Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Euphorbia-pulcherrima

A planta chamada de bico-de-papagaio é também conhecida popularmente como: cardeal, flor-de-natal, poinsétia ou estrela-do-natal. É uma planta originária do México, onde é espontânea. A família a qual pertence o bico-de-papagaio é a Euforbiacea.

Trata-se de uma planta semi lenhosa, pode ser considerada como uma pequena árvore ou um arbusto, podendo atingir de 1,0 a 4,0 m de altura. Tem folhas grandes de 7 a 16 cm de comprimento, cor verde-escura, de consistências fina, em geral decíduas em locais de invernos mais frios.

Na ponta dos ramos formam-se brácteas coloridas de vermelho, ao redor da inflorescência compostas de pequenas flores verdes onde os estames amarelos são a atração.

Os cultivares desta planta apresentam brácteas em creme, brancas ou rosa. É uma planta muito utilizada para fins decorativos, especialmente na época do Natal, devido às suas folhas semelhantes a pétalas de flores vermelhas.

Euphorbia_pulcherrima8e

Como é uma planta de dias curtos, floresce exatamente no solstício de Inverno que coincide com o Natal no hemisfério norte – o que explicaria porque essa planta não é tão identificada com o Natal, no Brasil.

Efetivamente, aquilo que muitas pessoas julgam ser flores, são apenas brácteas modificadas que envolvem as pseudo-umbelas onde estão as pequenas flores, envolvidas por uma camada de tecido verde e uma glândula amarela que nasce apenas num dos lados da flor.

O solo para cultivo do bico-de-papagaio deve ser solto e com boa drenagem, assim que a adição de areia ao canteiro ou substrato para os vasos é essencial. Local ensolarado e regas regulares.

As plantas são de floração em dias mais curtos e em canteiros costumam florescer na primavera, mas os produtores conseguem produzir vasos com pequenas estacas para colocarem no mercado para o Natal, diminuindo a luminosidade do viveiro e produzindo em épocas diferentes.

Deixar em local com alta luminosidade e ventilação, regar quando a planta estiver com o substrato seco, dependendo do local, a cada dois dias.

Poinsettia

Propagação
A propagação dessa planta é feita por estacas de até 30 cm, retiradas após a floração.

As medidas indicadas das covas para o plantio devem ser de  30 cm de diâmetro por 30 cm de profundidade, com espaçamento de 50 cm entre as plantas. Em cada cova, podem ser colocadas três estacas da planta.

Coloque mais de uma em vaso ou saco com substrato úmido feito à base de areia e composto orgânico, cobrindo para manter a umidade. Se preferir, use enraizador para acelerar a emissão de raízes.

Plantar depois em vaso com preparado de composto orgânico e areia em partes iguais. Não se esquecer de colocar brita no fundo do recipiente, também areia para facilitar a drenagem.

Para plantio em solo, fazer uma cova maior que o torrão da planta, colocar areia no fundo para garantir a drenagem, adicionar composto orgânico e adubo animal curtido e após acomodar o torrão, preencher as laterais com composto orgânico.

Adubação
As adubações devem ser anuais, sempre no início da primavera para preparar a planta para a próxima floração.
Use uma mistura de composto orgânico, adubo animal curtido, na proporção de 4:1 e NPK fórmula 10-10-10, 2 colheres de medida para 1 balde de mistura. Revolva bem num balde e coloque ao redor da planta. O restante espalhe no solo do canteiro para as outras plantas. Regue bem a seguir

bico-de-papagaio

Florescimento
O florescimento ocorre de junho a agosto, pois se trata de espécie de dia curto, que prefere o inverno para desabrochar. As partes vermelhas da planta não são pétalas, mas, sim, brácteas, folhas modificadas que protegem as verdadeiras flores, pequenas e amarelas, com formato arredondado. O tom forte dessas grandes brácteas atrai a atenção dos insetos, que, assim, a polinizam. Também existem outras cores de poinsétia, como branco, creme, rosa e salmão, mais comuns no exterior. Há relatos de irritação na pele em pessoas que tiveram contato com a seiva leitosa da planta.

Cuidados
Planta rústica, não requer muitos cuidados. As podas são feitas na altura que o produtor desejar para a planta. A planta pode ser irrigada (sem excesso) quando as estacas estão sendo cultivadas para o enraizamento. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Em vasos, evite que fique seca. Como possui caule leitoso, o ataque de insetos é raro.

Euphorbia-pulcherrima-rosa
Curiosidades sobre a Poinsétias
– A seiva leitosa da planta, constituída por um tipo de látex irritante, em contato com a pele e mucosas provoca inflamações, dor e comichão, podendo causar também causar irritação nos olhos, lacrimejamento, inchaço das pálpebras e dificuldades na visão. A sua ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarreia. É falso, no entanto, que possa provocar a morte.

A atribuição de propriedades letais à poinsétia terá tido origem num boato que terá começado nos Estados Unidos com a morte de uma criança de dois anos em 1919, depois ter comido uma folha de poinsétia. Estudos sobre a toxidade desta planta parecem indicar que só após a ingestão de grandes quantidades (mais de algumas centenas das suas folhas) é que a vida de alguém poderia estar em risco.

A razão desta crença pode dever-se ao fato de a maioria das euforbiáceas, família de que a poinsétia faz parte, serem altamente venenosas.

janel10

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



One Response

  1. Boa noite!
    Parabéns pelo excelente site!! Adoro plantas e seus ensinamentos me ajudam muito.
    Preciso de orientação de como devo lidar com uma planta que acabo de ganhar.
    É uma renda portuguesa. A planta está muito sofrida, coitada!! Mas tenho fé de recuperá-la. As folhas estão com manchas marrons, mas não há insetos, lesmas etc. Como estamos no mês de março, não sei se posso podar as folhas, já que o recomendado é que seja feita em agosto. O que devo fazer?

Comente sobre o post