Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rabo-de-arara
Arbusto da família das Marcgraviaceae nativo do Brasil onde a ocorrência natural ocorre em vários biomas, No caso desta espécie, é mais comum no cerrado.
É cultivado como ornamental, com raízes aéreas, folhas oblongas, e flores com esporas nectaríferas vermelhas, atraindo os pássaros que as polinizam

A inflorescência desta espécie chega a medir 1 m de comprimento. A parte mais proeminente é formada por nectários (glândula a princípio capaz de produzir e secretar néctar, fonte de líquido e carboidratos para animais) de cor vermelha, que são brácteas pendulas. As flores são muito pequenas.

As flores vermelhas da rabo-de-arara são território de uma ave ímpar: o beija-flor-brilho-de-fogo, considerada o maior do Brasil. E a escolha desse arbusto pelo beija-flor não é à toa: a concentração de néctar diluído, de 20%, é considerada ideal para a sua dieta alimentar.

Esse arbusto pode ser avistado em beiras de estrada e nos campos. No caso do brilho-de-fogo, nas matas da Amazônia.

Mas a família Marcgraviaceae ocorre em diferentes biomas (de áreas alagadas e restingas, a cerrados e matas). Nem precisava dizer, mas algumas espécies têm grande potencial ornamental.

No caso da Norantea guianensis, o terreno mais habitual é o cerrado. Aliás, está entre as 100 espécies de maior ocorrência neste bioma.

janel50

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post