Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Flor-arlequim (Sparaxis tricolor)

De origem africana, a Sparáxis é uma planta bulbosa, de textura herbácea e florescimento vistoso. Seu bulbo é do tipo cormo. Possui folhas longas e dispostas em forma de leque, que juntos formam uma planta entouceirada, cheia.

As suas flores surgem em inflorescências terminais, sustentadas acima da folhagem por hastes longas e eretas. Apresentam seis pétalas tipicamente vermelhas ou alaranjadas, com um centro amarelo coroado por uma área sombreada de castanho. Atualmente há híbridos de diversas outras cores.  A planta é de porte ereto e baixo, com cerca de 20 a 45 cm de altura.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo leve, bem drenável (para evitar que os bulbos apodreçam), enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares.

Gosta de clima ameno, não tolerando geadas ou frio intenso. No final do verão, é normal que a planta desapareça, restando apenas os bulbos que entram num período de dormência.

Sua multiplicação é feita por sementes, mas é mais fácil separar os pequenos bulbos  formados em torno do cormo principal da planta.

Pode ser utilizada em jardins rochosos, de baixa manutenção ou em locais com pouca disponibilidade de água, devido à sua resistência a curtos períodos de estiagem. A cada cinco anos devemos verificar os bulbos (eliminando os que se desenvolveram demasiadamente) e mexer a terra.

O nome da espécie (tricolor) surgiu devido à interessante coloração da flor.

cach 324

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. #1
    Neiva Reni Dias 
    Saturday, 17. August 2013

    Muito interessante, sempre aprendemos algo. Plantei meus bulbos em abril, já cresceram 15 cm, estou esperando as flores.
    Vou colher as sementes e tentar multiplicar meus sparaxis.

Comente sobre o post