Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




A maior parte dos nutrientes que as orquídeas necessitam são retiradas do substrato, que no entanto vai se desgastando com o passar do tempo, tornando-se necessário a utilização de adubos.

As orquídeas conseguem absorver nutrientes não só pelas raízes mas também pelas folhas, o ideal é a utilização de adubos balanceados, que pode ser foliar ou não.

Dos abubos encontrados nos mercados basicamente são compostos de nitrogênio, fósforo e potássio, mais conhecidos como N-P-K, encontrados em varias composições diferentes. Dentre os adubos mais utilizados pelos orquidófilos podemos destacar o da marca PETERS.

As formulações dos adubos são indicadas forma de números, por exemplo 30-10-10, 20-20-20, etc. O primeiro número indica a concentração de nitrogênio, o segundo a concentração de fósforo e o terceiro a concentração de potássio.

O nitrogênio é o componente responsável para o crescimento.

O potassio é o elemento que dá rigidez as partes das plantas.

O fósforo é o elemento essencial para o florescimento.

Como você pode observar existem varias formulações de adubos químicos para cada fase da planta, basta você escolher a formulação certa ou optar pelos adubos orgânicos que são muito utilizados para pequenas quantidades de plantas.

Exemplo de adubo orgânico:
70% de torta de mamona,
10% de farinha de osso,

10% de cinza vegetal,
10% de esterco de passarinho,

Misture tudo e coloque uma 1 colher de chá dessa mistura na parte traseira da planta em cima do substrato a cada 6 meses.

IMPORTANTE: Não use a mistura em grande quantidade pois poderá causar queimaduras e apodrecimentos nas raízes das orquídeas, podendo até leva-las a morte.

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

OBS: Este site não trabalha com vendas de plantas,sementes e afins, apenas são postados artigos com informações sobre como cultivar as plantas. Você pode adquirir sua planta desejada em qualquer bom Garden Center de sua região.



Comente sobre o post