Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Nandina domestica
A Nandina é uma planta de ciclo de vida perene, de origem asiática com maior incidência na China e no Japão.

Essa planta está entre as espécies da família Berberidaceae e podem ser cultivadas tranquilamente em qualquer parte do mundo, desde que a região ofereça condições para isso. Dependendo do local onde é cultivada, a Nandina vai receber outros nomes populares como bambu-celeste, avenca-japonesa e bambu-do-céu.

Por ser categorizada como arbustos e cercas vivas, você vai encontrar a nandina na maioria das vezes em jardins abertos e floridos. Ela pode chegar até 2 m e meio se cultivada corretamente e como citamos mais acima, possui ciclo de vida perene, o que faz com que tendo essa planta em seu jardim, você terá brotações durante todo o ano.

A nandina é muito usada como cerca viva, ajuda a decorar ambientes e pode ser maravilhosamente cultivada e mantida em ambientes internos, desde que ofereçam as condições ideais  para o cultivo desse arbusto.

Ter alguns poucos ramos de nandina no seu jardim vai fazer toda a diferença. Se você está começando o seu cultivo agora ou se busca informações sobre plantas decorativas, com certeza vai se apaixonar por essa espécie.

As folhas da nandina são sempre verdes, mas quando ela ainda está e sua fase mais jovem, você vai encontrar exemplares com as folhas um pouco rosa ou vermelha. Isso também pode acontecer no inverno, quando a planta apresenta essa mesma coloração. É justamente essa mudança de cor das suas folhas, que faz a nandina ser tão popular em jardins ao redor do mundo.

As flores já são completamente brancas e bem pequenas. Elas aparecem apenas no verão, mas como são sempre em grande quantidade, passam o ano todo brotando. Os frutos são vermelhos e são resultado da brotação das flores.

Ela pode ser cultivada na terra, para ornamentar o seu jardim, mas se você quiser, pode deixá-la em vasos e jardineiras para cultivar em ambientes internos, mas adequados.

Mais abaixo conheça um pouco mais sobre a forma de cultivo dessa planta.

nandina-01
Como cultivar a Nandina
O ideal é que você cultive a sua nandina a sol pleno em locais que apresentem sombra mediana. O solo deve ser muito rico em matéria orgânica, para que a sua planta cresça bem. Devido a sua região de origem, essa planta vai responder bem em locais de cultivo que apresentem climas mais frios.

A multiplicação é feita por estacas, sementes ou pela divisão da planta.

Se você vai plantar a nandina, mas ainda não sabe exatamente como proceder, elaboramos um pequeno passo a passo, onde você verá que é tudo muito simples.

Passo 1: Cave um buraco na medida de uma mão fechada para colocar as sementes  ou as mudas.

Passo 2: Prepare a terra misturando o adubo de animal de curral na proporção de 1 quilo do adubo para cada metro quadrado que vai ser plantado.

Passo 3: Coloque a sua muda ou as sementes, acrescente a areia tratada até completar a cova que você fez para o seu plantio.

Passo 4: Com parte da terra que você tirou desse espaço misture o fertilizante do tipo NPK de formulação 10-10-10. Se você for cultivar a nandina em vasos maiores e ao ar livre, coloque três colheres de sopa desse produto, sempre próximo ao caule da sua muda.

Passo 5: Regue bem.

527035

Pronto, agora a sua nandina está plantada e é só acompanhar o crescimento e observar para deixar a sua planta sempre sadia. Evite regar muito e também deixar a terra muito seca para que a sua planta não morra.

Essa planta sofre um pouco com a ação das formigas que podem destruir a planta por inteiro. Isso vai acontecer principalmente se a sua nandina estiver mais seca e sendo cultivada em um ambiente onde exista incidência maior de formigas ou pelo menos um único formigueiro por perto. Isso acontece porque ela possui frutinhas que são adoradas por esses insetos e como é uma planta perene, elas vão florescer por todo o ano.

Você deve atentar-se muito e caso apareça uma quantidade considerada além do normal, aplique imediatamente um medicamento contra inseto, mas evite produtos com muita química, pois isso pode acabar matando a sua planta. Existem diversos produtos naturais que são vendidos em lojas de planta ou então que podem ser feitos em casa mesmo, que vai ajudar você a eliminar essa praga da sua planta.

nandinadomestica
Mas não é apenas a formiga que adora as bagas de frutos que brotam nas nandinas. Os pássaros também adoram essas frutinhas e isso faz com que eles estejam sempre por perto na sua planta. Se você não controlar o acesso dessas aves, você pode ter problemas porque a nandina não é tão forte para suportar o peso de determinadas aves e isso pode acabar fazendo com que galhos e folhas sejam danificados.

Se você vai cultivar diretamente ao solo, sua planta se torna um pouco mais resistente, mas ainda assim pode ser atacada por outros animais. Os pássaros não chegam a ser uma praga como as formigas, mas incluímos nesse tópico para que você atente-se um pouco mais sobre o local onde vai cultivar a sua planta. Então evite cultivar a nandina em locais abertos se o local é de fácil acesso de pássaros, nesse caso o mais indicado é o cultivo em locais internos.

XVRSA

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post