Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




syringa_vulgarissyringa vulgaris

Origem: Europa e Ásia
Ciclo de Vida: Perene

O lilás é um arbusto muito utilizado em vários tipos de jardim pela beleza e rusticidade das suas flores. Seu porte é grande, alcança de 3 a 7 metros de altura, sendo considerado por vezes uma arvoreta. O caule é ramificado, com casca marrom-acinzentada e lisa nos exemplares jovens ou sulcada e descamante nos mais velhos. Das raízes de exemplares adultos podem surgir brotações à distância, formando pequenos bosques ao longo de muitos anos. As folhas são simples e de cor verde. As inflorescências surgem na primavera e são muito vistosas, com numerosas flores de fragrância única, de cor lilás ou branca, de acordo com a variedade.

No paisagismo o lilás é bastante versátil, acrescentando romantismo, delicadeza e perfume ao jardim. Torna-se uma bela arvoreta quando podado de forma a ficar com caule único, assim, o lilás pode ser utilizado isolado ou em grupos. Deixado em sua forma arbustiva presta-se para a formação de maciços e cercas-vivas informais. As podas anuais devem ser leves e realizadas sempre após a floração. Este manejo é importante, porque podas drásticas ou fora de época prejudicam o florescimento subseqüente, pois a planta forma suas inflorescências a partir dos ramos formados na temporada anterior.

Vamos dar cor e perfume ao seu jardim, cultivando lilás? Então vamos aos passos:

- Você pode cultivar lilás em vasos ou para formar maciços, cercas-vivas e alpendres;

- Prepare o substrato onde você plantará o lilás revolvendo-o profundamente. O solo deve ser neutro. Não pode ser muito fértil para que o nível de acidez não aumente.

- Mantenha o terreno úmido, regando duas ou três vezes por semana, de acordo com o microclima do seu jardim.

- Depois que o lilás enraizar, a planta florescerá com a chegada dos dias quentes. Nesse momento é oportuno realizar uma poda de limpeza na folhagem mais perto do chão.

- Com um borrifador, molhe os ramos com uma mistura de água e sabão branco dissolvido para evitar o ataque dos tatuzinhos de jardim, a principal praga que ataca esta planta.

- A partir do primeiro ano você pode reproduzir o seu lilás usando uma das seguintes técnicas assexuadas: enxerto (utilizando o Ligustrum ovalifolium como porta-enxerto), mergulhia ou alporquia, estaquia ou divisão de touceiras.

Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, de pH neutro ou levemente alcalino, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Necessita de frio durante o inverno para que floresça satisfatoriamente, por este motivo é indicado apenas para regiões com clima temperado e subtropical. Tolerante a curtos períodos de estiagem. Multiplica-se por sementes, estaquia, alporquia e enxertia dos ramos.

violetas

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



3 Responses

  1. oi
    gostaria sabe se tem posibilidade de ter essa planta aqui no Brazil?
    se voce ja plantou ?
    obrigado
    Elena

  2. #2
    angela 
    Sunday, 26. June 2011

    olá sonya, sou apaixonada por essa planta, mas infelizmente nao consigo adquirir muda dela, vc saberia de alguma loja online que vende, ou sementes, gostaria de te-la em meu jardim. Obrigada angela

  3. Por favor, amo flores. E tenho em casa muitas delas em vasos, no jardim…. elas me dão vida.
    Gostaria de plantar a Syringa vulgaris, como posso adquirir semente ou muda?? Moro em Curitiba- PR.
    Por favor me retornem.

    Obrigada pela atenção

    Vera

Comente sobre o post