Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




arvore-da-felicidade-polysciaÁrvore da Felicidade fêmea

O dito popular diz: “A Árvore-da-felicidade só traz felicidade quando é dada, nunca quando é comprada”

Observações: Existem duas espécies de plantas muito semelhantes chamadas de “árvore-da-felicidade”, tanta é a semelhança, que comumente a espécie Polyscias guilfoylei é chamada de “macho” e a espécie Polyscias fruticosa é considerada a “fêmea”.
São muito cultivadas em vasos médios a grandes, em ambientes internos. Em algumas culturas orientais, a planta é comumente dada como presente. Essa planta possui uma característica específica, exalando um cheiro característico nos fins de tarde.
A planta não tolera baixas temperaturas, sendo recomendada somente para locais de clima tropical e subtropical.
Também não tolera vento, pois as folhas secam, desidratadas.

Cultivo: A árvore se desenvolve bem em ambientes sombreados, mas bem iluminados, podendo também ser plantada à meia-sombra.
Quando plantada diretamente no solo, é recomendável o plantio em locais onde não haja muito vento,  já que suas folhas se desidratam facilmente. Para garantir uma boa drenagem – essencial para essas plantas -, use a seguinte mistura de solo:
1 parte de terra comum
1 parte de terra vegetal
1 parte de composto orgânico
1 parte de areia

As regas devem ser mais intensas no verão( duas ou três vezes por semana), e mais espaçadas no inverno ( uma vez por semana). A falta de água murcha a planta e ocasiona a queda das folhas.
Ela é muito sensível à poluição e necessita de proteção contra o ar contaminado externo ou a fumaça de cigarros. Quando o ambiente não é adequado, ela perde todas as suas folhas. Seu crescimento é relativamente lento, chegando a 1,5 m em interiores.

Luz: Média a alta intensidade, próximo a uma janela de face norte ou leste.
Temperatura: 18 a 27ºC, tolerando até 10ºC.
Água: Espere a superfície do solo secar, antes da próxima rega.
Adubação: A cada 2 meses.
Propagação: Estacas de ponteiros com 7 a 10 cm.

Cuidados especiais: Replante quando o vaso se tornar pequeno demais, usando mistura de solo com 50% de matéria orgânica.Problemas comuns: Se as folhas escurecerem, regue com mais freqüência.

24

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



35 Responses

  1. Tenho as duas qualidades em vasos separados ,estavam lindas ,mas agora estão com pulgão,estou muito preocupada ,pois não quero que morram,se puder me ajudar com dicas de como acabar com as pragas ficarei muito grata.Adoro minhas plantas e agradeço pela ajuda . Bjkas pra todos

  2. oi, tenho a árvore da felicidade macho e tenho o maior cuidado e carinho com a minha planta pois ela tem o,75 cm de altura e o vaso é proporcional ao seu tamanho.
    o fato é que ela está ficando amarelada(em algumas folhas) e caindo tenho medo de perder a minha árvore o que devo fazer?
    espero que vc possa me ajudar um forte abraço
    Andreza

  3. Olá, Queria saber em quanto tempo devo regalas? Obrigado

  4. Olá,
    Eu tenho uma árvore da felicidade plantada em um vaso na minha sala que fica bem próximo de uma porta grande de vidro, ou seja com bastante claridade mas sem sol. Como sou do Rio de Janeiro rego neste verão de dois em dois dias para não encharcar.
    na minha sala não tem ar condicionado, porém tem ventilador de teto que nestes dias está sempre ligado.
    A árvore apesar de estar com as folhas verdes, todos os dias alguns galhos ficam com as folhas escuras e o galho cai como se estivesse fraca.
    será excesso de água ou o vento do ventilador. as folhas que caem ficam escuras derrepente sem ficarem secas.
    agradeço
    ingrid

  5. Rose Eu tb tive problemas com pulgões em minha arvore.A solução foi fumo de corda,pique em lasquinhas (encontrei já picada) e deixei de molho no alcoll, +- 2 col sopa fumo em 150ml de alcool durante 3 dias depois acrescente +350ml de agua O alcool deve ficar escuro e a solução pronta com cheiro bem forte.Borrife bem por toda a arvore.E pronto em 2 dias os pulgoes estarão pretos e mortos.

  6. #6
    Eduardo Carneiro 
    Thursday, 24. March 2011

    OI…. tenho uma árvore da felicidade desde pequena ( tipo 15 cents altura ) a +/- 2 anos. 1 ano de vida mudei para um vaso médio ( tipo 15 cents diametro ) e a 3 meses atrás para um vaso médio-grande ( 25 cents de diametro e estava com +/- 40 de altura ) . Agora está com 65 de altura e ela explodiu na altura e na circuferência +/- tem 50 cents . Vendo detalhadamente, ela tem vários troncos ( o maior de 1 cent ) saindo da terra. Assim, com os troncos são finos, o que faço para engrossá-los ?? Acho que se continuarem crescer,para cima, e troncos finos, ela começará a dobrar. Grato

  7. Olá!
    Estou com o memso problema que o Eduardo Carneiro…o tronco da minha planta está muito fino que não se sustenta por si só…
    é falta de poda? Temos que podar de qto em qto tempo?
    Valeu a informação!
    Um abraço!

  8. Adorei esse blog!! Eu sou uma apaixonada por plantas e flores. Acho que estou no lugar certo. Bom eu tenho uma arvore da felicidade de mais ou menos Pasmem!!! 15 anos. isso mesmo. Ela (fêmea) tal como eu vem resistindo a tudo e ainda tá linda. Postei uma foto dela hoje no meu blog

  9. Gostei muito de saber um pouco mais sobre a felicidade, no entanto, queria saber como ter mais; se é por semente, se por um galho; mas obrigado, estarei visitando seu site para ver mais informacões.

  10. #10
    Vanessa 
    Thursday, 9. June 2011

    Eu tenho a felicidade faz uns dois anos e ela sempre foi linda, mas de um mês pra cá ela começou a amarelar. o que eu faço? E qual é a melhor época para trocá-la de vaso?

  11. Olá, me mudei para uma casa que já tinha uma arvore da felicidade macho de uns 2,5 metros, está num vaso de 30cm de diametro, mas que vai afunilando e de altura uns 50 cm e tem prato!Deixei uma semana sem agua e depois meu namorado bem dizer afogou a planta de tanta agua!Algumas das folhas estão amarelas e caindo! Como recuperá-la e deixá-la bonita!A temperatura aqui está baixa cerca de 8 a 14ºC.
    Obrigada

  12. #12
    Renata Cáceres 
    Monday, 20. June 2011

    Oi,
    Eu tenho uma árvore da felicidade (macho e fêmea) plantados em um vaso, rego de dois em dois dias para não encharcar.
    Elas ficam na cozinha num área bem iluminada e que não bate vento e, longe do fogão.
    A árvore fêmea, apesar de estar com as folhas verdes, todos os dias alguns galhos ficam com as folhas escuras e o galho cai, agora está com poucos galhos, já a macho nada acontece de diferente (ainda bem que pelo menos uma delas está OK).
    O que deve estar ocorrendo, o que posso fazer para reverter esse quadro?
    Grata

  13. #13
    michelle 
    Friday, 15. July 2011

    Olá!!

    Preciso de sua ajuda!!! Tenho uma árvore da felicidade fêmea já há 15 anos, porém ela está com as folhas escuras e caindo com bastante facilidade. Parece que as folhas já nascem e logo caem…. estou muito preocupada que ela morra… ela já passa de 2m… já fizemos o replante em um vaso grande a cerca de 1 ano…. não apresente nenhum tipo de pulgão ou outra coisa nas folhas…. as folhas somente ficam verdes escuras e caem… o que posso fazer??

    Obrigada

  14. #14
    Bernadete 
    Wednesday, 4. January 2012

    Olá gostei muito do site – inclusive da música.

    Lí as perguntas e me identifiquei com duas – nós temos 2 árvores da felicidade que ganhamos há 20 anos (de presente de casamento) – são nosso xodó. Elas estão com bichinhos brancos na terra e os troncos finos – o que posso fazer??

    Parabéns pelo site e obrigada

  15. #15
    João Alberto de O Miguel 
    Wednesday, 7. March 2012

    Olá,tenho um vaso com as duas espécies de árvore da felicidade e pretendo replanta-lo,existe época certa? e quanto a essas proporções de terra,areia e composto ,deverão ser misturadas ou postas em comadas no vaso? e quanto a poda,como devo fazer?

    Obrigado

  16. #16
    Mr. Bonfiglioli 
    Wednesday, 28. March 2012

    A árvore da felicidade é um benção.

    Alegria alegria, Antônio Carlos bom dia!

  17. #17
    Eliane de Cássia 
    Wednesday, 20. June 2012

    Olá
    Eu tinha uma arvore da felicidade estava linda mas infelizmente minha cachorrinha comeu ela todinha…..éra só de uma qualidade e dizem que para trazer sorte ter que ter o macho e a fêmea irro é lenda???? será que vai nascer de novo pois acho que a muda ficou na terra…. fiquei muito triste pois ela estava linda….
    Grata.

  18. #18
    Maria Conceicao de Almeida Santos 
    Sunday, 29. July 2012

    Oi,

    Eu tenho uma árvore da felicidade macho e fêmea, que ganhei de uma amiga. Hoje pela manhã estava toda mole com muitos galhos caídos e perdidos. Acho que está com pulgão porque tem pontos brancos na terra e um monte de pontinho alto em seus caules. O que faço para ela não morrer? Como posso cuidar melhor dela?

    Agradeço seu e-mail de volta.

    Conceição

  19. #19
    Clarice Santos 
    Sunday, 29. July 2012

    Oi, Conceição Para matar pulgões, é muito simples… Vc coloca algumas folhas de capa de fumo (FUMO DE CORDA ) em uma quantidade de agua e deixa por algumas horas ou ate desprender a cor que ela tem, coloque esta agua em um borrifador e aplique nas plantas. É otimo, experimente.
    Boa sorte.

  20. #20
    mariaap souza pereira 
    Sunday, 5. August 2012

    ola,me ajudem minhas plantas derrepente estao caindo secando ,a arvore da felicidade so tem um galhinho verde troquei de vaso,mas ainda nada aconteceu, a primavera esta c as folhas amareladas e secas e caindo o peixinho nem falo so qdo comprei e que vi 1 botao laranja estou chateada pq mudo de lugar de vaso pequeno p maior e nada amo a natureza me aju dem tambem c meu ype roxo ele so flori de um lado !? ficarei feliz de ter minhas plantas bem obgada

  21. #21
    ewerton andrade 
    Thursday, 30. August 2012

    oi, tenho a árvore da felicidade macho e tenho o maior cuidado e carinho com a minha planta pois ela tem o 1,5 m de altura e o vaso é proporcional ao seu tamanho.
    o fato é que ela está ficando amarelada(em algumas folhas) e caindo tenho medo de perder a minha árvore o que devo fazer?
    espero que vc possa me ajudar um forte abraço

  22. amada amei seu blog – amo plantas! – a música então é maravilhosa!
    pode me dizer qual o nome desta música

    agradeço desejando Paz à vc e sua casa!

  23. Olá!Tudo bem?
    Eu ganhei uma árvore da felicidade(macho e fêmea) a umas duas semanas,sendo que ela veio num vaso pequeno e a cada dia que passa percebo que está crescendo.Gostaria de saber quando devo passá-la para um vaso maior?Qual é o tamanho do vaso que devo comprar?O que é necessário comprar para realizar essa troca de um vaso para o outro?
    Obrigada!!Bjs.

  24. #24
    gina maria candolato 
    Monday, 15. October 2012

    tenho um vaso com a arvore da felicidade macho e fêmea juntos, é correto
    esse plantio?

  25. Boa tarde a arvore da felicidade pode ser usada em local que tenha ar condicionado?
    Obrigado
    Danilo

  26. #26
    Ana Maria 
    Friday, 19. October 2012

    Ola …Tenho a arvore da felicidade à 8 anos, morava em apartamento,hoj numa casa com quintal ,e ela perdeu todas as folhas, não sei o que fazer… socorro…

  27. Boa Noite, tenho plantado em um vaso na minha sala, o macho e a fêmea juntos da árvore da felicidade a mais ou menos 5 meses. Derrepente as folhas começaram a cair, murchar, parece que estão morrendo, rego elas 2 vezes por semana, ela ficam em lugar arejado com raios de sol pela manhã. O que devo fazer para elas não morrerem?

    Espero resposta,
    Att IDENY

  28. #28
    Rose Mari Vidor 
    Saturday, 2. February 2013

    Olá! Tenho a árvore da felicidade no meu apartamento à 15 anos, ela tem 1,20mt…Ela possui 2 troncos de mais ou menos 1cm e os demais são muito finos…e assim eles vão crescendo contorcidos, pois precisei colocar um bambu para sustentá-los…O que posso fazer para engrossá-los??? Posso podar??? Como faço isso??? É acima dos nós ou abaixo deles???
    No aguardo de sua resposta,
    Obrigada,
    Rose…
    Parabéns pelas ótimas informações…

  29. #29
    Andrea Almeida 
    Sunday, 10. February 2013

    ola, tenho as duas árvores plantadas no mesmo vaso. Ficam na varanda de casa, tomam o sol da manha e pouco vento. De um mês pra cá sinto que a “femea” está ficando amarelada e as folhas vão murchando… O que devo fazer?
    (Voce poderia deixar as respostas no site para ficar mais simples para quem pesquisa)
    Aguardo sua opinião! Obrigada!
    Andrea.

  30. Olá!
    Tenho duas árvores da felicidade no mesmo vaso, um macho e uma fêmea.
    O vaso tem aproximadamente 30cmX30cm, e fica dentro de casa, de frente para a varanda do apartamento, tomando claridade da manhã/leste.
    Tenho observado que a fêmea está enfraquecendo, perdendo folhas constantemente.
    Ela não está amarelando, mas as folhas murcham e caem com frequência, chegando a deixar galhos praticamente sem folhas e/ou secos.
    O que devo fazer para evitar isso e recuperá-la?
    Devo podar?
    Mudar para um vaso maior, adubar?
    Obrigado, desde já agradeço pelo retorno.
    Pedro

  31. #31
    san mi sanchez 
    Monday, 18. February 2013

    Olá! Bom dia!
    Ganhei uma arvore da felicidade (macho e femea) ela fica num vaso grande perto de uma porta e vidro onde bate luz e não pega sol. Infelizmente seus galhos começaram a cair e algumas folhas estão amareladas. Tem algum produto para que eu possa faze-la ficar bonita de novo? Muito obrigada desde já.

  32. Boa tarde,

    Ganhei um casal de arvore da felicidade a aproximadamente 6, 7 meses,
    já fiz um replantio para um vaso maior e ela fica na varanda procuro deixar em um lugar escondido do vento e sol forte.
    Ela desenvolveu bastante, cresceu muitooo, meu problema é que quando nasce um novo brotinho o caule ENCHE de pulgões branquinhos que faz com que aquele galhinho morra. Já coloquei um veneno comprado em floricultura mas infelizmente ele só acelera o processo de cair as folhas e não acaba com os pulgoes.
    Por favor o que eu posso fazer???
    obrigada *_*

  33. Olá, estive vendo as duvidas dos frequentadores, gostaria de saber se voce pode me mandar uma ajuda, minhas arvorés estão com tipo de braga que parece uns piolhinhos e as folhas ficam todas meladas, estou passando agua com detergente, mas eles nao acabam. O que usar com mais eficiencia?

    Obrigada pela atenção.

  34. #34
    carlos 
    Saturday, 25. May 2013

    Olá,boa noite, tenho uma arvore da felicidade a mais de dez anos já troquei de vaso, agora suas folhas estão caindo todas, ela fica numa varanda,o que eu faço.

  35. #35
    carlos 
    Saturday, 25. May 2013

    MUITO BOM

Comente sobre o post