Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Nephrolepis exaltata “Bostoniensis

A Samambaia americana é uma planta decorativa que se impõe em qualquer esquema de decoração. Suas folhas longas e arqueadas ficam bem em um vaso suspenso ou em um pedestal.

Existem muitas mutações da samambaia americana original no, algumas possuem folhagens plissadas ou finamente divididas, outros tipos precisam de menos iluminação para crescer do que a original.

A Samambaia americana é a mais resistente e a que requer menos cuidados para crescer e ficar bonitas.

Características e cuidados especiais da Samambaia americanas
De coloração verde claro, a samambaia americana é uma das plantas ornamentais mais vendidas no Brasil e ao redor do mundo.

A espécie tem variações melhoradas geneticamente e as diferenças entre uma e outra está no aspecto, tamaho, cor, rusticidade e textura.

Precisa ser cultivada em vaso suspenso com espaço para baixo e para cima (entre o vaso e o teto), pois as folhas despontam para cima e conforme crescem ficam pesadas e caem majestosamente para baixo, por isso quanto mais espaço, mais bonitas e exuberantes as samambaias americanas ficarão.

Evite cultivá-la a céu aberto, essa espécie se dá melhor com lugares cobertos e arejados: varandas, sacadas, terraços e salas de estar bem arejada.

Nephrolepis Exaltata CV. Bostoniensis
A samambaia americana gosta de meia sombra e iluminação natural indireta e como a umidade do ar favorece muito essa espécie, manter a raiz sempre úmida regando pelo menos 3 vezes por semana ou diariamente durante o alto verão e pulverizar água em suas folhagens todos os dias pode deixá-la ainda mais bonita.

Regue-a quando a superfície do solo estiver seca ao toque. Não deixe que o solo seque completamente. Forneça umidade extra com um umidificador de ambiente. Molhar as folhas da samambaia não é eficiente para aumentar a umidade e ainda pode contribuir para o de doenças na folhagem.

Fertilize a planta mensalmente durante a estação de crescimento com metade da concentração dos nutrientes solúveis em água. Muito fertilizante faz com que as folhas fiquem marrons, começando pelas pontas, e pouco fertilizante transforma as folhas de um verde brilhante em um verde-amarelado.
Obs.: Não é aconselhável adubar no ato do plantio, somente após ser plantada no vaso definitivo e com adubos próprios, que podem ser encontrado em lojas agropecuárias ou empresas de plantas ornamentais.

Melhor vaso
O vaso de fibra de coco é o ideal, pois é feito de um material ecologicamente correto e melhor que o xaxim, portanto prefira cultivar suas samambaias nesse tipo de vaso ao invés de fazer experiências que poderão minguar a sua planta.

Pragas
Lagartas podem surgir por isso é bome star sempre atento à folhas roídas. A melhor forma de acabar com elas é cantando à mão uma a uma. Se preferir no mercado há inseticidas específicos capazes de matar os bichos sem agredir a planta. Contra ácaros, pulgões e outros similares, a pulverização com calda de fumo é suficiente para afastá-los.

Dia-de-Chuva

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post