezes por semana (sob sol pleno).

Durante os cuidados com a sua planta, fique atento e proteja os olhos. As folhas finas e flexíveis podem incomodar como pequenos espinhos ou causar leve coceira na pele.

É usada como arbusto, cobrindo paredes e muros, ou como planta pendente

Asparagus densiflorus 'Myersii'

Dicas
As regas variam de acordo com o ambiente, disponibilidade de luz, umidade do espaço, temperatura, recipiente onde a planta está acondicionada e espécie. As indicações acima são orientações para um primeiro contato com a sua planta, mas não uma fórmula definitiva.

Preste atenção às respostas da sua espécie; assim você poderá dosar a água de acordo com as condições da sua planta. É importante não exagerar no volume de água.

lago

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post