Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




A36Photinia_

Família: Rosaceae
Origem:
China e Japão
Ciclo de Vida:
Perene

A fotínia é uma arbusto lenhoso, de folhagem cheia, vistosa e colorida, muito apreciada no paisagismo por estas qualidades. Ela é um híbrido originário do cruzamente entre duas espécies de fotínias orientais, a japonesa (Photinia glabra) e a chinesa (Photinia serrulata). Seu caule é ereto, ramificado e apresenta crescimento rápido, alcançando facilmente 2 a 3 m de altura. Suas folhas são brilhantes, perenes, coriáceas, alternas e com margens finamente serrilhadas. As folhas apresentam cores diferentes, de acordo com o estágio. Quando brotam são vermelhas, e de longe parecem até flores, mas com o tempo adquirem tonalidades acobreadas, até terminar com um verde escuro e intenso. A floração ocorre na primavera e verão, despontando lindas inflorescências do tipo umbela, com numerosas flores brancas e pequenas.

No jardim, a fotínia destaca-se por ser uma espécie rústica, bonita e versátil. Pode ser utilizada isolada, como destaque, em conjuntos contrastantes com outras espécies ou em grupos e cercas-vivas. Em plantios isolados, pode ser conduzida como arbusto informal, formal ou até mesmo como arvoreta, podendo alcançar até 5 metros de altura. Nestes casos, podas de formação anuais são mais indicadas para obter uma forma cheia e arredondada e propiciar a floração. Já em cercas-vivas, as podas mais freqüentes reduzem o período de floração, estimular um adensamento maior do arbusto, além é claro, de incentivar o constante brotamente das lindas folhas vermelhas. Também pode ser plantado em vasos, com replantio a cada 2 anos.

A36Photinia_flores Detalhe das flores de Fotínia

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, com pH neutro a levemente alcalino, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera encharcamentos ou salinidade, portanto não deve ser utilizado à beira-mar. Prefere o clima subtropical, mas resiste ao calor intenso. Sob meia-sombra seu colorido tende a ser menos vibrante. Para apresentar constantemente suas folhas vermelhas, deve ser podado com freqüência, no entanto, nestas condições apresenta floração menor ou inexistente. Fertilizações anuais com NPK e micronutrientes são fundamentais para a boa saúde da planta. Multiplica-se por estacas, postas a enraizar na primavera. Para cercas-vivas, o espaçamento recomendado é de um metro entre plantas.

corujinhas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post