Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Rapis
A palmeira Ráfis (Raphis excelsa) pertence à família das Palmáceas e é originária da China. É muito indicada para o cultivo em ambientes internos, onde pode alcançar até 3 metros de altura. Apresenta caules paralelos e recobertos de fibras. Suas folhas são palmadas, de coloração verde-escura. Apresenta crescimento lento e pede regas bem espaçadas, suportando solo mais seco. O clima indicado é o ameno, tendendo mais para o frio. Cultive-a em solo areno-argiloso, usando a seguinte mistura: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal, 1 parte de pó de xaxim (pode ser substituído por composto orgânico) e 1 parte de areia. É suficiente adubar uma vez por ano, de preferência na primavera, usando uma formulação NPK (10-10-10) e um pouco de húmus de minhoca.

A Ráfis é uma das plantas que melhor se adapta em ambientes com pouca luminosidade. Você tem que verificar se o vaso comporta o tamanho da planta para que haja terra suficiente para planta se desenvolver. A terra tem que ser de boa procedência, não importa se a terra é muito argilosa ou arenosa, desde que seja de procedência confiável. O vaso deve ser bem montado, com uma camada de drenagem e depois a terra. Pode colocar pedriscos, seixos, ou casca de arvore como forração.

O mais importante é a água. Se a planta ficar dentro de casa onde não bata sol direto, 1 rega por semana é suficiente. E quando a planta “secar” observe bem essa secagem da folha:
- Se a folha ficar seca, quebradiça, é por falta de água.
- Se a folha ficar marrom-avermelhada, é excesso de água.

É adequada para cultivo em vasos destinados a ambientes internos iluminados ou meia sombra – evite o sol pleno porque queima suas folhas.

A terra deve ser fertilizada e sempre úmida. A poda das folhas deve ser feita nas pontas. Basta cortar em forma de lança – fazer um “V” na extremidade, retirando as “pontas duplas” de cada folha. Pode-se também cortar o ramo seco no início do seu caule.

Lembre-se de jamais colocá-la exposta ao sol direto, principalmente no horário de maior incidência solar! Mantenha sua ráfia em ambientes internos, mas que tenha luz. O ambiente deve ser iluminado, com sol indireto! Assim você manterá sua palmeira sempre verdinha e linda

A palmeira ráfia gosta da terra úmida, mas não encharcada.
Vale passar um paninho úmido em cada folha para retirar a poeira e deixá-la brilhando.

101

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



5 Responses

  1. Por favor, informe QUAL O ADUTO CERTO PA RAFIS, POIS EXISTEM VARIOS NO MERCADO, MAS NENHUM ´CLARO EM RELAÇÃO A ISSO, SENDO ASSIM PEÇO QUE ME ORIENTE SOBRE ISSO! AGUARDO RETORNO…. 6446-0000

  2. Bom dia,
    Estou com um problema seríssimo, moro em apartamento, comprei uma rafia a uns seis meses, além da terra que vinha com ela, para completar o vaso coloquei uma terra preta que ganhei, e faz um mês mais ou menos que via pela manhã umas coisinhas pretas fininhas e pequenas de uns 2,5cm secas pelo chão, até que um dia vi uma se mexendo e percebi que se tratavam de minhoquinhas, e o pior tem aumentado cada vez mais, hoje acho que sem exagero tinham umas 30 na volta do vaso, todas sequinhas, ao contrário de um depoimento que vi sua resposta, eu molho de duas em duas semanas, uns 300ml, pois aqui é mais frio e úmido, mas a planta está super bem, só preciso descobrir uma maneira de acabar com este monte de minhoca pelo apartamento. Aguardo um retorno de vocês o mais breve possível,
    Desde já agradeço a atenção,
    Roselaine
    Gravataí-RS

  3. #3
    Fatima Barbosa Fontes 
    Thursday, 21. February 2013

    Oi, parabéns pelos escritos sobre a Ráfis , mas tenho uma dúvida e se possível me responda. A minha esta bebê e nas pontas das folhas estão secas o que pode ser? e como resolver? ou seja como ajudar a plantinha? eu a deixei na sala de estar sem nenhuma entrada de sol devo mudar o lugar da mesma? nAh e ela estar só com duas folhinhas. Bom dia pra vc.

  4. Ola sonya a minha ráfis secou completamente, me mudei para outra cidade e acho que ela não se adaptou ao lugar… mas ela não esta morta porque existe uma unica folha verde… gostaria de saber se posso podar ela bem baixinha? será que ela sobrevive? ME AJUDE NÃO POSSO PERDE-LA…

  5. ola tenho uma rafis e agora esta com com as folhas parecendo pulgão o que devo fazer

Comente sobre o post