Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cicas revolutas

Nome Científico: Cycas revoluta
Família: Cicadaceae

Origem: Japão e Indonésia Palmeira Sagu, nome comum de duas plantas, de nome científico Cycas cincinalis e Cycas revoluta pertencentes à família botânica Cycadaceae. Não se trata de uma planta da família das palmeiras (Arecaceae), apenas seu nome popular sugere isso. Esta planta tem um aspecto arbóreo, no entanto é considerada um arbusto.

É uma das plantas mais antigas do mundo. O gênero cyca tem mais de 50 variedades, as mais conhecidas são a Cyca revoluta e a Cyca circinalis. Pode desenvolver uma altura de 2,0 metros ou mais, mas seu crescimento é muito lento, cerca de 4 cm ao ano.

Possuem seiva rica em amido, mas tóxica quando crua.

De tronco largo, lembrando uma palmeira, com resíduos secos de tipo palha, suas folhas são grandes, podem atingir de 1,20 a 1,50 cm de comprimento por 15 ou 20 cm de largura, dispostas em roseta basal com inúmeros folíolos estreitos e duros, de cor verde-intenso.

inflorescência

Ela pode ser masculina ou feminina. A masculina tem no centro uma inflorescência, em forma de um cone ovado de 40 cm aproximadamente e de cor amarela. A feminina desenvolve uma grande inflorescência amarela a alaranjada e cobertas por uma penugem marrom.

Vegeta em local ensolarado, solo rico em matéria orgânica medianamente e levemente úmido.
Aprecia locais ensolarados, mas pode ser cultivada em locais com sombra parcial durante o dia.

Como plantar
Abra uma cova duas vezes maior que o torrão. Coloque areia no fundo misturando de leve com a terra do fundo. Acrescente cerca de 2 litros de esterco animal de curral curtido e composto orgânico, misturados com um pouco de areia. Após o plantio da muda regar todos os dias em que não houver chuva, por pelo menos uma semana.
Nas mudas muito grandes é necessário a colocação de três tutores para firmá-la, amarrando de leve para a muda fixar no local. Mas muito cuidado para não os tutores, ns raízes.

As cycas podem ser plantadas em vasos e a preparação deste envolve alguns procedimentos.
É necessária uma impermeabilização do interior do vaso com pixe, encontrado, de várias marcas, em casas especializadas de materiais de construção. Aguarde a secagem deste material por pelo menos uns dois dias.

Coloque no fundo do vaso pedrinhas e areia úmida, para garantir a drenagem.
Por cima poderá ou não colocar um pedaço de manta geotêxtil (manta de não-tecido).
Plante e complete com a mistura acima descrito.
Se este vaso for cultivado em interiores, não use o adubo animal, substitua por adubo granulado NPK 10-10-10, cerca de 100 gramas por vaso. Misture bem o adubo com a terra de plantio. Para adubar, dissolva 1 colher de sopa de adubo granulado NPK formulação 10-10-10 em 1 litro de água e regar o solo do vaso que deverá estar úmido. Após terminar, regar.

Para fazer a manutenção da planta, esteja atento à presença de formigas e de cochonilhas, que costumam atacar a planta.
Caso surjam, use óleo de nim dissolvido em água pulverizando em toda a planta.

A cyca é uma das plantas mais utilizadas atualmente em paisagismo. Quando plantadas em vasos grandes, na entrada de empresas ou de condomínios, confere o aspecto de um jardim dispendioso. Talvez porque realmente as mudas grandes são muito caras.

Em jardins pequenos não é muito recomendável porque ao crescer, a coroa de folhas fica com seu diâmetro até de 2,0 metros, mas para quem tem espaço é muito interessante sua adição.

Sua reprodução pode ser feita por sementes, cuja germinação e crescimento é muito demorado (podendo levar anos a germinar), ou por separação das brotações laterais. Vale lembrar que as brotações, depois de retiradas, devem ser secadas por vários dias em local fresco e seco para que não haja apodrecimento após o plantio.

fonte

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



5 Responses

  1. #1
    Adm Caio 
    Tuesday, 25. August 2009

    tenho um palmeira sagu e ela esta com um pontos pretos nas folhas e amareladas parecido a foto da sua, gostaria de saber se é normal e o que posso fazer para ela ficar bem saudavel?

  2. tenho uma cyca e sempre que sai folhas novas,essas quando abrem , não demora e elas ficam amarelas muchas e secas, com um aspecto horrível. Ela fica no meio do jardim. SE possível mande-me uma resposta.

  3. #3
    luiz carlos machado 
    Monday, 28. May 2012

    tenho uma cica ciccinalis e as folhas não ficam eretas, isto e ficam tombadas as vezes quase arrastando no solo, gostaria de saber porque isto acontece pois nunca vi nenhuma planta assim

  4. #4
    tibiriçá 
    Wednesday, 31. October 2012

    Tenho um sagu com 50 anos, femea, mas já a 4 anos ela não solta mais folhas e continua fazer sementes, terá chegado no final de sua existencia?
    Gostaria de obter uma RESPOSTA. Obriggado

  5. #5
    marcia andreia diniz da costa 
    Thursday, 15. November 2012

    tenho um sagu comprei fazem 4 meses , ja e grande, esta ficando todo amarelo, em baixo das folhas tem bijinhos pretos,gostaria de uma resposta obrigada

Comente sobre o post