Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




jacintos
A maioria das plantas têm as raízes saindo diretamente do caule. Outras têm uma espécie de “cebola”, chamada de bulbo.

Os bulbos são órgãos de reserva que permitem ao embrião sobreviver durante o tempo de dormência antes de desabrochar novamente.

Têm grande durabilidade e podem sobreviver por longo tempo, brotando anualmente. Isto acontece porque se trata de um processo vegetativo que torna possível o cultivo e a produção de mais exemplares.

Podemos adquirir em floriculturas plantas bulbosas já desenvolvidas ou podemos adquirir os bulbos para plantio em vaso.

O bulbo nada mais é que um talo comprimido com uma parte basal de onde se desenvolvem raízes.

No bulbo está contida uma gema embrionária que pode desenvolver folhas e flores, protegida por uma série de folhas carnosas ou secas.

O exemplo mais simples é a cebola e o alho.

O tipo de bulbo do alho é chamado de tunicado, pois as folhas que o envolvem parecem uma veste.

Para cultivar estas plantas não é necessário de grandes espaços. Algumas se desenvolvem bem em interiores, assim que para apartamentos e jardins de sacadas as plantas bulbosas são uma excelente opção para ter em casa.

O único inconveniente é que durante seu período de dormência não teremos flores nem folhagem.

Ao planejar o espaço, coloque além das bulbosas algumas plantas de folhagens decorativas e de florações em épocas diferentes, assim a decoração não será prejudicada.

As flores de bulbo, muitas vezes, fornecem a primeira cor da primavera, florescendo no início de setembro, em algumas regiões. Elas são fáceis de plantar, e crescem em quase qualquer lugar. O truque é lembrar-se de plantá-las no outono, antes que a terra torna-se endurecida por geadas.

A seguir algumas informações sobre como escolher e plantar bulbos de flores, utilizando alguns métodos diferentes.

bulbos2
1 -  Encontre um bom lugar para plantar.
Os bulbos precisam de muita luz solar, mas desde que eles comecem a crescer antes das árvores mostrarem as novas folhas na primavera, os lugares que geralmente são sombreados podem funcionar muito bem.

2 – Prepare o solo
Os bulbos são resistentes e crescem bem na maioria dos tipos de solos. Deixe-o pronto para o plantio dos bulbos, manipulando-o com uma enxada, certificando-se de que o solo está solto e livre de pedras e ervas daninhas.
- Escolha um local com boa drenagem, se os bulbos ficarem encharcados eles não irão cresce;- Adicione um pouco de adubo ao cultivar o solo, especialmente se ele é especialmente seco e arenoso;
- Evite áreas sombreadas por sua casa ou outra construção;
- Coloque os bulbos em um padrão decorativo, isso ajudará você a imaginar como os bulbos vão ficar quando eles crescerem.
- Você pode plantar tulipas em torno de sua caixa de correio, ou fazer uma linha de narcisos ao longo de seu caminho de pedras.

Plantando os bulbos
* Cave buracos para os bulbos
É importante plantar bulbos em uma profundidade adequada. Se o pacote em que seus bulbos vieram não tiver esta informação, procure informações on-line para se certificar de que você faça um buraco profundo o suficiente para cada tipo de bulbo.
* Os bulbos geralmente podem ser plantados muito próximos uns dos outros. Se você quer que eles cresçam em grupos, cave um buraco maior para acomodar mais do que um bulbo;
* Para grandes espaços adornados por bulbos, faça um espaçamento dos buracos com poucos centímetros de distância, e plante quantos você puder.

dáliavermelha
Plante os bulbos
Os bulbos são em forma de lágrima ou planos e é importante plantá-los com o lado direito virado para cima, para que as raízes possam crescer na direção certa.
* Para bulbos em forma de lágrima, plante-os com o lado pontudo para cima;
* Para bulbos planos, plante-os com o lado liso para cima.

Adicione um pouco de fertilizante
Uma vez que os bulbos estejam em seus buracos, você pode adicionar vitaminas para os bulbos ou farinha de ossos, disponíveis para compra em seu viveiro local. Isso irá incentivar o crescimento de uma flor saudável, porém os bulbos ainda tendem a crescer se você não adicionar fertilizantes.

Cubra os bulbos com o solo e cobertura para plantas.
Preencha os buracos em volta com a terra e manipule um pouco para garantir que o solo esteja compacto. Regue o local, em seguida, cubra com uma camada de folhas ou outro tipo de cobertura para proteger o bulbo.

Espere pela primavera
Se você plantar bulbos no outono, você pode esquecê-los até a primavera. Eles vão começar a aparecer quando o solo começar a aquecer e o clima esquentar.

tulipas
Deixe-os crescer ou corte-os para desfrutá-los dentro de casa
Os bulbos são abundantes, mas tem um período de crescimento relativamente curto. Elas são lindos externamente, ou você pode cortá-los para fazer um buquê para o interior de sua casa que vai durar alguns dias em um vaso de água.

Desfrute-os novamente no próximo ano
Muitas variedades de bulbos crescem por vários anos seguidos. Após cerca de 2 a 3 anos, será hora de plantar novos bulbos.

Dicas
* Bulbos tem a forma de bulbo. Outros “bulbos” são rebentos, rizomas e tubérculos. Eles têm uma forma exclusiva, mas todos armazenam energia para o crescimento no próximo ano como um bulbo. Tulipas e Narcisos são consideradas verdadeiras plantas de bulbo. Frésias e algumas variedades de Íris são rebentos enquanto o Canna Lily e algumas Íris são consideradas rizomas. Hemerocallis ou Lírios-tigre são consideradas plantas tuberosas;

* Não corte a folhagem verde, até que a floração termine. A folhagem verde permite que a planta crie e armazene energia no bulbo para a floração no próximo ano;

* Em climas mais frios, os bulbos podem ter que ser removidos para armazenamento no inverno. Verifique com um jardineiro, ou serviço de extensão universitária para mais informações;

* Se você está plantando bulbos em uma grande área, use uma pá e cave uma trincheira. Espalhe os bulbos na vala, certificando-se que as pontas do bulbo estejam voltadas para cima, em seguida, cubra com o solo;

* Plante grupos de bulbos do mesmo tipo para um belo jardim. Um ‘mar’ de narcisos florescendo exalta a primavera;

* Para promover o crescimento anual, fertilize os bulbos após o seu primeiro ano em solo. Use fertilizante feito especialmente para bulbo ou estrume de vaca. Siga as instruções da embalagem de fertilizantes. O estrume de vaca pode ser acrescentado no solo, ou apenas polvilhado sobre a camada de flores;

* Em climas mais quentes, os bulbos podem precisar ser refrigerados antes de plantar. Se não há animais nocivos, e a garagem for fria, coloque os bulbos na garagem para refrigeração.

iris

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post