Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




download

O caládio, também conhecido como tinhorão, é uma folhagem alegre e que desperta aquela memória afetiva gostosa – provavelmente sua avó tinha (ou tem) um vaso com essa planta.

Apesar de andar um pouco desaparecido dos nossos jardins, o caládio (Caladium x hortulanum) é uma planta que naturalmente “some”: a espécie perde suas folhas durante o inverno e, volta com força total assim que o clima começa a esquentar.

Então, não estranhe se esse colorido serzinho ficar quietinho na terra, durante o frio e retornar cheio de força, pronto pra festa, assim que desponta o calor. Isso é possível porque o caládio possui bulbos, onde armazena todo o nutriente que precisa para seu triunfal retorno.

E, se antes ele era conhecido como tinhorão pelos seus avós, agora o caládio resolveu aparecer nos tamanhos padrão e min.

O substrato e como tirar mudas de caládio
Se já tem caládio no seu jardim ou floreira, aproveite essa época mais fria para dar uma verificada no substrato e, quem sabe, encontrará alguns bulbos menores. É a partir deles que você poderá ter novas mudas das plantas.

Prepare um substrato bem drenado, com uma mistura boa de areia, vasos com furos e, comece a produzir suas mudinhas. Essa espécie gosta de água, mas nada de deixar o local encharcado – a planta já faz sua reserva de água em suas “cebolinhas” debaixo da terra.

Um aviso importante para quem se apaixonou pela espécie e quer caládio espalhado pela casa: a planta é tóxica, mas apenas se suas folhas forem ingeridas. Crianças pequenas e pets que gostam de morder podem conviver com o caládio sem neuras; é só manter a planta em um lugar alto, longe dos pequeninos curiosos.

caládio

Caládio é planta de sombra
É uma ótima planta para cultivo onde não tem sol forte, embaixo de árvores ou em jardins sombreados. Dentro de casa também é um bom local, desde que perto de uma janela.

Lembre-se sempre que o que julgamos ser ambiente de sombra, não é exatamente o mesmo para uma planta.

Como regar o caládio
Regar o caládio é super fácil com a ajuda do “dedômetro”: toque a terra e, se a ponta do dedo saiu suja, não regue. Se o dedo saiu limpinho, hora de regar bem e, garanta que não ficará água empoçada – pratinho do vaso não é piscina nem reservatório.

Aliás, regas são os problemas mais comuns (e mais fáceis de resolver) quando o assunto é caládio. Excesso de água deixa a planta murcha e o solo encharcado. Já a falta de água deixa o substrato seco e o caládio… murcho!

Evite ar condicionado e vento
Um inimigo invisível do seu caládio ou tinhorão é o vento. Se está dentro de casa, o vilão pode ser o ar condicionado. O vento rouba a umidade das folhas, que começam a ficar chateadas e queimam nas pontinhas.

Essa é a mesma causa de problemas de folhagens tropicais em locais onde existe ar condicionado. Apesar do clima fresquinho, esses aparelhos retiram toda a umidade do ar e deixa o ambiente seco.

Plantas que vivem em locais naturalmente úmidos, como o solo de matas tropicais, chiam e tentam nos avisar enrolando suas folhas e murchando.

caládio-1

Manchas nas folhas do caládio
Fungos aparecer e causando pintas e manchas amarelas nas folhas. A causa dessas doenças fúngicas atacarem seu caládio é quase sempre essa combinação: pouca luz solar, quase nada de adubação e um vaso muito pequeno.

Resolve-se fácil, colocando o caládio num vaso maior, com substrato adubadinho e, mais próximo da janela. Quer uma dica boa de adubo pra não errar? Use o Bokashi.

flor-chuva

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post