Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Calceolaria-herbeohybrida

Essa é uma planta resultante do cruzamento de três espécies de Calceolária provindas todas do Chile. Trata-se de uma planta que possui flores com uma forma bem interessante o que acabou resultando nos nomes populares de Sapatinho-de-vênus, Tamanquinho e Chinelinho-de-madame.

O seu ciclo de vida é perene e basicamente se constitui num grupo de híbridos que são resultantes do cruzamento de três diferentes espécies de Calceolaria que são C. crenatiflora, C. corymbosa e C. cana.

É uma planta florífera perene cultivada de forma específica como planta de vaso. O seu caule é ramificado e a sua textura herbácea e de porte pequeno, chega a alcançar mais ou menos 30 cm de altura. As suas folhas são verdes, bastante rugosas, ovaladas e tem nervuras bem marcadas e os bordos denteados.

As suas inflorescências são retas e ramificadas, com inúmeras flores que podem ser vermelhas, amarelas ou alaranjadas. Também é possível encontrar flores com uma mistura dessas cores e pontilhados marrons. A flor da Calceolária tem a sua pétala inferior inflada ficando parecida com uma pequena bolsa.

calceolaria
Em geral a floração dessa planta se estende pelo inverno e pela primavera. São flores bastante interessantes para decoração de interiores e para serem cultivadas em casos e floreiras durante todo o seu período de floração. Em geral essa planta deve ser cultivada a meia-sombra ou então com uma iluminação difusa e num substratos fértil que seja bem drenável.

Uma boa dica é enriquecer o solo com matéria orgânica e realizar adubações regulares. As irrigações devem ser feitas com frequência e o melhor clima para o cultivo é o ameno, as regiões com clima tropical e subtropical são bem adequados para esse tipo de planta.

Uma planta bem interessante para a formação de bordaduras e maciços de renovação anual.

Nas regiões em que o frio é intenso a dica é cultivar essa planta em estufas protegida do frio intenso. A multiplicação é feita a partir de sementes que germinam em mais ou menos uns 10 dias.

O solo ideal para cultivar a Calceolária é aquele rico em matéria orgânica. Para enriquecer o solo a dica é preparar uma mistura de 1 parte de terra comum de jardim, 2 partes de composto orgânico e 1 parte de terra vegetal. Com esse aditivo o solo se tornará muito mais fértil para que a planta possa crescer e se desenvolver.

A Calceolária prefere um clima ameno nem sendo extremamente quente e nem muito frio. Como já destacamos nas regiões de frio intenso a dica é apostar em cultivar a planta numa estufa para que ela não sofra os efeitos das baixas temperaturas. Tome um cuidado especial com geadas.

Calceolaria-herbeohybrida-4
O cultivo bem sucedido da Calceolária deve ser feito à meia-sombra, trata-se de uma planta que não suporta o sol direito. Porém, ainda assim é importante que a planta receba a luz do sol de forma indireta por pelo menos umas 3h por dia. Toda planta precisa de luz do sol para realizar a sua fotossíntese mesmo que não se dê bem com a incidência direta dos raios solares.

É uma planta que gosta de água, porém, que não pode ficar com o solo encharcado, pois isso contribui para o surgimento de fungos que apodrecem a raiz. Em geral a dica é regar 2 vezes por semana essa planta. Tome muito cuidado quando for regar a planta para não jogar a água sobre as flores ou então sobre a base das folhas. O correto é regar apenas o substrato da planta e não jogar a água sobre ela de forma direta.

Sua multiplicação pode ser através de sementes ou estacas. Não esqueça de enriquecer o solo com matéria orgânica para ajudar a planta a crescer e se desenvolver de forma mais saudável.

A poda é outro fator importante para os cuidados com a Calceolária, pois quando você observa que alguns ramos da planta estão doentes ou mortes é essencial removê-los para não prejudicarem o restante da planta que está sadia. Deixar ramos mortos ou doentes na esperança que eles se recuperem é causar problemas para a parte que ainda não foi prejudicada pela doença.

Mantenha o hábito de observar a sua planta Calceolária bem de perto para ter a certeza de que está tudo bem com ela. Quando perceber algo estranho ou problemas remova as partes que foram atingidas e assim preserve o restante da planta. Vale destacar que parta evitar fungos é importante evitar encharcar a planta nas regas.

Cuidando bem da Calceolária ela alegrará sua casa ou o seu jardim o ano todo com o seu lindo e maravilhoso colorido.

file

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post