Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




flordemaio

Apesar do nome, elas já começam a aparecer em abril e a floração se estende, às vezes, até julho. São as flores-de-maio, cactácea que encanta pelo formato exótico e cores em tons dégradé.

E em maio chegam as flores. Na verdade, as flores chegam durante o ano inteiro no Brasil, graças ao clima tropical. Mas maio é especial porque com ele chegam aquelas flores exóticas, de cores singulares, que sempre encantam as pessoas.

Dentro dessas espécies estão as flores-de-maio – ou Zygocactus truncatus. O nome científico revela o que pouca gente sabe: a flor-de-maio é uma cactácea, mas não é um cacto como aqueles que nos vêm à memória, altos e cheio de espinhos.

A flor-de-maio surgiu de um cruzamento (entre a variedade Schlumbergera e a espécie Z. truncatus buckleyi) e é nativa do Brasil. Nela, os talos se bifurcam e as flores aparecem nas pontas dos ramos pendentes. A planta floresce durante vários meses, mas ela recebeu o nome popular porque o ápice da floração acontece mesmo em maio. Entretanto, desde meados de abril encontramos à venda vasos com a planta carregada de flores, que têm formato de capuz, com cerca de 7 cm e cores que variam do branco ao lilás.

Não é uma planta difícil de ser cultivada. Depois da floração, a flor-de-maio entra em descanso. Nesse período, deve ser mantida com o solo seco, sem adubação: uma rega a cada dez dias é suficiente.
É neste período também que deve ser feita a troca de vaso ou a retirada de mudas (basta retirar um ramo e plantar numa mistura de terra bem adubada com areia grossa). Na primavera, inicia-se a adubação e as regas se tornam mais freqüentes, uma ou duas vezes por semana. Elas gostam de lugares bem iluminados e, se possível, de sol direto. Por isso, só deve ser levada para a sala quando estiver florida – mesmo assim, é bom colocá-la num lugar onde receba luz numa parte do dia.

Origem: Brasil.
Porte: de 30 à 60 cm de altura.
Propagação: Por estaquia de folhas.

Principal Cuidado Com Esta Planta.
No Brasil (Hemisfério Sul) o período de florescimento desta planta inicia-se em maio. (outono)
Após 2 ou 4 semanas as flores caem e o número de horas do brilho do sol torna-se importante aumentar para a propagação vegetativa.
Entretanto, a planta necessita de água e luz solar a vontade até julho. (inverno)

Lembre-se que esta planta está proibida de receber muita luz e água após agosto, devido a poderosa luz do sol tropical ser perigosa para ela e também é um cacto (epífita).
(primavera)

Quando a estação do verão está chegando a planta inicia sua ação fisiológica de dormência.
Após abril a luz e temperatura diminuem naturalmente, ela está acordando com suas flores. (outono/ inverno).

glitterflores028

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



92 Responses

  1. #1
    zenilda 
    Saturday, 14. May 2011

    amei as dicas, ja que sou marinheira de primeira viagen,muito obrigada pelas dicas

  2. #2
    aparecida de arruda pedroso 
    Thursday, 9. June 2011

    eu amo flor de maio,gosto de todas as flores mas as de maio são minha paixão

  3. Oii… adorei as dicas…
    eu tbm sou apaixonada pelas flores de maio… porém as minhas só começam abrir sempre em Junho.. hehe
    hj fui ao mercado e achei uma de outra cor q eu nao tenho.. e ja comprei tbm… hehe
    bjaumm

  4. BOA NOITE!

    LENDO SEU SITE FIQUEI FELIZ EM PODER CONTAR COM SUA AJUDAR.
    REPLANTEI MINHAS FLORES DE MAIO EM VASO DE BARRO COM TERRA PRETA, POREM ESTOU ACHANDO ELAS UM POUCO TRISTONHAS , PODEIA ME INFORMAR A MELHOR MISTURA PRA EU REPLANTA_ LAS.

    ABRAÇOS E DESTE JÁ MUITO OBRIGADO

    ELEN

  5. BOM DIA!!!!!!!!!!!!
    OBRIGADA PELA RESPOSTA TÃO RAPIDA , JA FIZ O QUE VC ME ESCREVEU TROQUEI A TERRA PELA MISTURA .
    ABRAÇOS

    ELEN

  6. #6
    nilvania gomes da silva 
    Saturday, 20. August 2011

    gostaria de saber porque minhas flores de maio não florecem a mais de dois anos?

  7. #7
    jucileide 
    Sunday, 21. August 2011

    Olá querida , tenho muitas plantas em casa mas a flor de Maio elas ficam feias amareladas ai vc apareceu para me ajudar obrigada manda a dica ai Deus o abençõe bjs

  8. #8
    Aderça ferraz 
    Saturday, 24. September 2011

    obrigado,foi de grande ajuda sua instrução.Deus abençoe vc sempre!!!

  9. As minhas flor- de- maio fica no meu jardim de inverno e só pega sol pela manhã, e as rego um dia sim e outro não, isso esta certo? E depois da floração eu preciso troca-las de vaso?

  10. gostei das dicas de cultivar, mas gostaria de saber porque elas começam apodrecer os troncos e caem, é uma doença ou é falta de algum nutriente, e também é melhor cultivar em xaxim , vasos de poletileno ou vasos de cerâmica, por favor mande-me uma dica no meu e-mail, ficarei muito grato. atenciosamente anezio

  11. #11
    Marcelo 
    Friday, 2. December 2011

    Gostei muito das dicas, so que estamos em DEZEMBRO e fui ao mercado e voltei com 3 vazinho de flores de maio de cores diferentes, cheias de botões.
    Com certeza a floração delas foi forçada a poder de fertilizantes.
    Achei tbm alguns sites dando dicas para plantar as flores de maio em substratos especias.

  12. #12
    Márcia Regina 
    Saturday, 7. January 2012

    Olá boa tarde!
    Ganhei uns ramos de flor de maio,mas disseram para coloca-las em 1 copo de água por uns três dias, fiz isso e nada, esta correto? E que tipo de adubo devo usar?
    Obrigada, fique com Deus.
    Márcia Regina

  13. #13
    Marcelo 
    Monday, 23. January 2012

    Estou aqui novamente pra comentar que MALTRATEI minhas flores de maio compradas em dezembro.
    apos as flores cairem replantei em vasinhos de fibra de coco, e utilizei substrato de fibra de coco 2 partes e 1 parte de terra adubada, estou regando 2 vezes por semana, so que elas estão murchando e tombando, algumas estão apodrecendo a raiz, (sinal de muita agua, certo) vou passar a regar apenas 1 vez por semana, e tentar colocar elas aonde a chuva não tenha alcançe pois creio que a agua da chuva contribuiu para isso aconteçer.
    abraços. Fique com Deus.
    Marcelo..

  14. Acabei de voltar do Brasil p/ a Belgica e qdo eu sai daqui em Dez minha flor de maio estava lotada de flores. (aqui no hemisferio Norte elas abrem em Dez) dai em Fev (qdo retornei) ela estava bem cansada, murcha e tirei um peda’co e replantei num vaso de barro com umas bolinhas em baixo p/ dar espa’co a raiz (??) bem agora aguardo o fim da dormencia e espero que elas se animem com o frio que esta aqui sempre deixo o vaso perto do aquecedor. Bem, essa eh uma experiencia da Flor de Maio na Europa que se torna Flor de Dezembro…se quiser acompanhar o andamento delas posso compartilhar aqui. Mas preciso saber qto que vai de agua nos vasos…eu sempre dou umas boas 2 semanas p/ colocar agua, e sol elas quasem nem veem. Me mandem dicas de como trata-las no inverno rigido. Obrigada.

  15. Ah…esqueci de dizer que Adorei a Musica. Parabens pelo site. XXX

  16. #16
    Noelma de Magalhães Sales 
    Tuesday, 17. April 2012

    Adoro flor de Maio, mas estou morando no Ceará e aqui não encontrei flor de maio em nenhum lugar.

  17. #17
    angela maria Wall 
    Friday, 11. May 2012

    gosto muito de flor de maio, tenho varias cores,vcs conhecem a flor de outubro? é o mesmo tipo de folha da de maio, mas abre somente em outubro e eu tenho a cor pink, existem outras cores?

  18. #18
    angela maria Wall 
    Friday, 11. May 2012

    musica lindissima, o canto dos passaros traz paz e me encantou, me levou o pensamento a sair dessa rotina ruidosa da cidade.

  19. #19
    elizabeth b.nilo romeo tannus 
    Saturday, 2. June 2012

    amo flor de maio, é verdade se eu plantar na mesma jardineira 3 cores diferentes acabam se tornando de uma só cor???no meu vaso plantei um da cor salmão, branca e cor de maravilha…..

  20. #20
    walmir 
    Sunday, 3. June 2012

    tenho flor de maio em tres cores vermelho rosa e branca adoro toda elas
    elas vivem em saxim e em mistura de terra saxim ou casca de coco

  21. #21
    noemi anesi 
    Sunday, 3. June 2012

    Boa noite!

    dicas muito úteis, gostaria de perguntar como fazer mudas da flor de maio e qual época para replantar.
    obrigado e parabéns pelo site.
    Noemi

  22. #22
    roberto 
    Monday, 11. June 2012

    adoro entrar no seu site, além das dicas úteis, o som dos pássaros e a música suave de fundo são fascinantes, transmitem muita paz. não sabia que existia, mas hoje comprei um vaso de flor de maio de cor amarela, é linda!

  23. #23
    Dilma s. silva 
    Wednesday, 13. June 2012

    Olá , bom dia.Hoje estou conhecendo seu blog e estou amando,adoro plantas mas não tenho muito conhecimento nem espaço para cultiva-las,mas com o seu conhecimento e por compartilhar isso tenho certeza que terei lindas plantas.Muito obrigada,bjs.

  24. #24
    Álvaro 
    Wednesday, 13. June 2012

    Olha… Vou te falar a verdade… Eu tenho uma dessas ja fazem 5 anos e rego ela TODOS OS DIAS, sem contar que ela ODEIA sol, visto que quando eu a deixo no sol por 1 hora ela ja murxa e cria um tom estranho nas folhas… Rezumindo, minha planta vive na sombra e com muita água… e ja esta viva a muito tempo e florindo sempre… Tenho um vazo com 3 cores, laranja, roxa e vermelha.

  25. #25
    Zenaide 
    Tuesday, 19. June 2012

    Olá, adorei as dicas. Tenho treis vasos com flor de maio (treis cores diferentes). estão lindas!!!
    No mês de Maio ficaram completamente cheias de botões e abriram em Junho, estava a coisa mais linda, muitas pessoas paravam em frente ao portão de casa para admirá-las. Mas de um dia para outro um dos vasos (posso dizer; o mais bonito)amanheceu com as folhas murchas as flores caíndo, e cada dia pior. Estou sem saber o que aconteceu, o que devo fazer. Será que foi muito água?
    Faltou algum nutriente?

  26. #26
    vera lucia 
    Saturday, 23. June 2012

    amo essa flor de maio eu tenho a uns 3 anos e sempre floresce,a minha é rosa com branco ,ganhei de presente ,admiro a beleza dessa flor todos os dias!vou procurar outras cores pra enfeitar minha casa !obrigada por muitas digas que li sobre elas!moro em porto alegre agora ta bem frio aqui e ela ta lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

  27. #27
    Vânia 
    Sunday, 1. July 2012

    Olá, boa tarde
    Obrigada pelas dicas em seu site mas estou com problemas c/as minhas florzinhas. Troquei o vaso e após isso já a dois anos elas não florescem e estão ficando amareladas e murcham e caem o caule. Já não sei mais o que fazer pois tinham flores iguais a estas da foto do site e agora só tem poucos caules inteiros e que nem dão flores. Me ensinaram a colocar casca de ovo na terra, já coloquei mais não estou vendo resultado. Desde já agradeço as dicas.

  28. bom dia,gostei muito das suas dicas,e também da musica de fundo,poderia me dizer o nome do cd?é que uso bastante em nossas reflexões no grupo de oração.obrigada.

  29. OLÁ, boa tarde
    replantei varias mudas da flor nun só vaso, quande e largo ,com terra normal misturada com terra adubada , deraõ muita flor ,mas agora elas parecem que desmanxam no tronco e caim .Sera que e muita agua? ou falta de nutriente e de sol? Eu replanto o galho de novo , as vezes da certo outras o galho morre .Desde já obrigada pela atençaõ

  30. muto obrigado por tudo o que tenho aprendido ,o site é maravilhoso como faço muita pesquisa sobre plantas posso diser ainda nao encomtei nada melhor que este site. minhas plantas te agradecem e eu também .

  31. #31
    Elaine 
    Friday, 3. August 2012

    Boa Noite
    Parabéns pelo site, adorei conhecer mais sobre a flor de maio,as minhas já estão na segunda florada neste ano, e com as dicas que aprendi aqui com certeza vão ficar mais bonitas.Um abraço

  32. #32
    bianca gomes rodrigues 
    Tuesday, 7. August 2012

    boa noite!!!!
    adorei as dicas,eu e minha mae adoramos as flores de maio
    ella sao muito bonitas

  33. Olá Vane, moro em Amargosa e aqui temos na floricultura várias cores da flor de maio, quem sabe vc não vem aqui no São João, que é arretado e de quebra leva umas mudas!

  34. #34
    Amauri Antonio da Silva 
    Friday, 7. September 2012

    Eu estou querendo comprar um vaso de orquideas para plantar num vaso de feito de carcaça de cocos secos que eu tenho aqui na minha casa e gostaria de saber se devo planta-las no mesmo dia que eu comprar ou devo esperar alguns dias para muda-las de vasos e tambem se devo fazer furos mais largos nos vaso de casca de cocos

  35. #35
    Sonia Regina Pescarolli 
    Saturday, 29. September 2012

    Minha flor de maio está cheia de manchas brancas e apodrecendo o tronco, me falaram que é cochinila. Eu passei vinagre como li na internet. Gostaria de saber se preciso mudar de vaso e qual tipo de terra e adubagem uso; também gostaria de saber que tipo de vaso posso replantá-la. Por favor, me ajude, não quero que minha planta morra, pois ela era da minha mãe e convivo com ela a muito tempo. Abraços, aguardo resposta breve, por favor.

  36. #36
    Luciano Garcia 
    Tuesday, 9. October 2012

    quantas mudas pode ser plantadas em um vaso pequeno, e qual e o espassamento ideal para o plantio da flor de maio

  37. #37
    lucia oliveira 
    Wednesday, 10. October 2012

    ola, tenho flor de maio em casa a anos porem elas nunca floreceram,estão sempre feias tristinhas, o que fazer

  38. #38
    Zênia Ester 
    Wednesday, 17. October 2012

    Boa tarde,

    Conheci a flor de maio esse ano e comprei uma. Mudei de vaso e agora ela está aparecendo constantemente com os galhos quebrados, como onde moro tem muitos passarinhos não sei se são eles que estão fazendo isso ou não estou sabendo cuidar.

  39. #39
    Maria Aparecida S Alves 
    Thursday, 18. October 2012

    Bom dia,

    eu tinha a planta e não sabia o nome so agora descobri. Gostaria no entanto de saber porque as minhas não florecem. Pode me ajudar? Agradeço desde já pela atenção.

  40. #40
    Rachel Chaves 
    Saturday, 20. October 2012

    Minhas flores de maio estao largando os pedaços e eu não sei o que fazer parece que elas estão abortando me diga o que posso fazer.

  41. Olá estou aqui mais uma vez para relatar, meus avanços em relação a aprender a cuidar destas maravilhas que são as flores de maio.
    Comprei mais algumas no decorrer do ano, mais minhas antigas estão sobrevivendo relativamente bem, um dos vasinhos de cor branca e bege, floreceram em setembro, deram umas 11 florzinhas apenas, mas adorei. Estão nascendo varias folhinas novas em todas elas.
    Estou utilizando substrato comprado pronto em sacos de 25Kg, e tbm quero comprar um aparelho medidor de umidade e PH do solo, que custa uns R$ 40,00. Pois acho que vale apena, para poder controlar as regas, e achar o ponto ideal de umidade do solo pra cada uma das variedades que tenho aqui em casa, Dendrobiuns, Rosas, Brincos de Princesa, (po to fazendo uma floresta aqui)

  42. #42
    maria ines 
    Saturday, 2. February 2013

    oi amiga,ja tive o previlegio de ter vasos de flor de maio de fazer gosto a qualquer pessoa que as vissem.duraram muitos anos , mesmo sem replanta las.nao sei desaprendi como cultiva las .hoje moro na fazenda tenho muito espasso e nao consigo que els vao pra frente.e omesmo caso de outras perguntas que li. mucho e apodressem o caule, voce pode me ajudar? abracos e muito obrigada maria ines formiga mg.

  43. Oi, tenho algumas flores de maio, antigas, mas estão morrendo, o caule se solta da casca, ficando um toco com uma gosma, troquei elas de vaso a uns 7 ou 8 meses, coloquei em um tipo semicircular, de grade, forrei com manta acrílica e coloquei substrato, na parte de fora do vaso esfreguei musgo que cresceu uma beleza ^^
    A podridão é por excesso de água? esses vasos não tem prato, nem as rego todo dia, mas quando chove a água molha os vasos, gostaria de algumas dicas por favor.

  44. #44
    elcio giardino 
    Tuesday, 19. February 2013

    Qual o melhor adubo para flor de maio,quando se deve adubar.

  45. #45
    Marilene 
    Monday, 25. February 2013

    Oi, Tenho duas mudas de flor de maio, uma delas a mais bonita, tem mais ou menos 20 cm de diâmetro, está murchando e o tronco está descascando, tenho a impressão que é por conta das altas temperaturas que estamos passando aqui no RJ (temperatura de até 40º quase todo dia) o vaso fica dentro da varanda da parte da frente da minha casa. O que posso fazer pra não perder essa planta que gosto tanto.
    Desde já agradeço a sua atenção.

  46. #46
    Luciula candida sabino 
    Tuesday, 2. April 2013

    oi queria te dizer que eu adoro plantas e a flor de maio para mim e mas queuma planta e minha filha eu falo com ela todos os dias, mas ultimamente to triste porque plantei uma muda mas não quer pegar o que eu fasso? ela era linda dava flores todos os anos. mas teve um dia choveu chuva de granizo e matou ela agora eu troquei a terra coloquei adubo e nada. me ajuda por favor.

  47. #47
    mariuza 
    Tuesday, 2. April 2013

    fiquei, miuto preocupada pois minhas flor de maio ficou muito caida e triste pensei que ia morrer . obrigada pelo suas explicações no site.

  48. #48
    cleonice 
    Thursday, 11. April 2013

    Oi, gostaria de saber porque a minha flor de maio, vai amolecendo o caule e
    de repente solta, além de estarem com alguns bichinhos que não sei identificar
    redondinhos e achatados agarrados nas folhas. O que usar para acabar com essa praga? Muito obrigada!
    Adorei o seu site, um abraço!

  49. #49
    Silvia 
    Friday, 12. April 2013

    Olá! Menina acho que agora vou conseguir ajuda. Minha mãe adora flor de maio, lembra muito a mãe dela, comprei algumas mudas e ela ficou muito feliz, ela as olha todos os dias, só que as flores caíram e só ficaram os galhos. O que faço para que sobrevivam e para alegrar a minha mãezinha. Obrigada

  50. #50
    leonice 
    Monday, 15. April 2013

    a flor de maio cai flores e as folhas tambem gostaria de saber para poder ajudar a minha n posso perdela, por favor me ajude fico muito grata se poder ajudar a salvar.

  51. #51
    adriana 
    Sunday, 21. April 2013

    minhas flores de maio estao com os caules com aspecto de murchos, qual a adubacao correta.

  52. oi adorei o saite
    gostaria de sber como faço para replantar minhas mudas
    pois estan muito velhas e nao sei cual , o adubo ideal para elas cual o vazo ideal presiço de ajuda . desde ja muito obrigado

  53. Boa noite, comprei uma muda de flor de maio e ela anda avermelhada e caiu uns quatro. Galinhos também estão um pouco murcha o que faço? Agradeço antecipadamente. Angela

  54. #54
    Vinicius 
    Monday, 6. May 2013

    Boa Noite , assim que comprei essa planta eu mudei de jarro e tirei uma muda, ela tava florindo. Fiz errado ter trocado de jarro?
    Obrigado pela ajuda

  55. #55
    rayane 
    Tuesday, 14. May 2013

    eu acho a flor de maio linda!!

  56. Dos sites que visitei esse foi sem dúvida o mais completo, obrigado pelas dicas

  57. #57
    Izabel 
    Saturday, 25. May 2013

    Olá, Obrigada pelas dicas, gosto muito de flor de maio, mais não dou muita sorte com elas, minha mãe faleceu e eu trouxe uns 5 vasos da casa dela, para eu cuidar , elas estão em vaso de plástico, gostaria de saber se devo mudar de vaso e qual a terra e adubo que devo usar e de quando em quando?
    Responda-me por favor. Estarei sempre olhando meu e-mail aguardando resposta.
    Obrigada.
    Izabel

  58. #58
    lucy okida 
    Monday, 27. May 2013

    Adorei as dicas para cuidar da primavera, obrigda.

  59. #59
    Cecília Maria Madeira 
    Tuesday, 4. June 2013

    Um dos meus vasos de flor de maio esta com as folhas murcha,troquei de vaso,mas não estou vendo sucesso,pode me orientar como salvar minha flor?
    Desde já agradeço.

  60. Ola.
    Tenho uma flor de maio há 3 anos. esse ano ela não floresceu até agora.
    Mudei de residência e não sei se isso fez diferença. Ela parece bem, está bonita, mas não quer florescer de jeito nenhum.
    Pega bastante sol e rego (sem exagero) de dois em dois dias.
    Não sei o que fazer, tem alguma dica?
    Agradeço desde já
    Galit

  61. #61
    Elizabete torres Sapia 
    Saturday, 15. June 2013

    Olá!parabéns pelo seu blog, estou conhecendo agora
    e gostaria de saber porque minha flor de maio que comprei em fevereiro estava cheia de botoes mais caiu todos sem abrir,agora em maio encheu de botões outra vez mais cada galho que a flor abre ele mucha,so que flor continua bonita.OBRIGADA.BOA BOITE.

  62. Eu ganhei a flor de maio e amei. Gostaria de saber se tem vaso certo para plantar ou qualquer um servi?
    Também gostaria de saber tudo sobre flor de maio no meu e-mail.
    Obrigado e um ótimo inicio de semana.

  63. #63
    jose eduardo ferreira 
    Monday, 17. June 2013

    Em minha casa tem dois vasos de flor de maio na cor branca, e de um tempo para cá observo que apareceu um tipo acho que fungo branquinho que estão se espalhando pelo planta toda; quero saber como fazer para combatê-lo. Estou com medo de não dar tempo pois pode atrapalhar sua floração este ano, que normalmente acontece no mes de julho.
    Aguardo resposta.
    Eduardo

  64. #64
    marcivane 
    Monday, 24. June 2013

    tenho varios vasos de flor de maio estão verdias porem saem os botõeszinhos mais ja estamos no final de junho e ainda não saiu nem uma flor o que faço por favor mim ajude eu molho so no final de semana estão plantada com terra comprada e pedaços de pau de coco podre estou errada

  65. #65
    Mauri Henrique da Silva 
    Tuesday, 25. June 2013

    Tenho flor de maio plantadas em vasos de plástico com terra preta e grossa e estão penduradas em uma treliça, gostaria de saber se preciso fazer a troca de vaso a cada descanso das floradas e qual adubo devo usar, fico no seu aguardo.
    Só para me orgulhar elas estão floridas e lindas .. sou de Florianópolis – SC.

    Att

    Mauri.

  66. #66
    ivany aguiar 
    Saturday, 29. June 2013

    Oi, tenho a lguns vasos de flor de maio de cores variadas que estão florindo,porém uma delas está caindo a folha com botão antes de abrir como fazer para salvá-la? seria falta de nutrientes? ou alguma doença?

  67. #67
    Zilda 
    Sunday, 7. July 2013

    Adorei as dicas. Já tive flor de maio por um tempo, infelizmente tive que dá-la. Não sabia do detalhe ter que mudar de vaso, a minha continuou no mesmo e graças a Deus ela continuava bonita. Agora estou a procura de uma muda ou de uma já pronta e aqui onde moro as floriculturas não vendem dessa flor. Moro em Itabuna na Bahia.

  68. #68
    clarice gomes 
    Sunday, 7. July 2013

    pq as minhas não dão flores? apesar de linda as folhas?

  69. #69
    Giselle Soares 
    Tuesday, 9. July 2013

    Olá, eu tenho muitas plantas e inclusive flor de maio duas cores, uma delas começou a morrer aos poucos e a outra ainda está bem. Na minha casa tenho pouco espaço pois tenho que colocá-las na beirada da varanda onde meu sobrinho geralmente não consegue pegar ( apesar dele ficar na ponta dos pés e as vezes empurrá-las lá embaixo), o lugar que as coloquei pega sol o dia todo, molho umas 2 vezes por semana e a terra é preta, já veio plantada da floricultura. Vc pode me dar alguma dica de terra,adubo e me dizer onde estou errando com elas? Obrigada! Só uma dica, aqui no seu blog temos acesso as duvidas que as pessoas colocam para vc, mas seria importante também termos acesso as respostas que vc dá a essas dúvidas, percebi que temos as mesmas duvidas e as vezes uma resposta que vc dá ajuda a outras pessoas. Um bjo e obrigada por esse blog tão lindo e por nos ajudar!

  70. #70
    fani fernandes 
    Tuesday, 9. July 2013

    tenho tres vasos de flor de seda, só que eles começaram a melhar as folhas e chegam a apodrecer e caem. Não sei se foi coincidencia mas encontrei uns 2 ou 3 bichinhos bem pequenos e verdinhos no meio da flor apodrecida, era um tipo de lagartinha bem miuda. Inclusive cairam galhos ainda com flor. Já cairam quase que todas as folhas, ficando somente os galhos matrizes, mas bem pequenos. O que faço para curar minhas plantas? Ela pode voltar a brotar? Desde já agradeço a atenção…

  71. #71
    zilda camargo ferreira 
    Thursday, 1. August 2013

    posso plantar flor de maio no jardim do prédio,em grande vaso quadrado de cimento fixado ao solo? no lugar, bate sol meio dia,e está plantada uma bromélia e uma muda de lírio amarelo. posso misturar com bromélias? como preparar o sólo?éla aguenta chuva? obrigada zilda ferreirade São PAULO

    posso por fibra de côco?per areia no fundo?a terra é antiga;

  72. #72
    Cristina Carvalho 
    Saturday, 3. August 2013

    tenho uma única flor de maio muito linda, só que quando começa a florir os botões caem. O que devo fazer, será falta de sol direto, pois ela fica dentro de casa e recebe luz indireta. Desde já o meu muito obrigada.

  73. #73
    Celma Gonçalves 
    Monday, 5. August 2013

    Oi boa tarde,
    Gostaria de algumas informações sobre a flor de maio. Por exemplo o tipo de vaso, o lugar adequado para colocá-las e se tenho que colocar adubo. As minhas estão feias e caindo alguns gominhos.Eu rego as minhas 2 vezes por semana está correto ?
    Aguardo resposta anciosament,
    Celma

  74. #74
    Deila Cristina 
    Friday, 30. August 2013

    Boa tarde,
    além das suas dicas, ótimas, gostaria de saber que música de fundo é essa que você escolheu para a página.
    Carinhosamente,
    Deila

  75. Bom dia!

    Gostaria de saber se há algum motivo para os botões, de uma hora para outra, terem murchado e caído, sem ao menos abrirem.
    Li aqui que não se pode regar muito… Será que foi devido a regas frequentes?
    Att.,
    Alexandra

  76. Tenho 03 vasos de orquídeas que ganhei , um deles já veio florida, mas até hoje nunca deram flores, moro em apt. e elas ficam na varanda onde não batem sol, mas tem muita claridade das janelas. Não jogo muita água, porque elas não dão flores?
    At.
    Isa

  77. As informações são ótimas.Gostaria de saber por que fazem dois anos que comprei uma muda,desenvolveu bem ,mas nunca floriu

  78. #78
    tereza neuma 
    Sunday, 22. September 2013

    Sempre tive flores de maio brancas e roseo…fui a uma exposição em Pernambuco… plantas vindas de holambra-RS…lá adquiri nas cores laranja e vermelho…são lindas! Mas estou triste moro em apartamento…sem sol… e as plantinhas que estavam cobertas de botões estão murchando… estou preocupada…os botões começam a cair aos montes…acho que é a pouca luminosidade e ausencia do sol…estou certa!? Se vcs poderem me dar dicas para que minhas plantinhas não morram…agradeço bastante…bjs e obrigada!

  79. #79
    tereza neuma 
    Sunday, 22. September 2013

    esqueci de comentar sou de Triunfo-PE e lá o clima parece mais com o de Holambra…friozinho…meu cultivo das flores de maio era lá… obrigada por tão boas informações…sem contar coma musica…linda! abraços!

  80. #80
    marcia duliius 
    Saturday, 28. September 2013

    adorei as informações…muitoo obrigada…linda pg!!

  81. #81
    Aline lanz 
    Thursday, 21. November 2013

    Olá estou em prantos…..não sei o que estou fazendo de errado minha flor de maio está apodrecendo so de tocar com o dedo ela se quebra a aparência é como se estivesse murchas sem agua porem ponho agua uma vez por semana elas ficam em local iluminado porem sem sol direto…..replantei usando terra com substrato mas não esta adiantando…também coloco uma vez por ano fertilizante liquido 10 10 10…..ela esta em vaso de plástico….tenho outra que trato do mesmo modo e não tive problemas…..o que faço??????socorro me ajuda esta flor tem um valor muito grande pra mim…..

  82. #82
    ANA SOARES 
    Wednesday, 27. November 2013

    adorei as dicas.gostaria de saber qual adubo utilizar e porque elas apodrecem ou ficam murchas como se estivesse sem agua, o que fazer quando ficam um longo tempo sem dar flores.existe um tipo de vaso especifico??? me socorre

  83. #83
    Antonia Bizerra 
    Thursday, 28. November 2013

    Já tentei várias vezes cultivar a flor de maio aqui em S. Luis e lamentavelmente não consegui. Hoje encontrei-as novamente e fiquei muito contente.Mais uma vez vou tentar. Acredito que com as dicas que vi aqui conseguirei o êxito desejado. Quando surgirem as dúvidas recorrerei a vocês . Obrigado .

  84. Porque a minha planta ja nao sei mais o que fazer para ela sobreviver,esta tao triste tao muchinha, e ja tem mais de 3 anos que ela nao esta colocando flor , queria saber o que eu faco pra animala e nao deixa-la morrer .

  85. Adorei as informações, Sonya! Eu estou cultivando a minha primeira flor-de-maio, e estou ansiosa para vê-la toda florida. Dei até um nome pra ela! rs

  86. #86
    Cátia Aguiar 
    Tuesday, 18. March 2014

    Boa tarde!

    Comecei recentemente a cultivar a flor-de-maio, nos primeiros dias ela continuaram floridas e logo depois elas começam a ficar escuras, apodrecer os troncos e caem. O que pode ser?

    Att.
    Cátia

  87. #87
    Clair Marilene 
    Wednesday, 30. April 2014

    Gostei muito das dicas. Estou num momento de interesse pelas plantas de jardim. Sou curiosa e quero cultivar algumas especies no meu quintal de casa. Obrigada pelas dicas. Um abraço

  88. #88
    Edvirgens nascimento 
    Thursday, 8. May 2014

    MINHA FLOR DE MAIO ESTÁ SEM VIGOR E CAINDO. NUNCA FLORIU.
    SERÁ MUITA AGUA? ELA FICA NO PARAPEITO DA JANETA DO APTO.
    GRATA PELA AJUDA. E A MÚSICA É DIVINA!

  89. #89
    Neide 
    Friday, 9. May 2014

    Olá. Gosto do seu site e já curti muita coisa de vocês no Face. Primeiro, gostaria de saber qual é e quem toca a música do seu site. Segundo, poderia aparecer as respostas que vocês dão para as consultas aqui no site, porque assim elas não se repetiriam e a gente nem precisaria perguntar muita coisa porque alguém já teve a mesma dúvida antes. Enfim, gostaria de saber porque na flor de maio, de repente, as folhas murcham e o caule apodrece. Obrigada, e continuem mostrando coisas bonitas.

  90. #90
    Ana Maria 
    Tuesday, 13. May 2014

    Olá. Estou mto triste!!!!A flor de maio era da minha mãe, a primeira vez que ela floriu foi em 2012, nesse ano minha mãe faleceu e eu levei a flor pra minha casa. Em 3013 e agora 2014 ela não deu nenh8uma flor. O que eu faço? A folhagem dela está linda mas não dá flor!!! Me ajuda!

  91. #91
    claudenice adão teodoro 
    Wednesday, 14. May 2014

    Eu tenho uns vaso de flor de maio,elas estão cheia de botões pra dar flor,é a primeira vez que elas ficam assim lindas e eu estou radiante.
    Agora depois da dica vou saber como cuidar das minhas novas amiguinhas.
    Obrigada……

  92. #92
    Shirlei O. de souza 
    Friday, 23. May 2014

    Olá adorei as dicas, mas estou preocupada pois minha flores de maio estão quebrando gostaria que me desse umas dicas,estou muito triste por isso.bjs

Comente sobre o post