Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




pingo-dourado

É uma planta rasteira e perene pertencente à família botânica Primulaceae. A espécie é nativa da Europa, é uma planta perene e sua altura é de 0,5 cm.

Ele se espalha agressivamente em condições favoráveis, como terra baixa e úmida ou perto de lagoas, mas geralmente é facilmente removida com a mão puxando. Cresce até 5 cm de altura e espalhando-se rapidamente e indefinidamente pela haste de enraizamento. Tem folhas arredondadas e flores amarelas em forma de taça com 2 cm de diâmetro, que ocorrem no verão.

Aprecia áreas úmidas ou mesmo encharcadas, embora também tolere condições mais secas. Ele é bem resistente ao frio sobrevivendo a baixas temperaturas de até -4ºC.

Como plantar e cultivar a Pingo-dourado
É geralmente uma planta usada como forração, mas deve ser usado com cuidado, pois pode se espalhar rapidamente e sufocar outras plantas. Tendem a ser menos invasivas se cultivadas em solos magros e um pouco secos, no entanto, o melhor desempenho é em solos férteis e úmidos. Aprecia solo úmido, rico em matéria orgânica, bem drenado.

pingo-dourado-lysimachia-nummularia-1-3

Como propagar e adubar a Pingo-dourado
São propagados a partir do plantio de seus ramos. Em poucas semanas ela se multiplica crescendo de forma rasteira.

Utilização ornamental
Excelente cobertura do solo para áreas onde pode ser deixado sozinho para se espalhar ou naturalizar, como bancos, jardins florestais, ao longo de caminhos, ou em áreas úmidas perto de jardins aquáticos ou ao longo de córregos, piscinas ou lagoas. Também pode ser plantado para cobrir ou transbordar paredes de pedra. Seleção interessante para pendurar cestas.

Também é adequada para um pântano ou como uma planta para margens de lagos.

Na fitoterapia é usada para curar feridas, pois contém vários ácidos fenólicos.

pingo-dourado

Pragas e doenças que podem atacar o Pingo-dourado
Nenhum inseto sério ou problemas de doença. Ele é suscetível à ferrugem e manchas foliares. As plantas devem ser monitoradas de perto para evitar a propagação indesejada.

A folhagem amarela é conhecida por reverter para a cor verde da espécie.

Suas folhas são opostas, arredondadas e verdes brilhantes. As flores são solitárias nas axilas das folhas, de cor amarela ou branca. Surgem no final da primavera e início do verão.

Rústica, cresce bem em ambas as condições, em solos firmes como planta ornamental e em solos encharcados como planta aquática.

Cultivada sob plantas mais altas preenchendo espaços vazios, em cascata sobre paredes, ao longo de caminhos, áreas próximas a lagos, riachos e em vasos e jardineiras como planta pendente.

É uma planta rastejante, muito ramificada e compacta, tendendo a crescer mais em largura do que em altura. Sua atração principal são as folhas, quando plantadas em canteiros formam um lindo tapete verde.

Cuidados com o Pingo-dourado
Clima: Subtropical, Temperado. Temperatura entre 15-25ºC, mas tolera o clima tropical.

Cultivada a pleno sol ou meia sombra em solo fértil, rico em matéria orgânica, drenado e irrigado periodicamente, ficando sempre úmido. Não tolera seca.

A falta de nitrato no solo pode atrofiar o pingo dourado.

Multiplica-se por sementes e por estacas que geralmente já vem com raízes. Em condições favoráveis pode tornar-se uma praga em jardins, pastos e gramados.

gaivotas

.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post