Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Haworthia-cooperi-var.-truncata2

A Haworthia cooperi é uma planta suculenta e acaule, originária da província do Cabo Oriental na África do Sul e pertence à família Xanthorrhoeaceae. Ela cresce em aglomerados de rosetas densas, com folhas carnudas, de cor verde clara.

Suas folhas apresentam estrias transparentes nas pontas, que formam uma “janela”, permitindo a entrada de luz no interior e aumentando sua capacidade fotossintética. No seu habitat é comum visualizar apenas estas pontas transparentes, enquanto o restante da planta permanece soterrada pelo solo arenoso.

Uma característica que diferencia essa espécie de outras do mesmo gênero é a presença de uma fileira de pelos nas margens das folhas, e que muitas vezes termina em uma longa cerda na ponta. De acordo com a variedade e o ambiente, as folhas podem terminar arredondadas ou acuminadas e serem mais ou menos suculentas.

flores

Floresce na primavera e verão despontando espigas com flores delicadas, tubulares, bilabiadas e brancas, com estrias de cor vinho.

É uma suculenta fácil de cultivar e bem difundida entre colecionadores, sendo relativamente fácil de encontrar. Ela é procurada principalmente por seu formato geométrico e suculento, além de suas curiosas folhas translúcidas.

No paisagismo seu uso é interessante em jardins rochosos ou de inspiração desértica, ao longo de pedras, ou como forração, em maciços ou conjunto com outras plantas.

Haworthia_cooperi_var

Devido ao pequeno porte também pode ser plantada isolada em vasinhos de cerâmica ou em vasos maiores, em composição com outras suculentas.

Seu cultivo deve ser sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa, em solo arenoso, perfeitamente drenável, próprio para suculentas, com regas periódicas. Aprecia regas com certa frequência, mesmo no inverno, no entanto deve-se aguardar o substrato secar antes de irrigar novamente.

Como toda planta suculenta, não tolera encharcamentos, o que provoca podridão nas raízes e rápida morte da planta. Tolera o frio de até -5°C, mas seu crescimento cessa com temperaturas abaixo de 5°C. Suscetível a geadas.

Haworthia cooperi

No inverno e sob sol pleno pode adquirir tons avermelhados nas folhas. Sua multiplicação é facilmente feita por estaquia das folhas e separação das mudas formadas entorno da planta mãe.

Antes do plantio é importante deixar as estacas e mudas cicatrizarem sob sombra, o que evita apodrecimento. Também pode ser propagada por sementes.

mar

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post